sexta-feira, julho 3, 2020

10 anos de Android: Google destaca alguns aspectos das versões

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Google esperou até o dia 22 de outubro para começar os 10 anos do Android, empresa aproveitou e destacou alguns aspectos importantes das versões anteriores.

Android foi apresentando oficial no dia 23 de setembro de 2008, mas somente em 22 de outubro do mesmo ano que o HTC Dream (T-Mobile G1) fez sua estreia no mercado, o que realmente marcou a entrada do sistema para o mundo.

Atualmente estamos no Android 9.0 Pie que hoje em dia aproveita muitos recursos das versões mais antigas do sistema, o Google listou alguns destaques e relembrou quando algumas das funções apareceram e em quais versões, confira:

10 anos de Android

  • Android 1.5 Cupcake

O Android 1.5 Cupcake trouxe teclados virtuais, mas o interessante mesmo foi a chegada dos widgets de aplicativos, eles podiam ser colocados na tela inicial e você tinha muitas maneiras de personalizar o visual do aparelho.

Android 1.5 Cupcake

Outra novidade era a capacidade de copiar e colar, de fazer capturas, compartilhar e até fazer upload de vídeos, algo incrível para a época.

  • Android 1.6 Donut
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa versão do sistema o Google começou a trazer suporte para diferentes tamanhos de tela, algo que até hoje permite uma variedade infinita de aparelhos com diferentes formatos, tamanhos e densidades de tela.

Algo importante é que o Android 1.6 Donut também trouxe melhorias para as pesquisas, a caixa de busca permitia fazer pesquisas rápidas de qualquer coisa na internet ou no próprio telefone.

  • Android 2.0 Eclair

A novidade do Android 2.0 Eclair foi a chegada dos papéis de parede ao vivo que se mechem, algo que agradou muitas pessoas, mesmo com a bateria acabando mais rápido.

Android 2.0 Eclair

O sistema também trouxe o Google Maps com a função passo-a-passo, com visualização em 3D, orientação por voz, informações de transito ao vivo e muito mais.

  • Android 2.2 Froyo

No Android 2.2 Froyo encontramos algo bem legal, a capacidade de realizar ações de voz, apenas falando você poderia configurar alarme, fazer pesquisas, fazer anotações e muito mais, ele traz basicamente um rascunho do que hoje é o Google Assistente.

  • Android 2.3 Gingerbread

Android 2.3 Gingerbread

Com o Android 2.3 Gingerbread o Google quis focar no consumo de bateria, por isso, trouxe um gerenciador de bateria, ele mostrava quais aplicativos estavam consumindo muita bateria e ajudava o usuário a descobrir app que estavam fazendo a bateria acabar antes do final do dia.

  • Android 3.0 Honeycomb

Talvez uma das versões menos conhecida ao lado do Android 1.X, o Android 3.0 Honeycomb foi desenvolvido para tablets, por isso, conseguiu trazer suporte aprimorado para telas de diversos tamanhos, ainda mais para as maiores, o que depois foi utilizado para o Android TV, Android Auto, Android Things e até no Wear OS.

Android 3.0 Honeycomb

Mas essa versão logo depois foi abandonada, o Google pegou suas melhores partes e adicionou ao Android 4.0 ice Cream Sandwich, que trouxe suporte nativo para todos os tipos de aparelhos.

  • Android 4.0 Ice Cream Sandwich

NFC com certeza é o destaque do Android 4.0 Ice Cream Sandwich, na época era utilizado para ativar ou desativar recursos, mas hoje em dia é muito importante para pagamentos.

O sistema também trouxe pastas, que permite colocar vários aplicativos em um só lugar, mas também adicionou importantes melhorias na usabilidade, um grande exemplo é o arrastar a notificação para o lado para dispensar, item que faz parte do sistema até hoje.

  • Android 4.1 Jelly Bean

Android 4.1 Jelly Bean

Se podemos escolher um item para destacar o Android 4.1 Jelly Bean com certeza será o Google Now, ele até hoje faz parte do Google Assistente, mostrando informações importantes, noticias, tempo e muito mais.

  • Android 4.4 KitKat

Melhorias no comando de voz, se antes do Android 4.4 KitKat você tinha que apertar um botão para falar algum comando, o novo sistema trouxe o comando “OK Google” que como até hoje, permite que você realize várias ações apenas utilizando a voz sem precisar tocar um dedo no dispositivo.

