Facebook Messenger no Android 11 abandona suas notificações em forma de bolhas

As notificações de bolha do Facebook Messenger são abandonas no Android 11, sistema conta com melhorias e novidade que serão utilizadas como alternativas.

O Android 11 Beta ainda não foi lançando, mas acabou vazando sem querer, o que revelou até mesmo um menu para controlar as notificações em forma de bolhas.

Algo que o Facebook irá utilizar muito bem no seu Messenger, aproveitando um recurso nativo do sistema Android.

Facebook Messenger abandona suas próprias notificações em forma de bolhas no Android 11

Algo que sempre chamou a atenção no Facebook Messenger foram as suas notificações, que aprecem na tela em forma de bolhas, assim permitindo conversar com as pessoas sem precisar sair do aplicativo que está utilizando e sem a necessidade de acessar o Facebook Messenger para responder as pessoas.

Facebook Messenger Android 11 notificações em forma de bolhas

Mas esse recurso foi criado pelo próprio Facebook, para trazer uma melhor usabilidade para seus usuários e deixando tudo mais fácil na hora de se comunicar com muitas pessoas ao mesmo tempo, já que cada bolha mostra a cara de quem está enviando a mensagem.

Android 11 possui suas próprias notificações em forma de bolhas

O sistema Android 11 ainda está no Preview 4, mas ela já traz uma nova Bubbles API, a nova API permite que os desenvolvedores de aplicativos possam trazer notificações em forma de bolhas.

Android 11 notificações em bolha

Então sem precisar de nenhum trabalho extra, principalmente os aplicativos de mensagens podem utilizar as notificações em forma de bolhas para que os usuários consigam ter uma melhor multitarefa e não tenha que entrar no app toda vez que precisam responder uma nova mensagem recebida.

Facebook Messenger utilizará notificações em bolhas do Android 11

Com o Android 11 com sua própria API para notificações em bolhas, o Facebook resolveu fazer o Messenger utilizar a novidade e deixar de lado o seu próprio recurso de notificação.

Mas como a Bubbles API é exclusiva do Android 11, o Facebook Messenger em versões do Android 10 ou anteriores, ainda irá utilizar as suas tradicionais notificações em bolhas para ajudar os usuários a conversarem sem maiores problemas, ou seja, quem tem um telefone com o sistema Android 10 ou anterior, ainda continuar a utilizar o Messenger da mesma forma tradicional.

Usar a API oficial do Android em tese deve trazer maior desempenho, menor consumo de bateria e melhor estabilidade para o Facebook Messenger, já que o próprio sistema será o responsável pelas notificações no Android 11.

Resumo

No Android 11 o Facebook Messenger irá abandonar as suas notificações em forma de bolhas para utilizar a própria API do sistema que também permitem utilizar notificações em bolhas.

Para as versões anteriores do sistema nada muda, o Facebook Messenger continuará utilizando as notificações próprias no formato de bolhas que eles mesmo desenvolveram.

Lembrando que o Facebook já está liberando a transferência de fotos e vídeos para o Google Fotos, algo bem simples de ser fazer e assim manter seu conteúdo sempre a salvo.

Via: XDA

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui