Pixel Feature Drop de dezembro de 2023 é lançado

Marcos Gonçalves da Silva

Com o mês de dezembro de 2023, temos o lançamento do novo Pixel Feature Drop, que está trazendo diversas melhorias para os usuários.

Esses novos recursos são em maioria os mesmos que encontramos no Android 14 QPR1, que estava em teste desde o lançamento do novo sistema.

Agora com a liberação para todos, os donos de aparelhos compatíveis estão recebendo muitas novidades e otimizações.

Google Pixel 8 Pro recebe Gemini Nano

Gemini é o modelo de inteligência artificial mais recente do Google, ele foi desenvolvido em três versões, que irá funcionar em telefones a servidores com milhares de máquinas.

Gemini IA logo

A versão Nano é a menor e está disponível no Android para o Google Pixel 8 Pro, novidade está chegando com o novo Pixel Drop de dezembro de 2023 e com a atualização do aplicativo AICore.

Dois recursos estão disponíveis no momento, o resumo de gravações de voz feita no app de gravação, o resultado é mostrado em texto, a outra novidade é que o teclado do Google consegue gerar respostas inteligentes, que podem ser utilizadas com um toque, claro que as respostas são baseadas no que você está conversando com a outra pessoa no momento, inicialmente é apenas compatível com o WhatsApp.

Video Boost para vídeos mais impressionantes

Especificamente para o Google Pixel 8 Pro, o novo Video Boost utilizar o chip Tensor G3 e o poder da nuvem para melhorar os vídeos.

Depois que o conteúdo é enviado para a nuvem, a inteligência artificial entra em ação para fazer ajustes na estabilização, granulação e cor, o que traz mais vida e visual mais parecido com a realidade.

Para o recurso Night Sight (para lugares com pouca iluminação), o Video Boost entre em ação para reduzir ruídos, tentado melhorar as cores e detalhes.

Timelapse noturno com Night Sight

O Night Sight está melhor nos Pixel 8 e Pixel 8 Pro, recurso para tirar fotos e gravar a noite ou em ambiente com pouca luz, está com otimizações para gravações de timelapse, que é a gravação do tempo passando.

A utilização é bem simples, você deixa o telefone no tripe ou lugar que ficará imóvel, ative o Night Sight e comece a gravação do seu timelapse, o resultado será um céu noturno mais claro e visível.

Pixel Fold mostra pré-visualização de fotos nas duas telas

A partir de agora, quem possui um Pixel Fold, telefone dobrável do Google, ao utilizar a câmera pode ativar a pré-visualização em suas duas telas.

Pixel Fold pré-visualização de foto nas duas telas

Isso permite que você e a pessoa que você está tirando a foto possam ver como a imagem irá ficar antes mesmo de apertar o botão e captura, então você pode se ajeitar e conseguir realizar poses da sua preferência.

Telefones podem ser utilizados como webcam para computadores

Smartphones da linha Google Pixel podem ser utilizados como uma webcam em qualquer PC, a novidade é muito interessante, já que promete melhorar imagem para as vídeos chamadas.

Novidade está chegando para os aparelhos da linha Pixel 6 ou superior, incluindo Pixel Fold, com a câmera dos aparelhos, a qualidade do vídeo será melhor e a utilização é bem simples, basta conectar o telefone no computador e depois na barra de notificações, em USB, selecionar webcam.

Limpando digitalizações de documentos

Pixel Camera recurso de limpeza de documento digitalizados

O aplicativo de câmera, Pixel Camera, agora conta com o recurso limpar, que irá remover manchas, vincos e outros dos documentos que você digitalizar, deixando apenas os itens importantes e retirando marcas indesejadas.

Aprimorando a iluminação com o Google Fotos

Dispositivos Pixel estão recebendo o recurso de luz aprimorada para retrato, que é um modelo de inteligência artificial que chega ao Google Fotos com função para remover sombras e melhorar as imagens na questão de iluminação.

Photo Unblur está melhor

Para deixar as imagens de seus animais melhores mesmo em movimento, o recurso Photo Unblur foi aprimorado.

A sua melhoria é voltada para imagens de cães e gatos, que normalmente não ficam parados para você tirar fotos, deixando a maioria borradas.

Agora com essa otimização, o recurso consegue aprimorar as fotos dos seus animais, aumentando a qualidade e a nitidez, algo que também será aproveitado para as imagens em movimentos de pessoas, função agora consegue melhorar os rostos e o fundo das imagens em movimento.

Respostas mais inteligentes para chamadas

Google Pixel 8 e Pixel Watch utilizando respostas inteligentes para chamadas

Os Pixel 6 ou superior estão recebendo repostas mais inteligentes para as chamadas, elas são úteis para quando você não pode ou não quer atender naquele momento, então uma mensagem é enviada para quem está te ligando.

Essa novidade também está chegando ao relógio Pixel Watch, que com um toque, conseguirá ignorar a chamada e enviar uma mensagem para avisar o motivo de não conseguir atender no momento.

Utilize o relógio para desbloquear o telefone

Pixel Watch recebe recurso para desbloquear o seu smartphone, o que é excelente para quando você precisar utilizar o telefone e não quer perder tempo digitando senhas e outros.

Pixel Watch recebe mais recursos

Google Pixel Watch recebe novos recursos

O Pixel Watch está recebendo mais utilidades, ele agora permite que você utilize o seu telefone para sincronizar os modos não perturbe e hora de dormir.

Outra novidade é que temos novos design de mostradores e estilos, que os usuários já podem utilizar.

Tablet Pixel recebe áudio espacial e chamadas de maior qualidade

Os donos do Pixel Tablet podem utilizar o áudio espacial, suporte acaba de ser integrado, permitindo que você tenha uma experiência aprimorada em áudio, algo que pode ser aproveitado pelo alto-falantes, mas que se destaca no Pixel Buds Pro (ou fones em geral) que conta com rastreamento de cabeça, deixando o som mais imersivo.

Para chamadas de voz, o tablet está recebendo redução de ruído, o Clear Calling utiliza a inteligência artificial para melhorar a qualidade de voz para as vídeos chamadas.

Modo reparo para dispositivos móveis

Modo Reparo no Android

Os telefones Pixel selecionados estão recebendo o modo reparo, que também é conhecido como modo manutenção.

Independente do nome, ele é um recurso para esconder seus dados quando você precisar levar o dispositivo para a assistência, o aparelho poderá ser utilizado pelo técnico, mas nenhum dos seus dados será acessado.

Depois que o reparo for feito e o aparelho estiver em sua mão, você pode desativar o modo, o que deixará todos os seus dados da maneira que estavam.

Maior segurança para contas e chegada de recursos para outros países

Google Pixel 8 widget de temperatura com hora

O gerenciador de senha do Google recebe a capacidade de identificar quais das suas contas são compatíveis com chaves de acesso, e ajudará a adicioná-las com apenas um toque.

Gravador recebe o recurso de transcrever em 28 novos idiomas.

Chegada dos recursos Direct My Call e o Hold for Me para números comerciais sem prefixo gratuito para o Reino unido.

Por fim, temos uma novidade o relógio agora conta com a temperatura, algo que pode ser aproveitado nos widgets e no relógio mundial.

Fonte: Blog Google

Compartilhe o artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *