LineageOS 15.1 começa a suportar atualizações Seamless, Moto Z2 Force é o primeiro

ROM LineageOS 15.1 tem atualizações Seamless, primeiro aparelho suportado é o Moto Z2 Force.

Atualizações Seamless surgiram com o Android Nougat 7.0, mas somente com o Android 8.0 Oreo que começou a ser utilizado por alguns fabricantes.

Para quem não conhece, atualizações Seamless, são conhecidas como sem costura, essa tecnologia exige que o dispositivo tenha duas partições, uma para o sistema tradicional e outra especialmente para atualizações em segundo plano.

Essa atualização funciona basicamente como no computador, o sistema Android baixa as atualizações mais recentes e começa a fazer a instalação em segundo plano, assim que termina, será necessário reiniciar o aparelho, algo que faz o aparelho ficar pouco tempo ocupado e melhora e muito a velocidade da instalação da atualização.

Moto Z2 Force

Outro grande destaque é que essa atualização Seamless também possuem um recurso de segurança, ele entra em ação quando uma atualização do sistema falha, quando isso acontece, ele tem a capacidade de reverter as modificações e deixar o sistema como era antes do início do procedimento da instalação da nova versão do sistema.

Claro que como muitos recursos opcionais para aparelhos que eram atualizados para o Android Nougat, muitas fabricantes resolveram não apostar nessa novidade, já que iria exigir um reparticionamento da memória, algo que as muitas empresas acharam arriscado fazer, pois poderiam fazer os usuários perder dados e terem outros problemas.

Mas agora a LineageOS 15.1 está apostando nas atualizações Seamless, que tem tudo para trazer benefícios enorme para os usuários da ROM personalizada.

Na LineageOS 15.1 com suporte para atualizações Seamless, os usuários poderão atualizar o sistema sem maiores problemas, a segunda partição irá conseguir fazer backup dos GApps, do root e de outros itens, então em caso de problema, o sistema irá reverter para a versão anterior.

Inicialmente a ROM LineageOS 15.1 com suporte para Seamless estará disponível para o Moto Z2 Force hoje, mas não deve demorar para que essa mesma versão com esse recurso também seja lançada para os aparelhos Pixel, Pixel 2, Essential Phone e Xiaomi Mi A1.

Como podemos ver, as ROM de terceiros aos poucos estão evoluindo e aproveitando muito bem as novidades do sistema Android, inclusive temos que citar o Projeto Treble (também disponível na Lineage OS 15.1) que deu uma grande ajuda aos desenvolvedores de ROM.

A página do Moto Z2 Force da LineageOS 15.1 ainda não está no ar, mas deve ser liberada ainda hoje se não aparecer nenhum problema que possa atrasar o lançamento.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Mais recentes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

Notícias

Europa quer telefones com carregador único e bateria removível

Europa está planejando que telefones cheguem com carregador único e bateria removível, algo que poderá ajudar principalmente os consumidores. Já faz...

Site Sony Mobile não existe mais, mas fabricante anuncia Xperia L4

Xperia L4 acaba de ser anunciado, ao mesmo tempo que site Sony Mobile não existe mais, algo que já era até meio que...

Confira recursos importantes do Android 11 que não foram revelados pelo Google

Nesse ano o Android 11 em teste já está liberado, mas como sempre acontece, temos recursos que não foram revelados inicialmente pelo Google.

Quer receber as notícias mais recentes?

Basta cadastrar seu e-mail em nossa newsletter que enviaremos as novidades todos os dias que elas surgirem.