quinta-feira, julho 9, 2020

HarmonyOS: sistema está pronto para telefone, Huawei P40 será o primeiro

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Huawei utilizou a IFA 2019 para revelar que o sistema HarmonyOS está pronto para telefones e que o primeiro será o Huawei P40.

Com a Huawei entrando na lista de empresas proibidas de negociar com empresas que possuem tecnologia dos EUA, a fabricante está mudando completamente a forma de agir, tudo para se manter no mercado e conseguir manter os consumidores atuais.

Já sabemos que o Huawei Honor Mate 30 não foi certificado para o Android, então ele será laçando inicialmente sem a loja Google Play, o que na pratica não faz diferença para a China (serviços do Google são proibidos na região), mas é um grande problema para a sua versão internacional, principalmente pela falta da loja Google Play.

Mas a Huawei está de olho no futuro, já conta com suporte e um plano B caso a proibição dos EUA continue mais tempo do que o desejado.

HarmonyOS

HarmonyOS Huawei

É o sistema da Huawei, o HarmonyOS foi anunciado como compatível com vários dispositivos, o que inclui, relógios inteligentes, dispositivos internet das coisas, tablets e smartphones.

Isso significa que os aplicativos irão funcionar de maneira única em todos os aparelhos, mas também se mostra eficiente em compatibilidade, já que muitos aparelhos estarão com a mesma versão do sistema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O melhor é que o HarmonyOS é compatível com todos os aplicativos para o Android, então os usuários poderão utilizar seus apps de Android sem maiores problemas no novo sistema da Huawei.

HarmonyOS pronto para telefone

HarmonyOS da Huawei

A Huawei sempre evitou falar do HarmonyOS como um sistema para telefones, mas já avisou que se continuar proibida de usar os serviços do Google irá utilizar o sistema no lugar do Android.

Mas agora o Richard Yu, CEO da Huawei, utilizou a IFA 2019 para revelar que a empresa tem uma grande parceria com o Google, mas como está proibida de negociar com empresas dos EUA, o que no final não permite utilizar a loja Google Play e outros serviços do Google em seus novos aparelhos, ele afirma que se isso não mudar, a Huawei terá novos telefones vindo com seu sistema próprio e o HarmonyOS Mobile Services (pacote de serviços da Huawei concorrente do Google Play Services).

O CEO também afirmou que o HarmonyOS está pronto para uso em telefones inteligentes, mas que a empresa ainda não está utilizando no momento, em grande parte pela espera da resposta final dos EUA.

Se a resposta demorar demais ou for negativa, a intenção da fabricante é utilizar o HarmonyOS o mais rápido possível.

Huawei P40 primeiro com HarmonyOS

HarmonyOS Huawei

Richard Yu revelou que o Huawei P40 será o primeiro telefone da empresa com o sistema HarmonyOS, ele será lançado em março de 2020, na pratica, na China a mudança não será muito relevante, como falamos, os apps do Google são proibidos pelo governo, mas temos que acompanhar o que a empresa irá fazer com o aparelho em sua versão internacional.

Sendo a segunda maior fabricante de smartphone de planeta, a Huawei e o HarmonyOS podem se tornar um concorrente de peso para o Google e o Android, o que pode acabar sendo interessante para o mercado mundial, que está quase que por completo sendo dominado pelo Android e que possui concorrentes atuais bem inferiores em muitos sentidos.

De qualquer modo, temos que fazer igual a Huawei, esperar até novembro para saber o que o governo dos EUA irá decidir, dependendo da resposta, a fabricante poderá continuar a utilizar o Android normalmente ou investir pesado no HarmonyOS.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Velvet UI, nova personalização da LG chegará aos LG G7, G8, LG V35, V40 e V50

A LG revelou que a personalização Velvet UI chegará aos LG G7, LG G8, LG V35, LG V40, LG V50 e LG...

Atualizações do sistema estão mais rápida do que nunca, Android 10 supera anteriores

Google revelou que as atualizações do sistema estão mais rápido do que nunca, o Android 10 conseguiu superar e muito as versões...

Rumor indica que telefones da Samsung podem chegar sem carregador no futuro

Samsung está pensando em retirar carregador da caixa dos telefones no futuro, isso é que um novo rumor indica.

OnePlus Nord: smartphone intermediário será apresentado em 21 de julho

Fabricante revelou que o OnePlus Nord, telefone intermediário será apresentado oficialmente em 21 de julho. A OnePlus é conhecida...

Samsung revela data da apresentação do Galaxy Note 20 e surge novas fotos e vídeo

Galaxy Note 20 tem data de apresentação revelada pela Samsung, ao mesmo tempo, surge novas fotos e um vídeo do aparelho.

Interessantes para você

Atualizações do sistema estão mais rápida do que nunca, Android 10 supera anteriores

Google revelou que as atualizações do sistema estão mais rápido do que nunca, o Android 10 conseguiu superar e muito as versões...

Android Nearby Share, compartilhamento próximo de arquivo está em teste

Google revelou que Nearby Share, recurso de compartilhamento próximo de arquivos está em teste no sistema Android. A intenção...

Antivírus Microsoft Defender chega ao sistema Android

Microsoft revelou que o Microsoft Defender, antivírus da empresa, está chegando ao sistema Android, inicialmente em fase de teste e apenas para...

Números de telefones de WhatsApp aparecem em pesquisa do Google

Uma simples pesquisa no Google pode revelar números de telefones de usuários do WhatsApp, algo que não deveria acontecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui