O que fazer quando o telefone está muito lento? 9 Dicas para deixar o Android mais rápido

Marcos Gonçalves da Silva
Dicas para deixar o Android mais rápido

Confira as nossas dicas para deixar o Android mais rápido, assim não permitindo que o seu telefone fique lento ou corrigindo esse problema quando ele aparece.

Não interessa o seu telefone ou tablet e nem o sistema, mas uma hora ou outra, ele pode apresentar lentidão e outros problemas de desempenho.

Mas com as nossas dicas, além de melhorar a performance do seu Android, você poderá corrigir lentidão e outros problemas relacionados que aparecem com o tempo.

Libere o armazenamento interno e deixe espaço livre

Um dos principais problemas quando o seu telefone Android está com problema de lentidão, é que ele está com o armazenamento interno quase cheio ou realmente cheio.

Files do Google liberando armazenamento interno

Em qualquer aparelho, quando o armazenamento interno está cheio, o dispositivo irá ficar mais lento, então sempre é preciso deixar um espaço livre, a minha recomendação é deixar uns 10% do espaço livre, por exemplo, em 64GB, deixe 6,4GB, em 128GB, 12,8GB e assim por diante.

Para resolver esse problema, você pode apagar fotos, vídeos, jogos e aplicativos, os dois primeiros, você pode passar o conteúdo para o Google Fotos, para o serviço na nuvem de sua preferência, para um cartão microSD ou para um computador, já os apps e games, não tem o que fazer, é preciso apagar e depois, se precisar baixar e instalar novamente.

Os aplicativos e jogos podem ser apagados se for em configurações, aplicativos, selecione a aplicação que quer apagar e selecione desinstalar.

Os arquivos para serem apagados é preciso utilizar o gerenciador de arquivos do seu aparelho, se o seu dispositivo não possui um, você pode instalar o gerenciador de arquivos do Google.

O destaque aqui, fica para a pasta download, que é a pasta que o navegador baixa os itens por padrão, normalmente, a pasta fica cheia de itens que você nem vai mais usar, mas estão lá tomando um espaço precioso e deixando o seu telefone Android mais lento.

Desinstale o que não precisa, ter muitos aplicativos deixa tudo mais lento

MIUI Gaveta de Apps

Essa é mais uma causa principal para deixar o Android mais lento, ter muitos aplicativos não é algo eficiente, ainda mais se você não está utilizando muitos deles.

Como podemos ver, essa dica é um complemento do liberar o armazenamento, mas dessa vez focado não no espaço, mas sim no consumo de recursos que cada app causa ao seu aparelho.

Com muitos aplicativos instalados em seu Android, certamente ele deve apresentar um desempenho mais lento, já que muitos irão funcionar em segundo plano, além disso, os processos podem consumir uma boa quantidade de processamento da CPU e claro, aumentar o consumo da bateria.

A sugestão é ir removendo o que realmente não está utilizando, as novas versões do sistema ajudam nessa tarefa, já que desativam aplicativos que não foram usados pelo usuário por muitos dias, então comece a limpeza por esses apps.

Aplicativos intensivos como jogos, podem deixar seu Android mais lento

Google Play Games no computador

Os telefones estão melhores do que nunca, e o sistema Android trouxe muitas novas possibilidades, como destaque, temos jogos de consoles e computador chegando aos aparelhos.

Muitos games irão consumir muitos recursos quando estão rodando, e não deve ser diferente, já que eles realmente precisam de muito poder para funcionarem da melhor maneira possível.

O problema começa quando você sai do jogo e se ele não fecha por completo, então ele fica consumindo bateria e recursos que poderiam estar sendo utilizados em outros setores.

O mesmo acontece com apps de redes sociais, que se mantem abertos e atualizam algumas vezes para trazer conteúdo atualizado quando o usuário abrir a aplicação novamente.

Para alguns aplicativos, existe soluções, como as redes sociais, que podem ser utilizadas pelo navegador do celular Android ou se disponível, baixe as versão Lite, que são leves, consome menos bateria e usam menos recursos.

No caso de jogos, não existe muito o que fazer, já que por natureza, eles consomem mais recurso, apenas fique de olho se eles estão utilizando processamento e bateria quando não estão em uso, já que esse tipo de consumo irá deixar o seu telefone mais lento e irá diminuir a duração da bateria.

Reiniciar o telefone Android pode ajudar a deixar o sistema mais rápido

Diagnóstico recurso da Samsung

Quando falamos sobre como descobrir problemas no telefone e tablet da Samsung, o software rapidamente deu essa dica para resolver as possíveis falhas.

Reiniciar o seu aparelho Android irá ajudar a deixar o sistema mais rápido de diversas formas, ele irá limpar a RAM, deixando tudo pronto para as aplicações que você estará utilizando.

Além disso, reiniciar o telefone deixa tudo mais rápido, já que irá deixar a RAM livre, irá retirar de segundo plano os apps que você não está usando, o que no final se resume em um aparelho mais rápido, menor consumo de bateria e maior capacidade de processamento disponível quando for preciso.

