Android 10 é lançado: saiba as principais novidades e recursos

- Publicidade -

O novo Android 10 é lançado oficialmente, conhecido anteriormente como Android Q, finalmente conhecemos todas as suas novidades e recursos interessantes.

Em agosto o Google revelou que o Android Q seria chamada apenas de Android 10, o que irá facilitar para os usuários descobrirem que versão possuem.

Além do nome mais limpo, sem os nomes de doces, o sistema também está trazendo muitas novidades e suporte para as mais recentes tecnologias, vamos conferir:

Android 10

  • Nome

Essa é a primeira versão do sistema Android que está sendo liberada sem um nome de doce, apesar de muitas pessoas gostarem, o Google afirma que os nomes mais confundiam os usuários comum do que ajudava, então para deixar tudo mais simples, o Android Q agora é lançado apenas como Android 10.

Android 10 Logo
  • Suporte para rede 5G

O Android 10 é a primeira versão do sistema que chega com suporte para a rede 5G, isso significa que as fabricantes não precisam fazer nenhuma modificação, o próprio sistema irá descobrir se o aparelho tem essa tecnologia, se tiver, o usuário poderá utilizar normalmente.

  • Suporte para telas flexíveis

Os telefones flexíveis estão chegando ao mercado, as fabricantes já podem contar com o Android 10 parar trazer novidades únicas para os consumidores.

Huawei Mate X
- Publicidade -

Nos telefones dobráveis o Android 10 poderá funcionar com seu potencial máximo, inclusive com suporte aprimorado para a troca de tela, de tamanho da tela e multitarefa otimizada em tempo real.

  • Gestos

No Android 10 temos um grande foco nos gestos, eles permitem controlar o dispositivo sem os botões tradicionais do sistema, apenas realizando alguns movimentos na tela, mas se os usuários e fabricantes quiserem, podem ativar novamente os botões na tela.

  • Desempenho melhorado

O tempo de execução do Android (ART) também foi melhorada, o que traz um melhoramento na abertura de aplicativos, eles abrem mais rapidamente.

ART também traz otimizações para que o processador seja utilizado somente quando é necessário, assim diminuindo o gasto de energia e o consumo de bateria.

Android 10 ( Android Q Beta 3)

Já o ART Cloud traz a inteligência artificial para descobrir partes do aplicativo que precisa ser otimizada, o que no final permite ter aplicativos sempre com desempenho máximo.

Em jogos, a novidade é o suporte para a API Vulkan 1.1, suporte para Angle, que é uma camada de abstração gráfica compatível com o OpenGL, em resumo, isso significa que os jogos com Vulkan e OpenGL terão desempenho aprimorado e contarão com a capacidade de trazer gráficos de última geração.

  • Novos recursos

Tema noturno é um dos novos recursos mais esperado do Android 10, ele permite que os usuários selecionem se o sistema terá a cor tradicional branca ou a cor preta, que como o Google revela, é mais econômica em telefones com tela AMOLED.

As notificações no Android 10 estão mais interessantes, quando alguém te manda um endereço, você verá um botão para abrir o Google Maps no endereço indicado.

Notificações de bolhas viram um padrão no sistema, agora a notificação irá mostrar a foto da pessoa que enviou a mensagem e fica uma bolha na tela que facilita o acesso a mensagem, algo bem parecido com o que acontece com o Messenger do Facebook.

Android 10 Logo

O compartilhamento está mais rápido, compartilhar fica mais simples, a tela mostra o que será compartilhado, assim os usuários podem conferir o item mais uma vez antes de enviar para outras pessoas.

O Android 10 tem a capacidade de criar legendas ao vivo em vídeos que estão sendo visualizados, não importa se o vídeo está sendo visualizado dentro de um aplicativo, se precisar, o usuário pode fazer download do recurso por completo, então o usuário pode utilizar a novidade até mesmo sem internet.

Aplicativos estão ficando mais inteligentes, com o Android 10 eles terão um painel de configurações, por exemplo, se o app precisa de internet, ele irá mostra a configuração para ativar esse recurso, se precisar de NFC, uma tela aparece para ativar a função, tudo sem sair do aplicativo que você está utilizando.

