Android 11 Preview 1: suporte 5G, telas, melhorias para streaming e mais

Android 11

O Android 11 acaba de ser lançado em Preview 1, que é a primeira versão de teste do sistema, novidade traz suporte aprimorado para 5G, telas, novas melhorias para streaming e muitas inovações.

A intenção do novo sistema é ser utilizado pelos desenvolvedores e não é para uso diário, ela chega para que os desenvolvedores conheçam as novidades antes e possam adaptar os seus aplicativos para rodar no sistema.

Como uma evolução do Android 10, o novo Android 11 chega com muitas melhorias importantes, mas ainda é chamado de Android R nessa versão de teste.

Android 11 Preview 1 novidades

Melhorias na experiência 5G

O 5G será ainda melhor no Android 11, a rede ainda não está disponível no Brasil, mas em outros países do mundo a rede já é bem utilizada pelos consumidores.

Android 11

Novo sistema conta com uma nova API que consegue verificar a sua conexão, que ser for boa, irá oferecer uma maior resolução e qualidade para seus conteúdos que necessitam da rede, curiosamente essa API também saberá quais operadoras estão oferecendo 5G de verdade.

Ainda falando em rede, mais uma API foi lançada para conseguir estimar a largura de banda, se o modem oferecer suporte, você terá uma visão real do que está sendo consumido em seu pacote de dados, se o modem não tiver suporte, ainda poderá visualizar uma estimativa padrão para a conexão.

Tela

Galaxy S20

Em sua primeira versão de teste, o Android 11 traz suporte para as mais recentes telas, então traz suporte para buracos na tela e para as telas que continuam na borda dos telefones (telas com borda curvadas), esses dois itens podem ser vistos nos Galaxy S20 e Galaxy Note 10.

Atualizações

Com o Android 10 conhecemos o Project Mainline, que agora foi melhorado no Android 11, agora as fabricantes possuem 22 módulos que podem ser atualizados diretamente na loja Google Play, algo excelente para manter o sistema mais seguro e atualizado sem precisar realmente trazer uma nova versão do sistema, mas é necessário um processador compatível com o recurso.

Melhorias para streaming

Com o serviço de streaming de jogos, Google Stadia, já lançado em alguns países e com o Stadia trazendo suporte para novos telefones, o novo sistema chega com recurso que podem aproveitar ainda mais essa novidade.

Google Stadia novos telefones

Android 11 tem por padrão um decodificador de vídeo de baixa latência, isso significa que o primeiro quadro do fluxo é apresentado o mais rápido possível, o que diminui a latência em qualquer serviço de streaming em tempo real.

A baixa latência também chega ao HDMI, os desenvolvedores podem usar a nova API para solicitar o modo de latência baixa, o que irá funcionar como o modo jogo das TVs atuais, desativando o pós-processamento gráfico para diminuir a latência ao máximo.

Segurança

A segurança na biometria continua sendo dividida por fraco, forte e credencial de dispositivos, mas agora serão compatíveis com um maior número de aplicativos que poderão utilizar esse mesmo recurso.

A plataforma em geral recebe um maior foco em ver os aplicativos que contém erros de memória, algo que pode ser utilizado por pessoas mal-intencionadas para invadir aparelhos.

Qualcomm 3D Sonic Max

Aplicativos podem armazenar e trocar dados entre si de forma mais segura, o que permite que vários aplicativos tenham acesso compartilhado as mesmas informações.

Mas a grande novidade na segurança é que o Android 11 Preview 1 traz suporte para credencias de identidade, isso significa que você pode armazenar de forma segura seus documentos de identificação digitais que irão valer como documentos reais em alguns lugares do mundo.

Privacidade

O Android 11 é ainda mais seguro do que o Android 10, suas novidades são desenvolvidas para proteger seus dados a todo momento.

Android 11 notificação de permissão

Agora o sistema traz a opção “Apenas essa vez” para as permissões, ou seja, você pode autorizar a permissão para a sua localização para o app uma só vez, quando parar de usar o aplicativo e voltar a utilizar, o app terá que pedir novamente a permissão para continuar a ver a sua localização, como esperado, essa novidade será integrada para todos os tipos de permissões.

Conversas

A comunicação ainda está em foco no sistema Android 11, que conta com melhorias nas conversas, usuário podem encontrar seção de conversas nas notificações, as mensagens podem ser mostradas em forma de bolhas na tela, o que aumenta a sua multitarefa, outra novidade é a capacidade de imagens em respostas diretamente nas notificações, incluindo a capacidade de copiar e colar uma imagem.

Imagem e câmera

Sistema chega com decodificador e renderizador de arquivos HEIF, que podem substituir arquivos GIF, já possuem maior qualidade e menor tamanho em geral, o que acaba afetando o tamanho dos aplicativos em geral.

Outra novidade para diminuir o tamanho dos APK é o novo decodificado de imagem nativa, que irá funcionar com imagens JPEG, PNG e WebP, assim deixando os aplicativos mais rápidos e menores, já que não precisarão de bibliotecas externas para funcionarem.

Motorola RAZR

A captura da câmera agora pode ser silenciada, então utilizando a câmera, os usuários não serão surpreendidos por toque de notificações, vibração, alarmes enquanto o aplicativo de câmera estiver ativo.

Os efeitos de desfocar da câmera foram melhorados, em câmeras compatíveis é possível ter etiquetas de metadados que fornecem uma imagem de alta qualidade em fotos e até mesmo em vídeos.

Outros

Em sua versão Preview 1, o Android 11 traz melhorias para os desenvolvedores na rede neural, novidades na conectividade e um melhor suporte para as redes em geral

O grande destaque é que o Google revela que o Android 11 estará com suas API estáveis no início de junho, o que permitirá que os desenvolvedores utilizem as novas APIs e SDK ao máximo para suportar o novo sistema sem maiores problemas de compatibilidade.

Android 11 Preview 1 liberado

O Android 11 Preview 1 já está liberado para os telefones da linha Pixel 2, Pixel 3 e Pixel 4 na página de desenvolvedor do site do Android, mas o Google revela que em breve irá liberar imagens GSI, que são imagens genéricas do sistema e que permitem criar ROM para diversos aparelhos.

Previous ArticleNext Article
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend