Drives de GPU estarão chegando ao Android na loja Google Play em breve

Snapdragon Qualcomm logo

Qualcomm revelou que drives de GPU para o sistema Android já é algo real e que deverá chegar na loja Google Play em breve.

O Google está trabalhando com a Qualcomm para que deixar os drives de GPU sejam atualizados via Google Play, ou seja, como fossem um aplicativo comum.

Agora a novidade é que o recurso já está pronto e deve ser liberado para alguns aparelhos para ver como tudo irá funcionar na vida real.

Drive de GPU atualizável na loja Google Play

Desde o Android O (Android 8), Google vem trabalhando em atualizar drives no sistema Android utilizando a loja Google Play.

Redmi K30 Pro e Redmi K30 Pro Zoom

Conhecido também como Projeto Mainline, as atualizações modulares chegaram no Android 10 de vez e se manterão nas novas versões do sistema, como o Android 11.

Algo que ficou ainda mais próximo quando a Qualcomm revelou os Snapdragon 865 e Snapdragon 765 serão os primeiros com suporte a esse novo recurso.

Ontem a Qualcomm trouxe mais novidades, falou que as atualizações de drive da GPU estão praticamente prontas e devem ser liberadas em breve.

Outra novidade é o Android GPU Inspector (Inspetor de GPU), que foi lançado para os desenvolvedores, que é uma nova ferramenta de criação de perfil gráfico, esse recurso permite que os desenvolvedores de jogos possam analisar os games com a GPU Adreno e criar otimizações para os jogos.

Android GPU Inspector ainda permite que os desenvolvedores do Google e Qualcomm deem feedback sobre melhorias que serão incorporadas nas atualizações da GPU, que depois de testes, serão liberadas aos consumidores utilizando a loja Google Play.

Melhorias com atualizações de drive de GPU no Android

Nokia 5.3

Claro que teremos muitas melhorias com essa novidade, as atualizações de drive de GPU no Android chegam como os drives de vídeos de computador, ou seja, são liberadas para corrigir problemas e trazer maior desempenho em jogos, principalmente nos mais recentes e nos que os desenvolvedores utilizam o Android GPU Inspector.

Para você ter ideia de melhorias, a própria Qualcomm fala que o Google foi capaz de descobrir uma oportunidade de otimização que salvou um jogo em 40% na utilização da GPU.

Uma menor utilização da GPU para o consumidor é facilmente vista em menor consumo de bateria e gráficos mais suaves nos jogos.

Outra grande melhoria é que não será mais preciso esperar uma atualização do sistema, os drives estarão disponíveis como um aplicativo tradicional, sendo possível atualizar rapidamente e aproveitando as melhorias de forma simples.

Atualizações para drive de GPU em breve

Asus ROG Phone 2

No momento nem o Google e Qualcomm revelaram uma data exata para que as atualizações para os drives da GPU sejam liberadas na loja Google Play, mas isso acontecerá em breve.

Outro detalhe é que inicialmente apenas os Pixel 4, Pixel 4XL, Galaxy Note 10 e Galaxy S10, mas outros telefones receberão a novidade no futuro.

Lembrando que os Galaxy Note 10 e Galaxy S10 são apenas os modelos com processador Snapdragon, no Brasil eles são vendidos apenas processador Exynos, que não receberão esse recurso, pelo menos, não inicialmente.

Via: Qualcomm

Previous ArticleNext Article
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend