Google começou a liberar os backups manuais dos dados do Android no Google Drive, o que é excelente para quem for comprar um novo telefone, ou quer manter uma cópia de segurança.

O Android por padrão já faz de forma automática alguns backups para que os usuários tenham os principais itens em qualquer telefone ou através do computador, um grande exemplo é a lista de contatos, que fica salva e pode ser visualizada na internet, mas também podemos citar as fotos salvas no Google Fotos.

Agora a novidade é que você pode fazer um backup manual dos seus dados do Android a qualquer momento utilizando o Google Drive, novidade perfeita para quem trocar de aparelho ou ter apenas uma copia extra de seus itens principais.

Anteriormente fazer backup do seu Android no Google Drive já era possível, mas sendo necessário alguns comandos adb, o que não é muito simples para muitas pessoas, por isso, não era tão utilizado e conhecido.

Google Drive backup manual dos dados do Android

Para ajudar todos os tipos de usuários, agora o Google Drive permite fazer backup do Android com apenas um toque, o que é bem simples e eficiente para qualquer tipo de usuário.

No Google Drive temos a informação dos itens que serão salvos se você fizer o backup, confira:

Backup manual do Android no Google Drive

Google Drive backup manual dos dados do Android

  • Aplicativos e dados dos apps (inclusive dos apps da fabricante)
  • Histórico de chamadas
  • Contatos
  • Configurações do dispositivo, o que inclui permissões de aplicativos, senhas de Wi-Fi, planos de fundo e apps selecionados para serem padrão
  • Fotos e vídeos (que são sincronizados com o Google Fotos)
  • SMS.

Como podemos ver, muita coisa é salva e pode ser recuperada em outro aparelho Android, mas lembre-se que em caso de dados de apps, os desenvolvedores que escolhem quais itens são salvos, então não é garantido que tudo será realmente salvo e que poderá ser restaurado da mesma forma no futuro.

Já para as fotos e vídeos, segue o mesmo esquema do Google Fotos, ou seja, imagem em alta qualidade são ilimitadas, imagens em tamanho original e vídeos irão consumir espaço da sua conta Gmail, no total você tem 15GB.

Quando ativar o backup poderá demorar alguns minutos para que tudo seja compilado e enviado para o Google Drive.

A restauração desses dados acontece de forma automática quando você troca de telefone, basta utilizar a mesma conta Gmail, por exemplo, no caso de um aplicativo, basta fazer o download do mesmo e de forma automática começará a restauração.

Como fazer backup do Android no Google Drive

Google Drive backup manual dos dados do Android

O primeiro passo é entrar no Google Drive, se não tem o app instalado ou se não estiver atualizado, utilize o link no final para se manter na versão mais recente.

Aperte nos três riscos no lado esquerdo do nome Meu Drive, logo depois selecione “Backups”.

Google Drive backup manual dos dados do Android

Na próxima tela escolha “Configurações de Backup” e ative o backup.

Se quiser, você pode fazer um backup agora mesmo, que irá começar a coletar os dados e no final irá enviar para o seu Google Drive.

Google Drive backup manual dos dados do Android

Pronto, depois que os dados são enviados você já pode fazer uma restauração no Android ou trocar de aparelho e ter os itens restaurados novamente, pelo menos aqueles que citamos na lista, os outros tipos de itens como documentos ainda exigem que você faça um backup manual.

Baixe agora na loja Google Play:

Google Drive

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here