Manter o sistema atualizado para não ter lentidão

Atualizar o Android nos Samsung Galaxy

Sim, o sistema é o principal responsável por praticamente tudo o que acontece no seu aparelho, no nosso caso, o Android, é que gerencia e traz muitos recursos para os usuários.

A cada nova versão do Android, temos melhorias de segurança e na privacidade, itens que a cada dia precisam ser levados a sério.

Mas cada nova versão também traz aprimoramento na RAM, melhor desempenho, menor consumo de bateria, limites para o funcionamento dos apps e muito mais.

Então manter o sistema atualizado para a versão mais recente é um grande passo para deixar o seu Android mais rápido e o que manterá o mesmo muito tempo sem apresentar problemas com lentidão.

Para se ter uma noção, como falamos, as versões mais recentes do Android, indicam quando um aplicativo não está sendo utilizado por muito tempo, mas ao mesmo tempo, desativa a aplicação, o que libera armazenamento, RAM, não permite que esses apps utilizam recursos do sistema e ainda desativa as permissões, o que aumenta a segurança e privacidade.

Mantenha os aplicativos e games atualizados para ter um Android rápido

Android e Google Play Logos

Assim como o sistema, os aplicativos e jogos também precisam ficar atualizados, assim trazendo maior segurança e privacidade, mas também desempenho.

Os aplicativos e jogos nem sempre estão funcionando como deveriam, então manter eles atualizados irá trazer correções, que podem ajudar em diversos setores, principalmente no consumo de bateria e no desempenho.

Mas além disso, manter os apps e games atualizados traz mais segurança e acesso aos recursos mais recentes, permitindo utilizar as aplicações ao máximo.

Cuidados com seus widgets na tela inicial

Nothing Launcher

Apesar de serem bem legais e permitirem a utilização de vários recursos diretamente na tela principal do Android, os widgets estão consomem recurso, o que pode deixar o telefone mais lento.

Nesse caso em especial, o melhor a se fazer, é tentar limpar a sua tela inicial, removendo os widgets que não estão em uso e deixando somente o que precisa.

Lembre-se, apenas os widgets estão consumindo recursos, ícones dos aplicativos são apenas atalhos, então eles não causam lentidão, tanto que algumas fabricantes nem contam com menus, e os apps nesses telefones ficam na tela inicial mesmo.

Não feche apps e nem utilize aplicativos que fecham as aplicações

Sempre que pesquisar por melhorias de desempenho, na maioria das vezes, irá encontrar dicas para utilizar apps chamados de Task Killers, eles são projetados para facilitar o fechamento de aplicações.

Eles realmente funcionam e irão fechar os apps, mas o problema é exatamente isso, se você fechar ou ter um aplicativo com essa função, no lugar de melhorar o desempenho e a bateria, está fazendo o contrário.

O sistema Android funciona como um computador, ele é extremamente eficiente em deixar as aplicações na RAM, em segundo plano e tudo mais, então de forma automática, ele consegue gerenciar muito bem essa tarefa.

Quando um aplicativo ou você, fecha uma aplicação, você está quebrando essa tarefa do sistema, o que não traz nenhum tipo de benefício, já que quando for utilizar o aplicativo novamente, mais RAM, mais bateria e processamento serão necessário, algo que não acontece caso deixe o próprio sistema responsável por esse serviço.

Fazer uma restauração de fábrica vai resolver a lentidão e deixará tudo mais rápido

Restauração de fábrica

Se seguiu nossas outras dicas, mas ainda está sofrendo com lentidão, você possivelmente precisará fazer uma restauração de fábrica.

Para quem não sabe, a restauração de fabrica irá apagar todos os seus dados, isso significa que antes de fazer o procedimento, é necessário fazer um backup das suas coisas importantes para fotos, vídeos e outros documentos.

Quando a restauração de fábrica é feita, você terá o sistema como de um telefone novo, apenas com as aplicações pré-instaladas e pronto para ser utilizado ao máximo.

Esse é o último, mas o mais eficiente recurso para deixar o Android mais rápido e se livrar de um telefone lento.

Comprar um novo telefone (dica bônus)

POCO X4 GT

Se nem o último recurso, fazer uma restauração de fábrica, deu certo, já está na hora de comprar um novo telefone Android.

Assim como os computadores, com alguns anos, os telefones ficam ultrapassados, então as aplicações e principalmente os novos jogos não irão funcionar da mesma forma.

Aplicações e games mais novos sempre irão exigir um telefone mais potente, se o seu celular Android está lento e nem a restauração de fabrica funcionou, o problema é o próprio hardware.

Nesse caso, já é a hora de comprar um novo telefone, nessa tarefa, temos a nossa página de promoções, que indicamos quando os telefones estão sendo vendidos em lojas conhecidas por valores mais baratos, então sempre é bom ficar de olho nas nossas dicas de descontos e aproveitar os preços mais baixos.

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.