Gemini Nano chega timidamente ao Android no Pixel 8 Pro

Marcos Gonçalves da Silva

Google revelou que o Android através do Pixel 8 Pro está recebendo o Gemini Nano, novo modelo de IA da empresa.

Mas diferente do que poderia ser esperado, a solução chega de forma tímida para os usuários do modelo mais ponte de telefone Pixel da linha 8.

São dois novos recursos, um de resumo para o gravador e outro para respostas inteligentes para os usuários do teclado do Google.

 Modelo de IA do Google chega ao sistema Android

O Google anunciou Gemini, seu modelo de inteligência artificial, ele traz suporte para telefones a data centers, além disso, possui três modelos, Nano, Pro e Ultra.

Gemini IA Nano para Android

Agora é a versão Nano que está chegando ao sistema Android, novidade já pode ser utilizada no telefone Google Pixel 8 Pro, e no momento, apenas dois recursos que estão fazendo uso da inovação.

A primeira utilização é vista no gravador de voz do Pixel 8 Pro, que agora está mais eficiente na hora de obter um resumo do conteúdo gravado, o áudio será escutado e uma descrição resumida da sua apresentação, entrevista ou outros, será mostrada em texto, o melhor, é que isso pode ser feito sem conexão com a internet.

Segunda e última novidade está no teclado do Google (Gboard), em versão de teste, está utilizando o Gemini Nano para respostas rápidas.

Recurso inicialmente é compatível apenas com o WhatsApp, mas terá suporte para outros apps no próximo ano.

O modelo com base na conversa, consegue sugerir respostas de alta qualidade para continuar o bate-papo e te ajudar a economizar tempo.

O Gemini Nano chegou ao Android 14 graças ao AICore, uma aplicação focada em inteligência artificial, que é a responsável por manter o modelo atualizado, pela parte de segurança, de recursos e muito mais.

Claro que a IA irá aproveitar o hardware ML (NPU) dos chips atuais das diversas fabricantes do mercado, então é esperado que a IA tenha acesso ao melhor desempenho possível em cada aparelho.

Como falamos, o Google Pixel 8 Pro é o primeiro telefone Android a utilizar Gemini Nano para a inteligência artificial, algo que chegará para outros modelos no futuro.

Ainda falando de futuro, apenas textos estão sendo utilizados pelo Nano no Android, mas outras formas de utilização chegarão em algum momento.

Fonte: Developer Android

Compartilhe o artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *