Pular para o conteúdo

Aprenda sobre burn-in na tela, como tentar resolver e evitar

Tela com burn-in

Hoje iremos falar sobre o burn-in na tela dos dispositivos, aprenda tudo sobre o assunto, como tentar resolver e claro, como evitar.

Atualmente com mais aparelhos utilizando AMOLED, esse problema está se espalhando, o que afeta celulares, tablets, televisores, monitores e mais.

O primeiro passo é aprender sobre o assunto, mais tarde, falaremos como tenta solucionar o problema e maneira de evitar.

O que é?

Burn-in na tela é conhecido como tela fantasma (ghosting na tela), que deixa uma imagem meio transparente de itens que estavam sendo mostrados anteriormente.

Galaxy TAb S6 Lite tela com burn-in

Esse problema acontece por causa dos pixels, que ao ficarem mostrando a mesma imagem por muito tempo, ficam irregulares, apresentando algo que não existe, deixando na tela uma imagem que não está mais lá.

Como falamos, essa falha acontece principalmente em tela AMOLED, mas as telas com tecnologia LCD não estão totalmente livres, podendo ser afetadas da mesma forma.

Como acontece o burn-in na tela?

Galaxy S2 tela com burn-in

Acontece por imagens que são mostradas no mesmo lugar por tempo muito prolongando, assim criando uma marca meio invisível, por isso, também é chamado de tela fantasma.

Em TVs, o problema acontece nos ícones dos canais, hoje em dia eles são transparentes para evitar essa falha.

Mas normalmente isso acontece principalmente ao ver noticiários e jogar games, já que normalmente os ícones ficam parados no mesmo lugar, sem mudanças de posição.

Já em dispositivos móveis como tablets e celulares, o burn-in na tela acontece principalmente pela barra de status, que mostra hora, bateria e outros, e na parte inferior da tela, isso se estiver utilizando os botões virtuais.

Para a tela realmente ser afetada, ela precisa ficar muitas horas ligada mostrando a mesma imagem ou ícone.

OLED é mais suscetível a ter problemas, mas LCD também pode ter

Como já falamos, as telas com tecnologia LCD são as que menos possuem chances de apresentar essa falha, mas elas podem ser afetadas de qualquer maneira.

O cuidado é maior com as telas com OLED, o que inclui AMOLED, que podem mais facilmente terem esse tipo de problema.

Em todo caso, com o uso correto e com algumas proteções, será mais difícil ter uma tela fantasma.

Fabricantes utilizam recursos para o problema não aparecer

Tela com burn-in

Como já é um problema conhecido, as fabricantes possuem recursos para o burn-in não aparecer em suas telas, algo que ajuda a falha não acontecer rapidamente.

Para essa tarefa, existe uma proteção contra burn-in na tela, o que ajuda a evitar ter essas imagens retidas para sempre.

A solução é bem simples, de tempo em tempo, faz uma pequena movimentação dos ícones, colocando-os de um lado para o outro, assim eles nunca ficam muito tempo parados em uma única posição.

Como falamos, a solução é bem simples, mas muito eficiente, alguns jogos utilizam o mesmo recurso para que o display não fique marcado com a retenção da imagem por causa do seu painel que está sendo mostrado.

Consigo resolver?

Já iniciamos falando que o ghosting na tela não é algo fácil de ser corrigido, já que uma vez que o burn-in surge na tela, o problema dificilmente é removido.

Mas claro, que você pode fazer algumas ações para tentar resolver se está sofrendo de tela fantasma.

Em TVs, você pode utilizar a opção de atualização de pixel, que irá estimular os pixels para ver se some as imagens que ficaram retidas, mas nem todos os modelos podem ter essa opção.

Em celulares e tablets, é mais fácil ir ao YouTube e pesquisar um vídeo para “Fix Pixel”, tente deixar o vídeo rodando no brilho máximo por uns 15 minutos ou mais, não é recomendado ficar assistindo, já que muitas cores são mostradas.

Se a imagem fantasma ainda insistir em ficar na tela, a solução deverá ser a troca da tela, algo que necessita uma assistência técnica.

Como se prevenir?

Galaxy S8 tela com burn-in

Como todo problema, você pode fazer algumas ações que irão te ajudar a se prevenir do burn-in na tela do seu telefone, tablet, monitor ou televisor.

O primeiro passo é o brilho, maior é o brilho, mais chance de ghosting na tela, outro item que impacta é o alto contraste, então deixe no mínimo, mas que seja o suficiente para você conseguir enxergar sem problemas.

Não fique jogando e assistindo conteúdos com ícones parados por muito tempo, a recomendação é de visualizar conteúdo dessa forma por 2 horas, e depois dar um descanso para a tela, assistindo outra coisa ou até mesmo desligando.

Algo muito importante, é que se você não está assistindo, desligue a tela, isso vale para todos os tipos de tela, isso também evita a falha.

Agora você já sabe o que é burn-in na tela, como tentar consertar e modos de evitar

Redmi Note 13 Pro 4G

Com o conhecido adquirido, agora você sabe o que é o burn-in na tela, ficando ciente que poucas vezes é possível consertar a retenção da imagem da tela.

Mas de qualquer forma, é possível seguir as dicas para evitar ter problemas de tela fantasma, que também é conhecido como ghosting na tela.

Falando em display, ainda temos dicas para tentar resolver o problema de listras na tela e para utilizar a tela e flash da câmera para notificações.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *