O que é Projeto Treble e atualizações sem costura (partição A e B)

Pensando em trazer versões mais rápidas e seguras, o Google adicionou ao Android o Projeto Treble e atualizações sem costuras (partição A e B) que iremos conhecer em detalhes a partir de agora.

Esses dois recursos são utilizado apenas nas atualizações, tanto no sistema oficial, como nos aparelhos das fabricantes e até mesmo nas ROMs personalizadas, ou seja, estão disponíveis para o uso em geral das empresas e desenvolvedores que querem utilizar qualquer um dos dois itens.

Projeto Treble

Esse é o esforço mais recente do Google para trazer atualizações mais rápidas do sistema para o Android, a intenção é que novas versões sejam liberada em pouco tempo e alcancem o maior numero de pessoas.

  • O que é Projeto Treble

É a divisão do sistema Android para melhorar o tempo de atualizações, a partir do Android 8.0 Oreo, todos os aparelhos de fábrica com o sistema precisam ter o recurso ativado.

Android O Proejto TrebleO sistema agora fica separado o que permite que as atualizações sejam feitas apenas nessa parte, deixando o resto funcionando normalmente.

  • Como funciona o Projeto Treble

Como falamos, o Projeto Treble (Project Treble) chega para dividir o sistema em várias partes diferentes, o Android chega em três partes, temos a dos aplicativos e drives, do sistema e das personalizações da fabricante.

Android O Proejto TrebleEntão as fabricantes podem atualizar apenas o sistema sem precisar fazer nenhuma alteração nas outras partes, ou seja, as atualizações se tornam mais rápidas e eficientes.

  • Qual a vantagem de aparelhos com Projeto Treble

A vantagem é que as atualizações do sistema em geral devem ser liberadas mais rapidamente, o mesmo acontece com as atualizações mensais de segurança que também são liberadas de forma mais eficiente e com maior velocidade.

  • ROM Projeto Treble

O Projeto Treble traz melhorias para todo o ecossistema do Android, inclusive para as ROMs, como o sistema fica separado, os desenvolvedores podem utilizar essa parte para criar ROMs para diversos aparelhos, mas também podem adicionar o recurso para trazer atualizações mais rápidas para as suas ROMs, algo que já está acontecendo com a Lineage OS e outras.

Atualizações sem costura (partição A e B)

  • O que é atualização sem costura (partição A e B)

Introduzido desde a chegada do Android Nougat, a atualização sem costura (partição A e B) também conhecida como Seamless, foi adicionada ao sistema para trazer aos usuários mais segurança e maior velocidade ao atualizar o Android.

Os aparelhos precisam ter duas partições, elas são conhecidas como A e B, uma é do próprio sistema e a outra é dedicada apenas para as atualizações.

MI A1 SeamlessAs atualizações acontecem da mesma forma que em um PC com Windows, elas serão baixadas automaticamente, mas o destaque é que a instalação começa com o aparelho ainda ligado.

  • Como funcionam atualizações sem costura (partição A e B)

O funcionamento é bem simples, o Android começa baixar a atualização, logo depois ela é instalada em segundo plano.

Quando o processo de instalação estiver terminado, o Android irá pedir para reiniciar para terminar o processo de atualização, como já foi instalada boa parte da nova versão, o restante é bem mais rápido e o usuário fica com o telefone ocupado por pouquíssimos minutos.

  • Vantagens das atualizações sem costura (partição A e B)

A maior vantagem é a segurança, aparelhos com atualização sem costura (partição A e B) nunca param de funcionar, como existem as duas partições, se a atualização apresentar algum problema durante a instalação, o sistema simplesmente volta ao estado que estava antes do inicio da instalação.

Android atualizaçãoAlém da segurança de deixar o aparelho sempre funcionando, a atualização sem costura (partição A e B) também é mais rápida, já que ao reiniciar o tempo de completar a instalação é bem menor, como já foi boa parte da instalação feita com o aparelho ligado, o usuário fica pouco tempo com o telefone desligado.

  • ROM atualizações sem costura (partição A e B)

Assim como o Projeto Treble, os desenvolvedores de ROM podem adicionar as atualizações sem costura (partição A e B) em suas ROMs, assim os usuários podem aplicar as novas versões sem ficarem com medo de qualquer problema, e se acontecer algum defeito, o próprio sistema irá retornar a versão anterior.

  • Como saber se meu aparelho tem Projeto Treble e atualizações sem costura (partição A e B)?

Tudo o que você precisa é do aplicativo Treble Check, mesmo com seu nome, ele também consegue verificar se o aparelho tem suporte para atualizações sem costura (partição A e B).

Android logoO funcionamento é bem simples, você entra no aplicativo e pronto, já terá as informações se o seu Android tem suporte para o Projeto Treble e se tem suporte para as atualizações sem costura (partição A e B), no aplicativo essa atualização é chamada de “Atualizações Simples”.

Lembrando que o Projeto Treble foi implementado no Android 8.0 e superior, já as atualizações sem costura (partição A e B) chegaram ao sistema no Android 7 Nougat ou superior, então você precisará ter pelos menos a versão indicada para talvez ter um aparelho com um desses recursos ativados.

Baixe agora na loja Google Play:

Treble Check

Share This

About the author

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

View all articles by Marcos Gonçalves da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =