HarmonyOS: sistema da Huawei para smartphone e outros dispositivos

- Publicidade -

Finalmente o sistema da Huawei é oficial, chamado de HarmonyOS, ele é preparado para smartphones e outros dispositivos tradicionais do mercado.

Com problemas com os EUA, a Huawei já tem sua carta na manga, o seu próprio sistema operacional multiplataforma para equipar variados dispositivos.

Sem saber o que poderá acontecer com o problema que está tendo em negociar com empresas dos EUA, a fabricante já está revelando seu sistema, que se for preciso, poderá substituir o Android no futuro.

HarmonyOS

Novo sistema HarmonyOS é anunciado oficialmente, os rumores indicavam que seu nome seria HongMengOS, e na verdade esse será o nome do sistema, mas apenas na China.

A Huawei diz que HarmonyOS foi desenvolvido para se adaptar aos diferentes dispositivos do mercado, então ele poderá ser encontrado em aparelhos internet das coisas, telas inteligentes, alto-falantes, televisores, dispositivos vestíveis e em smartphones.

Richard Yu, CEO da divisão Consumer Business Group da Huawei, revelou que HarmonyOS é completamente diferente dos sistemas Android e iOS, que ele chega com um microkernel com arquitetura segura, confiável e que quer trazer uma experiência unificada em qualquer aparelho.

Destaques HarmonyOS

  • Experiência do Usuário

O primeiro foco da Huawei no HarmonyOS foi na experiência do usuário, o sistema foi desenvolvido para que funcione praticamente da mesma forma em dispositivos diferentes, então tudo irá funcionar conforme a limitação do aparelho, mas a experiência e a interação serão basicamente a mesma, apenas com a diferença entre tamanhos de telas, e outros hardwares.

HarmonyOS Huawei
  • Código aberto
- Publicidade -

O sistema será de código aberto, igual o Android, isso permite que as fabricantes possam usar o HarmonyOS de forma gratuita em seus aparelhos.

Os fabricantes e desenvolvedores podem criar as suas ROMs da maneira que quiserem, então poderão fazer modificações e otimizações únicas.

  • Compatibilidade com aplicativos Android

O novo HarmonyOS é totalmente compatível com os aplicativos existentes do sistema Android, isso é uma grande notícia para os usuários que poderão utilizar os apps atuais e para os desenvolvedores que precisaram fazer apenas alguns ajustes para migrar os aplicativos de forma nativa, a Huawei fala que demora dois dias para portar os apps do Android nativamente para o novo sistema.

HarmonyOS Huawei
  • Velocidade

A arquitetura Microkernel do sistema é totalmente otimizada para baixa latência e segurança aprimorada, o kernel tem funções bem simplificadas, o que traz maior velocidade em geral.

A intenção é ter um sistema mais rápido que os concorrentes, para isso, HarmonyOS tem mecanismo de latência determinista, que consegue priorizar as tarefas e focar os recursos de hardware para essa função.

Inter Process Communication (IPC) também foi acelerada, nesse caso temos uma eficiência 5 vezes maior por instruções por ciclo.

Graça aos Huawei ARK, o sistema tem grande velocidade e sempre terá os aplicativos e o próprio sistema otimizados para rodarem na velocidade máxima.

HarmonyOS Huawei
  • Um aplicativo para todos os dispositivos

Tentando ajudar os desenvolvedores, o sistema HarmonyOS exige apenas um aplicativo para qualquer dispositivo, o próprio sistema faz a adaptação do app para funcionar corretamente no aparelho utilizado.

  • Segurança

O sistema foi projetado para ser o mais seguro possível, por isso, não permite acesso root, a fabricante fala que esse é um recurso que aumenta os riscos de segurança, em outros sistemas operacionais com base no Linux, então o melhor foi remover essa capacidade.

  • Resumo
HarmonyOS Huawei

Com a Huawei anunciado o sistema HarmonyOS, a empresa está mostrando que seu sistema tem grande capacidade de rodar em aparelhos diferentes, incluindo smartphones, então poderá substituir facilmente o Android, se em último caso não conseguir negociar com os EUA.

No fim desse anúncio, Richard Yu, ainda falou o seguinte:

 “No futuro, os dispositivos da Huawei serão baseados no HarmonyOS”.

O que não deixa dúvida, a empresa deve apostar pesado no próprio sistema e quem sabe, até mesmo deixar o Android de lado no futuro.

No momento, apenas a TV Honor Vision possui o sistema HarmonyOS, mas no futuro teremos diferentes aparelhos equipados com a novidade.

- Publicidade -

Últimas Notícias

Pixel 4 traz gestos para launcher de terceiros e debloqueio facial com olhos fechados

Os novos Google Pixel 4 traz finalmente os gestos de navegação para os launcher de terceiros e seu desbloqueio facial funciona até mesmo com...

Motorola RAZR 2019: evento de apresentação será em 13 de novembro

O novo Motorola RAZR 2019 pode ser apresentado oficialmente em 13 de novembro, convite já começou a ser enviado para alguns sites de tecnologia.

Leitor de digital da Samsung permite desbloquear aparelho sem digital cadastrada

Foi descoberta uma vulnerabilidade no leitor de digital da Samsung que permite desbloquear o aparelho mesmo sem a digital cadastrada.

Google Stadia no Google Pixel 2 e Pixel 4, controle compatível apenas via USB

Google Stadia será compatível com Google Pixel 2 e Pixel 4 no lançamento, controle Stadia será compatível apenas via USB em telefones.

Google Pixel 4 não conta com armazenamento ilimitado no Google Fotos

Novos Google Pixel 4 não possuem o armazenamento ilimitado no Google Fotos, algo que trazia um valor ainda maior para os aparelhos da linha.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Receba as novidades em seu E-mail!