Sistema está chegando com novos componentes que podem até mesmo serem atualizados na loja Google Play, isso significa que as atualizações podem ser liberadas mais rapidamente, trazendo maior consistência, rapidez e tudo isso sem precisar esperar uma grande atualização do sistema e nem precisar reiniciar depois da instalação.

Android 10 Logo

O Bem-estar Digital está melhor do que nunca, conta com modo foco que silencia apps, mas também conta com controle parental, que permite colocar um tempo limite de uso nos aplicativos do telefone dos seus filhos.

  • Câmera, áudio, vídeo e redes

As novas câmeras com sensor de profundidade são otimizadas no Android 10, os aplicativos podem solicitar uma imagem de profundidade dinâmica, mapa de profundidade e mapa de confiança, então é possível desfocar a imagem, criar uma imagem em 3D e criar uma foto em realidade aumentada.

O microfone possui a função zoom, o que permite capturar um som de um lugar mais especifico, então em uma filmagem é possível o usuário ou o aplicativo selecionar o microfone mais próximo do local selecionado para dar zoom, aumentando a captura do som naquele microfone mais próximo do alvo.

Novos codecs chegam ao Android, temos o conhecido HDR+, que irá mostrar sombra e luz dos vídeos mais fielmente, já o AV1 permite receber streaming de alta qualidade, mas consumindo poucos dados.

Android API

Para as redes temos como novidade o Wi-Fi com maior desempenho, assim a conexão é mais rápida, de baixa latência, o que é excelente principalmente para jogos e streaming.

Novas APIs também chegam ao Android 10 para o Wi-Fi, Bluetooth e rede, então temos uma maior segurança graças a MAC aleatórios, suporte para WPA3 e Enhanced Open, o que evita aplicativos e site descubram seus dados.

  • Segurança e Privacidade

Mais do que nunca o Google traz melhorias de segurança e privacidade para o sistema Android, o que é perfeito para quem quer se manter protegido e ter seus dados longe de aplicativos e usuários não autorizados.

Os usuários em configurações irão encontrar um menu de privacidade, nele você pode selecionar os aplicativos que possuem acesso a dados e que podem ver a sua localização, sendo possível remover essa permissão dos apps a qualquer momento.

Graças a uma sandbox privada, os apps estão mais seguros, os usuários terão que permitir explicitamente o acesso a imagens, arquivos de vídeos e de áudio, o que deixa seus dados protegidos e longe dos apps que não possuem sua autorização.

Malware Android

Aplicativos no novo Android só podem utilizar a sua localização se estiverem em uso, essa restrição foi feita para que os usuários não sejam rastreados a todo momento.

Os dispositivos também serão mais difíceis de serem identificados, o sistema conta com limitações para que seja mais difícil identificar itens como IMEI e número de série.

Todos os dados do Android 10 utilizam o protocolo TLS .13, que é o mais seguro e traz cerca de 40% mais velocidade para a transmissão dos dados.

Lançamento

A partir de hoje o Android 10 será liberado para os aparelhos da linha Google Pixel, o que inclui também os Google Pixel 2 (XL), Pixel 3(XL) e Pixel 3a (XL).

A atualização do Android 10 para esses aparelhos começar via OTA (no próprio aparelho) em algumas horas, já a imagem de fábrica já está disponível para ser baixada.

- Publicidade -

Últimas Notícias

Promoção Motorola One Action R$1.169

Novo Motorola One Action já está em promoção, telefone acaba de ser lançado e tem preço mais baixo. O destaque...

Surge possíveis especificações dos OnePlus 7T e 7T Pro

Rumores já indicam as especificações do OnePlus 7t e 7T Pro, os dois serão tops de linha com algumas poucas diferenças.

Compartilhar o Wi-Fi no Android 10 é bem simples e não precisa da senha

O Android 10 já foi liberado, um recurso interessante é o de compartilhar o Wi-Fi sem precisar passar a senha para o seu...

Promoção Moto G7 Power 64GB Lilás R$799

Moto G7 Power já está em promoção, com grande desconto fica mais acessível para quem está de olho no smartphone.

Nokia 9 PureView é testado no DxOMark e tem péssimo resultado

O Nokia 9 Pureview foi anunciado com cinco câmeras, mesmo assim, testado no DxOMark, o telefone tem um péssimo resultado pelo que era...

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Receba as novidades em seu E-mail!