sábado, maio 30, 2020

Stand-By App e Doze, confira as melhorias para bateria do Android 6.0 Marshmallow

Com o Android M o Google apresentou muitas melhorias de bateria, hoje iremos conhecer o Doze e o Stand-By App e como eles funcionam.

No Android 5.0 Lollipop a promessa do Google era de aumentar a duração da bateria, o que não ocorreu e em alguns casos tivemos até um aumento de bateria.

Agora com o novo Android M o Google quer corrigir os problemas e trazer novidades interessantes. No setor de bateria os usuários do novo Android terão muitas melhorias graças ao Doze e o Stand-By App.

Doze Android 6.0 Marshmallow

Android M Doze Bateria

O Doze foi um dos assuntos mais comentados no anúncio do Android M, ele é ativado de forma automática, basta o usuário não estar usando o dispositivo e o mesmo estiver com a tela desligada. O sistema entra em modo de suspensão e permite que os apps tenham algum tipo de atividade em algum momento.

No modo Doze o sistema irá fazer o seguinte:

  • Irá desativar o acesso a rede para apps
  • Pesquisa de rede Wi-Fi é desligada
  • Todas as tarefas e sincronizações dos aplicativos não são executadas.

Para sair do modo Doze basta usar o aparelho que o sistema automaticamente irá ligar e liberar tudo o que foi desativado, se preferir poderá permitir que o Doze não desative a sincronização de alguns aplicativos, mas essa função ainda não está disponível no momento e será acrescentada em novas versões do Android M.

Android 6.0 Marshmallow Stand-By App

Android M Nexus 5

O Stand-By App do Android 6.0 Marshmallow é um complemento do Doze, apesar que ambos nunca funcionam juntos, mas o Stand-By App funciona para combater os apps que mesmo sem estarem em uso continuam a gastar bateria.

Quando um app fica ocioso (sem uso) por um tempo o Stand-By App entra em cena e desativa de forma automática a conexão de rede para o aplicativo, as permissões para sincronizar são desativadas, isso acontece quando você está usando o Android M em seu dispositivo.

Para um aplicativo sair do modo Stand-By App é preciso fazer um dos seguintes itens:

  • Ao abrir o aplicativo o modo é automaticamente cancelado
  • Se por um acaso o aplicativo exibe notificações tanto na barra de notificações como na tela de bloqueio ele também não entra no modo Stand-By
  • Se aplicativo está executando alguma função em primeiro ou segundo plano o modo não é ativado.

Você também poderá selecionar os apps que você quer que o modo Stand-By App não faça efeito nenhum, assim como o Doze, depois de um determinado tempo os modos liberam a conexão para os apps acessarem a internet e sincronizarem.

Doze e Stand-By App Android 6.0 Marshmallow

Com Doze e o Stand-By App juntos o novo 6.0 Marshmallow tem a promessa de fazer a bateria do Nexus 9 durar até duas vezes mais, um teste recente mostrou que o tempo em stand-by do Nexus 5 subiu de 200 horas para 533 horas o que dá um pouco mais que o dobro.

O Android M ao que tudo indica, finalmente deverá corrigir alguns problemas no sistema e irá aumentar o tempo de bateria dos dispositivos, algo que muitos usuários esperam há muito tempo.

Se você não possui um aparelho com Android M, siga essas dicas para economizar bateria no seu dispositivo com Android.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Xperia 1 II tem recurso que em jogos utiliza o carregador sem danificar a bateria

Novo Xperia 1 II conta com recurso que utilizar o carregador para rodar jogos e deixar a bateria sem danos ou perda...

Xiaomi irá lançar apenas telefones com 5G a partir de 2021

Fabricante revelou que todos os seus telefones Xiaomi terão a tecnologia 5G, deixando para trás o lançamento de modelos com 4G, isso...

Android 10 tem 8.2% do mercado, versões antigas ainda são as mais utilizadas

Aos poucos o Android 10 vai aumentando sua participação no mercado, mas as versões anteriores do sistema ainda são as mais utilizadas...

Google Maps começará a mostrar lugares acessíveis para cadeirantes

Em sua nova atualização, Google Maps em alguns países começa a mostrar os lugares que estão acessíveis para cadeirantes ou para quem...

Android 11 irá informar melhor qual tipo de rede usuário está utilizando

Para deixar claro que rede o usuário está utilizando, o sistema Android 11 contará com informações mais destacada e eficiente.

Interessantes para você

Xperia 1 II tem recurso que em jogos utiliza o carregador sem danificar a bateria

Novo Xperia 1 II conta com recurso que utilizar o carregador para rodar jogos e deixar a bateria sem danos ou perda...

Android 10 tem 8.2% do mercado, versões antigas ainda são as mais utilizadas

Aos poucos o Android 10 vai aumentando sua participação no mercado, mas as versões anteriores do sistema ainda são as mais utilizadas...

Quick Charge 3+ é anunciado e tem carregamento de 60W para USB A e C

Qualcomm anunciou o Quick Charge 3+, carregamento rápido que traz suporte para USB A e USB C e conta com 60W.

Xiaomi Mi Wireless é o carregador portátil que carrega até sem fio

Xiaomi acaba de revelar o Mi Wireless, seu carregador portátil que permite carregar sem e com fio qualquer dispositivo. Fabricante...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui