Menu Privacidade do Android: Confira tudo o que você pode fazer

Privacidade Android

O Android 10 conta com um menu exclusivo para privacidade, agora iremos mostrar tudo o que você pode fazer com essa novidade.

Com o Android 10 foi lançado oficialmente e chegando aos poucos em novos aparelhos, podemos finalmente conhecer e utilizar as novidades do sistema

Quando foi revelado, ainda como Android Q, o Google já deixou claro que o Android 10 teria um grande foco na privacidade, com o lançamento do sistema podemos comprovar que isso realmente está acontecendo.

Menu Privacidade Android

Com os olhos na privacidade, além de melhorar o sistema em geral, o Google resolveu trazer um menu especialmente para essa função.

O menu Privacidade no Android 10 e 11 é a união de várias opções que tem relação direta com os seus dados e como eles estão sendo utilizados pelos seus aplicativos e pelo próprio telefone em si.

Todas as opções do Menu Privacidade do Android

  • Gerenciar permissões
Menu de Privacidade do Android

É a primeira e uma das mais importantes opções de privacidade, ela permite visualizar todas as permissões que foram permitidas e as que foram negadas para cada app.

Ao entrar em “Gerenciar permissões” o usuário terá que escolher o tipo de permissão que quer configurar.

Menu de Privacidade do Android

No exemplo, entramos em agenda, podemos ver que dois apps estão com permissão para acessar os dados e outros dois são negados, para mudar a permissão, basta apertar no app, na próxima tela você terá duas opções, “Permitir” e “Negar”, a primeira libera o app para acessar os dados e a segunda não deixa que os dados sejam acessados.

As permissões são a ferramenta mais essencial para proteger seus dados, então só dê permissões para aplicativos confiáveis.

  • Mostrar senhas

Essa opção permite mostrar os esconder os caracteres quando você precisar digitar uma senha.

  • Tela de bloqueio
Menu de Privacidade do Android

Quando o telefone está bloqueado, se chegar uma mensagem você pode selecionar se ela ficará visível ou não.

Existe três opções, a de mostrar as notificações normalmente na tela de bloqueio, a de mostra as informações apenas quando o telefone está desbloqueado e a última é para não mostra as notificações.

  • Preenchimento automático
Menu de Privacidade do Android

Aqui você encontrará suas senhas, cartões de créditos e endereços salvos, ao entrar nessa opção, é necessário selecionar uma conta do Google (se você tiver mais do que uma no telefone).

Na próxima página você irá encontrar opções para gerenciar sua conta, suas informações pessoais, endereções, formas de pagamentos e senhas.

  • Histórico de localização
Menu de Privacidade do Android

Você poderá selecionar se o Google pode salvar seu historio de localização, algo essencial para quem participa do Google Opinion Rewards é deixar essa opção ativada, mas para o restante dos usuários, a opção ativada ou desativada é por sua própria conta.

Nessa opção ainda é possível conferir os dispositivos que estão conectados na sua conta, como podem ver, no meu caso, tenho o mesmo aparelho três vezes, isso é normal quando você faz uma restauração de fabrica ou troca de ROM.

Menu de Privacidade do Android

Em “Gerenciar Histórico” é possível conferir os lugares que você visitou e até mesmos as viagens que fez.

  • Controles de atividade
Menu de Privacidade do Android

Nessa opção você terá uma tela completa que permite controlar individualmente os históricos que o Google tem acesso, por exemplo, do YouTube, atividades de voz e áudio, atividades na Web e de Apps e informações do dispositivo.

Você então pode selecionar o que quer permitir que o Google faça histórico, fica ao seu critério ativar ou desativar o histórico que preferir.

  • Anúncios
Menu de Privacidade do Android

Os anúncios do Adsense (são controlados pelo Google), conseguem rapidamente criar um perfil de interesse relacionado com os sites que vista e buscas que você realiza, se quiser, você pode desativar essa personalização de anúncios.

Se preferir, “Redefinir código de publicidade” irá mudar o seu código atual, assim as empresas não saberão que foi você que acessou um site ou fez aquela pesquisa em especial.

  • Uso e diagnósticos
Menu de Privacidade do Android

Essa é a última opção, com ela você pode permitir ou desativar o envio de dados para fins de diagnósticos, dados que ajudam a melhorar o sistema e aplicativos que você utiliza.

Resumo

Se a sua preocupação com seus dados é alta, o Android 10 e 11 trazem a ferramenta completa para seu uso, protegendo seus dados e compartilhando apenas com aplicativos que você confia.

Como podemos ver, o novo menu Privacidade é uma verdadeira central de controle, ela permite que você confira de perto aplicativos que podem ter acesso aos seus dados, podendo alterar cada uma dessas opções para compartilhar apenas os dados e permissões que você realmente quer.

Previous ArticleNext Article
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend