9 Dicas para aumentar a duração da bateria do telefone Android

Marcos Gonçalves da Silva
Samsung Galaxy M13

Aumentar a duração da bateria do telefone Android é bem fácil, siga as nossas 9 dicas para conseguir utilizar o seu smartphone por mais tempo.

Nos últimos anos, a bateria está melhorando, ela está maior e trazendo maior capacidade de utilização em geral.

Mas para alguns usuários, o maior problema é que muitas vezes, ela pode não durar o suficiente para a utilização diária, então seguir as dicas, te ajudará a aumentar a duração da bateria.

Desinstale os apps e jogos que não utiliza

Como falamos em nossas 9 dicas para deixar o Android mais rápido, desinstalar os apps e jogos irão melhorar o desempenho do seu telefone, mas também irá aumentar a duração da bateria.

Google Apps

Então faça uma limpeza de aplicativos e jogos que não está mais utilizando e que estão ocupando armazenamento interno e possivelmente gastando bateria.

Muitos aplicativos podem funcionar em segundo plano, esses processos irão gastar um pouco da bateria, o que no final, se reflete em gasto desnecessário da sua bateria e por algo que você nem utiliza e nem precisa estar instalado.

Limitar aplicativos para que não funcionem em segundo plano

Limitar App em segundo plano

As versões mais recentes do Android contam com uma novidade bem legal, eles possuem o recurso para controlar como a bateria será utilizada pelos aplicativos.

Esse recurso é extremamente importante para que os usuários tenham maior controle de como a energia do aparelho está sendo utilizada.

Vá em configurações, aplicativos, selecione um aplicativo e depois, aperte em bateria, na tela que surge, teremos três opções, confira:

Limitar App em segundo plano opções
  • Não restrito

Que como o nome indica, o sistema não irá trazer nenhuma restrição, então a aplicação irá funcionar e utilizar a bateria que precisar durante o uso em segundo plano.

  • Otimizado

Irá escolher o melhor modo com base na utilização do aplicativo, esse modo é recomendado para todos os aplicativos e o sistema irá avaliar o que é melhor para o app.

  • Restrito

Esse é para quem não quer ver sua bateria sendo consumida sem utilizar o aplicativo, a aplicação ainda irá funcionar em segundo plano, mas em frequência menor e com restrições, então as notificações podem ser atrasadas e o app pode não funcionar como o esperado.

Como podemos notar, o melhor modo para economizar bateria é o restrito, ele é indicado para jogos e muitos aplicativos, principalmente os de rede sociais, que ficam atualizando o conteúdo em segundo plano e consumindo dados e bateria sem você estar realmente utilizando.

Restringir dados em segundo plano para aplicativos

restringir App dados em segundo plano

Outra medida que irá aumentar a duração da bateria e ao mesmo tempo, restringir dados em segundo plano para os aplicativos irá diminuir o consumo de seus dados, o que é excelente para quem utiliza um plano de operadora.

Vá em configurações, aplicativos, e selecione um app, na próxima tela, selecione rede de dados e por fim, desative a função Permitir uso de dados em segundo plano.

Com esse procedimento concluído, o aplicativo não irá consumir dados em segundo plano, ou seja, só irá entrar na internet, se você realmente utilizar a aplicação.

Modo Escuro se sua tela for AMOLED

Google Pixel 3 Tema claro e tema escuro

A tela AMOLED (OLED)  tem a vantagem de desligar os pixels quando a imagem mostra preto, o que no fim, gera uma importante economia de bateria para os aparelhos Android, algo que até mesmo o Google já relatou.

Então se seu aparelho tem essa tecnologia, para tirar o máximo proveito, ative o recurso, o que pode ser feito indo em configurações e depois em tela/visor, basta escolher o modo escuro.

Outra coisa importante, ative também o modo escuro em seus aplicativos compatíveis, muitos irão utilizar o tema selecionado por padrão, mas alguns, talvez, seja preciso ativar manualmente.

Para uma melhoria interessante, é recomendado utilizar um papel de parede escuro, o que também ajuda a diminuir o consumo de energia.

Controle o brilho da tela de forma correta ou deixe no automático

Android P brilho automático

Como um dos itens mais importantes na duração da bateria, a tela é algo que permite uma boa economia se o brilho não estiver muito alto.

