quinta-feira, dezembro 3, 2020

Android 10 tem 8.2% do mercado, versões antigas ainda são as mais utilizadas

Aos poucos o Android 10 vai aumentando sua participação no mercado, mas as versões anteriores do sistema ainda são as mais utilizadas pelos usuários.

A cada nova versão do sistema temos muitas melhorias e novidades importantes, a segurança e desempenho são aprimorados, melhor privacidade e muito mais, mas nem todos os usuários estão aproveitando esses e outros recursos mais recentes.

Como sempre aconteceu no sistema Android, a fragmentação ainda é enorme, algo que irá continuar por muitos anos para o bem ou mal do sistema em geral.

Android 10 está em 8.2% dos aparelhos do mercado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Google não divulga mais os relatórios sobre as versões do sistema, mas os desenvolvedores possuem essas estatísticas desde o mês passado, permitindo visualizar as versões mais usadas nesse momento.

O Android 10 aparece com o percentual de 8.2%, isso acontece 10 meses depois de seu lançamento oficial.

Atualmente o Android mais utilizando é o Android 9.0 Pie, que tem o total de 31.3%, logo em seguida temos o Android 8 Oreo que aparece em segundo com 21.3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em terceiro, quarto e quinto respectivamente temos o Android 7 Nougat com 12.9%, Android 6 Marshmallow que possui 11.2% e o Android 5 Lollipop que conseguiu 9.2%.

Versões Android depois de 10 meses de lançamento

Esse gráfico é bem interessante, ele está mostrando como as versões do Android se comportaram após 10 meses que foram lançadas pelo Google.

A versão que mais rápido chegaram aos aparelhos foram os Android 4.3 Jelly Bean, Android 5 Lollipop e Android 4.4 KitKat.

No caso do Android 10 ele está perdendo para o Android 9 Pie, mas em grande parte, isso acontece pela retração do mercado de smartphones, com menos telefones sendo vendidos com a nova versão, ela acaba ficando para trás de uma forma ou outra.

A grande causa dessa contração é o maior número de usuários que já possuem telefone, que não querem trocar e claro, a pandemia de Coronavírus, que afetou o mundo todo e está deixando muitos guardando dinheiro para itens prioritários e deixando de comprar o que não precisa nesse momento.

Então se as vendas estivessem em alta como no passado, possivelmente o Android 10 estaria com uma porcentagem ainda maior do que a atual.

Fabricantes ainda mais rápidas para liberar atualizações

As fabricantes estão melhorando o tempo de atualização, isso começou após o Android Oreo trazer o Projeto Treble, que separou o sistema, drives e personalizações das fabricantes, permitindo que os telefones sejam atualizados mais rapidamente utilizando apenas a parte do sistema.

Algo que foi refletido no Android 9 Pie e que agora pode ser visto ainda mais de perto no Android 10, que é uma das versões que mais chega rapidamente aos usuários.

Para você ter uma grande ideia de como as atualizações estão realmente mais rápidas, a Samsung no Android 7 Nougat demorou em média 259 dias para liberar atualizações, esse valor caiu para 86 dias no Android 10, nesse mesmo contexto, a Nokia diminuiu de 236 dias para apenas 36 dias e a LG de 268 dias para 139 dias.

Resumo

Android 10 Logo

A fragmentação do Android é algo que irá ficar por um muito tempo, ainda mais se o Google não fizer nada para mudar, mas a empresa ao invés disso, está tentando apenas melhorar a forma como as fabricantes podem atualizar o sistema para uma nova versão de forma mais rápida.

O Android 10 nesses últimos 10 meses só não conseguiu superar o Android 9 Pie por causa do mercado de smartphone que está em contração e por causa do Coronavírus, mas ainda mostra que o Google está melhorando e deixando mais rápido as atualizações do sistema, o que infelizmente ainda depende das fabricantes para serem liberadas de forma rápida para os consumidores.

Via: Androidauthority

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Google Play exige aplicativos compatíveis com API 29 (Android 10) a partir de hoje

A loja Google Play está exigindo a partir de hoje, que aplicativos sejam compatíveis com no mínimo, o sistema Android 10 (API 29).Essa exigência...
Publicidade

Atualizações do sistema estão mais rápida do que nunca, Android 10 supera anteriores

Google revelou que as atualizações do sistema estão mais rápido do que nunca, o Android 10 conseguiu superar e muito as versões anteriores.Em um...

Android 10 tem bug que app para de responder e bloqueia o sistema todo

Nas últimas semanas usuários do Androide 10 estão reclamando de bug que apps param de responder e o mesmo acontece com o sistema todo...

Menu Privacidade do Android: Confira tudo o que você pode fazer

O Android 10 conta com um menu exclusivo para privacidade, agora iremos mostrar tudo o que você pode fazer com essa novidade.Com o Android 10...

Android 10 chega ao Android TV, mas sem muitos detalhes

Android TV será atualizado para o Android 10, mas essa atualização ainda não tem muitos detalhes revelados no momento.Faz um bom tempo que o Android...

Motorola pode estar pensando em lançar um modo Desktop para seus telefones Android

Tudo indica que a Motorola pode estar pensando em lançar um modo desktop para seus telefones equipados com o sistema Android.Novidade surgiu em um...

WhatsApp recebe papel de parede personalizado para cada conversa

Finalmente o WhatsApp liberou o papel de parede personalizado para cada uma das suas conversas.O WhatsApp é um excelente aplicativo de mensagem para o...

YouTube começa a receber suporte 8K no Android TV

Nova versão do YouTube está trazendo suporte para a resolução 8K no Android TV, permitindo que alguns aparelhos possam reproduzir vídeos nessa qualidade.Atualmente o...

Windows 10 em 2021 talvez traga suporte para aplicativos de Android

A Microsoft está pensando em trazer suporte para aplicativos de Android no Windows 10, se acontecer, novidade pode chegar em 2021.Se essa ação for...

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui