Atualizações modulares começam a funcionar graça ao Projeto Mainline, que permite o Android Q Beta se manter atualizado utilizando a loja Google Play.

Em abril descobrimos que o Android Q poderia utilizar a loja Google Play para se manter atualizado, algo que realmente se tornou verdadeiro.

Já com o Android Q Beta 3, o Google deu maiores detalhes sobre como o sistema iria utilizar a loja do Android para se manter sempre atualizada.

Confira celulares em oferta na Amazon

Agora o Projeto Mainline (Principal) traz atualizações modulares para o Android Q Beta, recurso foi ativo e alguns usuários receberam a primeira atualização do tipo.

Android Q Projeto Mainline

Os usuários do Android Q Beta foram pegos de surpresa, com uma reinicialização de sistema automática que aconteceu sem qualquer intervenção do usuário, mesmo se o dispositivo estava sem uso ou sendo usado, ao ligar novamente, o aparelho apenas mostra uma mensagem na barra de notificações:

“Seu dispositivo foi reiniciado para testar uma atualização”.

Logo acima dessa mensagem podemos ver escrito “Mainline software update”, indicando que o Projeto Mainline entrou realmente em ação e fez uma das suas primeiras atualizações de teste.

Para quem não sabe, o Projeto Mainline é uma nova forma de manter o sistema, usuário e dispositivos mais seguros, tudo utilizando apenas a loja Google Play para distribuir mais rapidamente as atualizações.

Android Q Projeto Mainline

Projeto Mainline chega com a capacidade de atualizar componentes internos específicos do sistema, sem precisar de uma atualização completa como é atualmente e tudo em segundo plano, a instalação é concluída na próxima inicialização do aparelho.

Compre smartphones e celulares na Amazon

Isso significa que o sistema sempre terá as mais recentes melhorias, correções de erros e mais, para o usuário isso significa que terá atualizações mais recentes, melhor segurança, privacidade e consistência no sistema em geral.

As empresas podem utilizar a novidade para otimizar e proteger o sistema Android em precisar criar uma atualização completa do sistema.

Android Q Projeto Mainline

Claro que o Projeto Mainline também traz melhorias para os desenvolvedores, com uma consistência maior e todos os aparelhos com Android Q ou superior sempre atualizados, os desenvolvedores só precisam se com seu app ou jogo em si, já que todos os aparelhos sempre estarão rodando as mais recentes partes do sistema, o que traz maior compatibilidade, velocidade e recursos para todos.

O Android Q e o Projeto Mainline estão em fase de teste, mas o Google já revelou que está trabalhando com as fabricantes para conseguir trazer o recurso de fábrica nos dispositivos compatíveis.

Via: Reddit

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here