Android 10 tem 8.2% do mercado, versões antigas ainda são as mais utilizadas

Marcos Gonçalves da Silva 27 de maio de 2020
Atualizado qua/05/20 em 1:39 PM
Android Logo

Aos poucos o Android 10 vai aumentando sua participação no mercado, mas as versões anteriores do sistema ainda são as mais utilizadas pelos usuários.

A cada nova versão do sistema temos muitas melhorias e novidades importantes, a segurança e desempenho são aprimorados, melhor privacidade e muito mais, mas nem todos os usuários estão aproveitando esses e outros recursos mais recentes.

Como sempre aconteceu no sistema Android, a fragmentação ainda é enorme, algo que irá continuar por muitos anos para o bem ou mal do sistema em geral.

Android 10 está em 8.2% dos aparelhos do mercado

O Google não divulga mais os relatórios sobre as versões do sistema, mas os desenvolvedores possuem essas estatísticas desde o mês passado, permitindo visualizar as versões mais usadas nesse momento.

O Android 10 aparece com o percentual de 8.2%, isso acontece 10 meses depois de seu lançamento oficial.

Atualmente o Android mais utilizando é o Android 9.0 Pie, que tem o total de 31.3%, logo em seguida temos o Android 8 Oreo que aparece em segundo com 21.3%.

Em terceiro, quarto e quinto respectivamente temos o Android 7 Nougat com 12.9%, Android 6 Marshmallow que possui 11.2% e o Android 5 Lollipop que conseguiu 9.2%.

Versões Android depois de 10 meses de lançamento

Esse gráfico é bem interessante, ele está mostrando como as versões do Android se comportaram após 10 meses que foram lançadas pelo Google.

A versão que mais rápido chegaram aos aparelhos foram os Android 4.3 Jelly Bean, Android 5 Lollipop e Android 4.4 KitKat.

No caso do Android 10 ele está perdendo para o Android 9 Pie, mas em grande parte, isso acontece pela retração do mercado de smartphones, com menos telefones sendo vendidos com a nova versão, ela acaba ficando para trás de uma forma ou outra.

A grande causa dessa contração é o maior número de usuários que já possuem telefone, que não querem trocar e claro, a pandemia de Coronavírus, que afetou o mundo todo e está deixando muitos guardando dinheiro para itens prioritários e deixando de comprar o que não precisa nesse momento.

Então se as vendas estivessem em alta como no passado, possivelmente o Android 10 estaria com uma porcentagem ainda maior do que a atual.

Fabricantes ainda mais rápidas para liberar atualizações

As fabricantes estão melhorando o tempo de atualização, isso começou após o Android Oreo trazer o Projeto Treble, que separou o sistema, drives e personalizações das fabricantes, permitindo que os telefones sejam atualizados mais rapidamente utilizando apenas a parte do sistema.

Algo que foi refletido no Android 9 Pie e que agora pode ser visto ainda mais de perto no Android 10, que é uma das versões que mais chega rapidamente aos usuários.

Para você ter uma grande ideia de como as atualizações estão realmente mais rápidas, a Samsung no Android 7 Nougat demorou em média 259 dias para liberar atualizações, esse valor caiu para 86 dias no Android 10, nesse mesmo contexto, a Nokia diminuiu de 236 dias para apenas 36 dias e a LG de 268 dias para 139 dias.

Resumo

Android 10 Logo

A fragmentação do Android é algo que irá ficar por um muito tempo, ainda mais se o Google não fizer nada para mudar, mas a empresa ao invés disso, está tentando apenas melhorar a forma como as fabricantes podem atualizar o sistema para uma nova versão de forma mais rápida.

O Android 10 nesses últimos 10 meses só não conseguiu superar o Android 9 Pie por causa do mercado de smartphone que está em contração e por causa do Coronavírus, mas ainda mostra que o Google está melhorando e deixando mais rápido as atualizações do sistema, o que infelizmente ainda depende das fabricantes para serem liberadas de forma rápida para os consumidores.

Via: Androidauthority

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.