  • Android 5.0 Lollipop

Android 5.0 Lollipop

Material Design resumo o Android 5.0 Lollipop, que trouxe um visual mais moderno ao sistema, mas que também permite que os apps utilizem o mesmo design para ficarem mais bonitos.

  • Android 6.0 Marshmallow

O foco do Android 6.0 Marshmallow foi o Tap on Now que permite que você tenha uma ajuda contextual personalizada para diversas tarefas.

Para a questão de energia, o Android 6.0 Marshmallow chegou com os recursos Doze e Stand-by App, que começaram a colocar os apps para “dormir” quando não estavam em uso e limitando o gasto de energia dos aplicativos.

  • Android 7.0 Nougat

O Google quis trazer um novo mundo aos usuários, assim adicionou ao Android 7.0 Nougat suporte nativo para VR (realidade virtual), o que trouxe muitas possibilidades, o destaque com certeza foi o Daydream, central de realidade virtual do Android.

Android 7.0 Nougat

Nessa versão do Android o Google também trabalhou para trazer novos emoji, que agora possuem melhor representação de gêneros. O sistema também trouxe melhorias para acessibilidade, melhor controle sobre os dados móveis, respostas instantâneas e a chegada do modo tela dividida, que permite utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo.

  • Android 8 Oreo

O Android 8 Oreo trouxe melhorias importantes de desempenho, o sistema trouxe uma multitarefa melhorada, já que conta com o Picture-in-Picture, que permite ter uma janela menor para ver vídeos e utilizar o restante da tela como quiser.

Android 8 Oreo

Uma grande novidade surgiu com o Android 8.1 Oreo, que trouxe o Android Go, uma versão otimizada para aparelhos simples que possuam pouca memória RAM.

  • Android 9 Pie

O Android 9 Pie foi lançado há pouco tempo, o sistema tem como foco a inteligência artificial que te ajudará a economizar bateria e muito mais.

Digital Wellbeing (Bem-estar Digital)

Nessa versão do Android o interessante é o Bem-estar Digital, ele mostra os apps e o tempo que você utiliza cada um deles, tem a função de colocar limites diários para cada aplicação, o que no final pode te render horas extras com sua família e amigos no mundo real e assim não deixando o mundo virtual atrapalhar a sua vida no geral.

Resumo

Em 10 anos de Android vimos muitas mudanças e melhorias sendo implementadas, atualmente o sistema ainda tem muito que melhorar, principalmente na área de atualização, mesmo que o Projeto Treble venha fazendo um grande sucesso e melhorando esse aspecto, o Google só precisa tomar ações mais drásticas com as fabricantes para o sistema Android se tornar excelente para todos.

Via: Google

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Curiosidades sobre o Motorola RAZR flexível: modo retro, eSim e mais

O Motorola RAZR foi anunciado oficialmente, telefone conta com tela flexível e muitas curiosidades, como o modo retro, apenas eSIM e muito...

Rede 5G chegará em duas formas, conheça os padrões 5G NSA e 5G SA

A nova rede 5G já está sendo disponibilizada em algumas regiões, mas chegará de duas formas, os padrões 5G NSA e 5S AS...

Descubra como entrar no jogo oculto do Android 10

O Android 10 já é uma realidade, está disponível para alguns aparelhos, mas ele tem um jogo oculto, saiba como ativar.

DC Dimming: recurso para acabar com a cintilação da tela

DC Dimming não é muito conhecido, mas recurso que promete acabar com a cintilação da tela estará chegando em muitos aparelhos.

Curiosidades sobre o Dino: jogo off-line do navegador Chrome

O Chrome tem o jogo Dino, que pode ser jogado off-line, comemorando 10 anos do navegador, Google liberar algumas curiosidades sobre o game. Já falamos...

Interessantes para você

Android 10 tem 8.2% do mercado, versões antigas ainda são as mais utilizadas

Aos poucos o Android 10 vai aumentando sua participação no mercado, mas as versões anteriores do sistema ainda são as mais utilizadas...

Celular comum da Nokia aparece em vídeo com o sistema Android

Novo vídeo revela um celular comum da Nokia rodando o sistema Android, algo inesperado, mas que pode se tornar realidade no futuro.

Código-fonte de Ark Compiler da Huawei está disponível para download

A Huawei finalmente liberou o código-fonte de Ark Compiler, um compilador ainda mais rápido e eficiente do que o encontrado no sistema Android tradicional.

Captura de tela completa deverá demorar para chegar ao Android

Conhecida como captura de tela com rolagem ou captura de tela estendida, captura de tela completa deverá demorar muito para chegar ao Android oficialmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui