Android P Preview 1 é lançado, tem suporte para telas com recorte, para vídeos HDR, notificações aprimoradas e mais

Novo Android P está sendo lançado em teste, primeira versão Preview já revela novidades que o sistema possui.

Inicialmente novo sistema está disponível para quem possui um smartphone do Google, mas futuramente pode aumentar o número de aparelhos suportados.

Android P Preview 1 é lançado, tem suporte para telas com recorte, para vídeos HDR, notificações aprimoradas e mais, confira as novidades da nova versão do sistema:

Android P Preview 1

  • Suporte para telas com recorte

Android P suporte para recorte na tela

Muitos aparelhos estão chegando com recorte no topo da tela, o novo sistema Android P já vem preparado para esses dispositivos, o que é excelente para os desenvolvedores, que poderão adaptar seus aplicativos para funcionarem corretamente em aparelhos como os Asus Zenfone 5, Oukitel U18, o possível OnePlus 6 entre outros.

  • Notificações aprimoradas para mensagens

Agora os aplicativos de mensagens contam com o visual MessagingStyle, que mostrar todas as conversas e seus participante nas notificações, o interessante é que agora será possível diretamente da notificação responder as pessoas utilizando fotos, anexar adesivos e até utilizar respostas inteligentes com a ajuda do Google Assistente.

  • Suporte para HDR VP9 Video

O sistema chega com suporte incorporado para HDR VP9 Video, o que irá permitir que aplicativos como o YouTube, Google Play Vídeos habilitem o recurso nos vídeos e aparelhos compatíveis.

A novidade também poderá ser utiliza em todos os aplicativos de vídeos, mas os desenvolvedores precisam adicionar suporte para esse recurso.

  • Melhor posicionamento interno utilizando Wi-Fi

Com suporte para o protocolo Wi-Fi IEEE 802.11mc, o novo Android permite que o dispositivo consiga ter uma localização com precisão de um ou dois metros em ambientes fechados, o que traz uma localização mais fina do aparelho, o Wi-Fi Round-Trip-Time (RTT) pode ser utilizado de muitas maneiras o que permite até mesmo melhorar a experiencia dos usuários em uma loja, Shopping e mais, mas com muita segurança já que apenas o seu aparelho tem a sua localização.

  • Multi-camera melhorada

Gionee s9

Os smartphones em sua maioria estão chegando com câmera duplas, o Android P irá ajudar quem possui um dispositivo assim, agora ele consegue acessar o fluxo simultâneo de duas ou mais câmeras.

Nos aparelhos com duas ou mais câmeras, você facilmente poderá usar recursos como o efeito boken (que desfoca uma parte da imagem), zoom sem costura, fundir as imagens da câmera de forma perfeita e mais.

Como melhoria as câmeras terão um atraso menor na captura, API para o flash, melhoria na estabilidade de imagens e efeitos especiais.

  • Melhorias de bateria

Bateria Android 6.0 Marshmallow Doze e Stand-by App

Assim como toda versão do sistema, o Android P chega com melhorias no gerenciamento de bateria, o Doze, App Stand-by e os limites em segundo plano para apps foram melhorados, o que no final deve trazer uma duração ainda maior de bateria a cada carga.

  • Rede Neural

No Android 8.1 Oreo a rede neural começou a ser introduzida no sistema, com o Android P a API foi aprimorada e traz novas operações, para quem tem um Pixel 2, a novidade é o novo drive Qualcomm Hexagon HVX que permite acelerar as repostas para essa rede em geral.

  • Segurança

Cadeado Segurança

Android P chega com diferentes melhorias de segurança, para pagamentos temos novas camadas de segurança, inclusive ela melhora a segurança quando estiver utilizando o NFC para pagar suas compras.

Temos uma nova interface padronizada para o sensor de digital, a nova API permite que a interface seja utilizada em todos os apps que os desenvolvedores quiserem.

As permissões para os aplicativos em segundo planos são limitadas, eles não podem gravar áudio, não irão tirar fotos e não terão acesso a alguns sensores do dispositivo quando não estão em primeiro plano.

  • Resumo

O novo Android P chega com melhorias, mas isso é apenas o começo, o Google promete que as novas versões de teste do sistema terão ainda mais novidades para os usuários e desenvolvedores.

Você pode conferir todas as novidades do sistema no site Android P Preview, lembrando que a imagem de fábrica está disponível para os Google Pixel, Google Pixel XL, Google Pixel 2 e Google Pixel 2 XL.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Mais recentes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

Notícias

Depois de um ano, Google explica problema da Huawei com loja Google Play

Faz praticamente um ano que começou os problemas da Huawei, que não pode utilizar Google Play, agora o Google explica o que realmente...

Loja de app da Huawei, é terceira no mundo, Facebook, Twitter em breve

AppGallery, loja de aplicativos da Huawei, conseguiu ficar em terceira no mundo, aplicativos como Facebook, Twitter e outros irão chegar em breve.

Europa quer telefones com carregador único e bateria removível

Europa está planejando que telefones cheguem com carregador único e bateria removível, algo que poderá ajudar principalmente os consumidores. Já faz...

Quer receber as notícias mais recentes?

Basta cadastrar seu e-mail em nossa newsletter que enviaremos as novidades todos os dias que elas surgirem.