Para manter o brilho mais baixo, você pode fazer ajustes manuais, o que exige que a cada novo ambiente, você aumente ou diminua o brilho.

Deixando tudo mais fácil, a recomendação é deixar o brilho da tela no automático, já que conforme a iluminação do ambiente, ele estará trazendo mais ou menos brilho para a tela, isso tudo sem o usuário precisar fazer nada.

O brilho automático nos Android mais recentes, é chamado de brilho adaptável e é inteligente, aprendendo com o usuário, por exemplo, se em um lugar escuro, o usuário diminui o brilho, ele entende que o melhor é diminuir o brilho na mesma situação e com o tempo, ele aprende e deixar o brilho da maneira que você gosta.

Desligue o que não está em uso: localização, Bluetooth e mais

Bluetooth

Claro que para aumentar a duração da bateria no telefone Android, é preciso que você mantenha ligado somente o que precisa.

Se não for utilizar o Wi-Fi, desligue, já que quando está desconectado, mas ainda ativado, ele fica procurando as redes próximas de maneira automática, o que acaba afetando a bateria.

A localização é um item que também consome bateria, se não estiver utilizando, desligue, se for utilizar, ligue, uma dica importante, se utiliza o Google Maps, é interessante fazer o download do mapa, já que assim irá economizar dados e não irá gastar bateria quando for utilizar o mapa, já que não precisará fazer download.

No caso da localização, você também pode deixar ligado, mas desativar para aplicativos especificações, para isso, basta deixar o recurso ativado, e depois ir em configurações, aplicativos, selecionar a aplicação, apertar em permissões e em localização, selecionar a opção para não permitir.

Bluetooth atualmente está consumindo pouco energia, mas qualquer economia é bem-vinda, então desligue o recurso quando não for utilizar.

Ative o recurso de economia de bateria

Já falamos o que é a economia de bateria, como e quando ativar, pois o recurso é importante para que a bateria dure por um tempo maior, principalmente quando o nível estiver baixo.

Com a função ativada, em resumo, várias restrições são feitas para os aplicativos e sistema, então na pratica, somente as aplicações que você está utilizando, alguns recursos do sistema e a rede estarão consumindo bateria, o restante não irá gastar energia.

Samsung Galaxy opções de economia de energia

Alguns sistemas de fabricantes, como a One UI da Samsung, ainda trazem algumas opções extras, o que permite uma economia de energia maior, se todas as opções estiverem ativadas.

Usar aplicativos Go ou Lite ajudam a economizar bateria, dados e armazenamento

Facebook Lite

Se o uso de apps é algo que não podemos deixar de lado, os usuários podem utilizar aplicativos Go e Lite.

Para quem não sabe, as aplicações que possuem Go ou Lite no nome, na maioria das vezes são apps mais leves, que consomem menos dados, menos espaço interno e claro, menos energia.

Quando for instalar um aplicativo na loja Google Play Store, você irá ver a mensagem “Há um app semelhante disponível” seguido do nome, por exemplo, Facebook Lite, se tocar na mensagem, você será levado para o aplicativo descrito, que será mais leve e terá as vantagens que falamos.

Outra solução, pode ser a utilização do navegador, que permitirá utilizar as redes sociais e muito mais, e claro, sem precisar de uma aplicação instalada.

Monitore o que está consumindo a sua bateria

Android P bateria

Todos os aparelhos com sistema Android possui um recurso para conferir como a sua bateria está sendo utilizada.

A dica é sempre ir olhando o que está gastando a sua bateria, dessa forma é possível conferir as aplicações que estão consumindo a sua bateria e assim fazer ajustes, por exemplo, se for o Facebook, faça o teste de utilizar o Facebook Lite ou usar o navegador, assim é possível ver qual consome menos energia durante o uso.

Essa tática de olhar como a sua bateria está sendo utilizada, também é boa para descobrir aplicativos problemáticos, que se removidos, irão melhorar o tempo de uso do seu telefone com apenas uma única carga.

Como podemos ver, não adianta nada tentar fazer a sua bateria durar mais tempo e ter um aplicativo problemático que irá utilizar toda a energia que você está tentando economizar.

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.