quarta-feira, agosto 12, 2020

Como funciona o limite para aplicativos em segundo plano que economiza bateria no Android 8 Oreo

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das maiores novidades interna do Android 8 Oreo foi o limite para aplicativos em segundo plano, hoje iremos saber como ele funciona.

O Google em toda versão vem tentado diminuir o consumo de energia em muitos sentidos, por isso, a nova versão do sistema também chega com um novo recurso para ajudar nessa tarefa.

Como funciona o limite para aplicativos em segundo plano que economiza bateria no Android 8 Oreo, novidade é muito bem-vinda e irá mudar a forma como o sistema funciona para os apps que não estão sendo utilizado.

Como funcionam os aplicativos no Android

Android 8.0 Oreo

  • Primeiro plano

Vamos explicar como os aplicativos funcionam, existe dois modos, o primeiro é em primeiro plano, ou seja, quando você está utilizando ele na tela, quando usado dessa forma, o app é livre para fazer o que precisa e consumir a bateria normalmente.

  • Segundo Plano

Já o segundo modo é quando você alterna de aplicativo ou desliga a tela, ele é chamado de segundo plano, quando o usuário não está interagindo diretamente com o app, no Android 7 Nougat ou anterior, os aplicativos podem ficar funcionando para muitas tarefas como sincronização entre outros, mas ficando nesse modo, eles ainda estão consumindo bateria, mesmo que na maioria das vezes seja pouca.

Limite para aplicativos em segundo plano no Android 8 Oreo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Android 8.0 Oreo Bateria

Agora o Android 8.0 Oreo quer mudar essa situação e vem adicionando limites para os aplicativos que não estão sendo utilizados realmente pelos usuários.

Esse novo recurso foi muito bem pensado para ser efetivo e não atrapalhar as tarefas que os usuários precisam que fiquem abertas em segundo plano.

Funciona assim, você entra no Facebook, vê tudo o que precisa e, por exemplo, logo depois entra no navegador, a rede social estará em segundo plano, mas depois de um tempo, ela será colocada em hibernação, dessa forma o aplicativo não irá mais consumir bateria e nem atrapalhar no desempenho do aparelho em geral.

Mas o interessante é que recurso de limite permite que o aplicativo se ative em algum período, por exemplo, a cada 30 minutos para sincronizar as informações ou realizar outras tarefas, mas quando ele acaba de realizar os procedimentos, volta a hibernar.

Android 8.0 Oreo

Algo que também recebeu atenção foram algumas aplicações como os players de música, ninguém fica escutando música e fica olhando para a capa da música ou só fica no app, então o limite de apps em segundo plano sabe que esse tipo de aplicativo precisa ficar ativo mesmo quando estiver sendo utilizado no fundo, mas para fazer isso, o item precisa manter uma barra ativa nas notificações, que geralmente são utilizadas para avançar ou ver a música que está tocando.

Como benefícios, o limite de aplicativos em segundo plano traz uma grande economia de bateria, mas também traz uma melhoria na velocidade, já que não existirá apps de fundo gastando processamento do aparelho, então essa novidade é de grande uso para todos os dispositivos, ainda mais se ele for simples e não possui muito poder de processamento.

Resumo

Android O smartphone logo

O Android 8.0 Oreo é mais efetivo do que nunca para economizar bateria, os aplicativos de fundo são hibernados quando não usados, o que permite melhorar o tempo que o smartphone irá ficar ligado com apenas uma carga, mas ao mesmo tempo que o desempenho também fica melhor, já que não terá nenhum item em segundo plano consumindo recursos de forma desnecessária.

Ainda temos muitas novidades no Android Oreo, uma delas é que as fabricantes não podem fazer modificações nas melhorias de bateria, incluindo nos apps de segundo plano, mas também podemos citar a Proteção Reversa que não permite voltar a uma versão anterior do sistema, o que aumenta a segurança do sistema até mesmo quando perdemos o aparelho.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Google Pay: conheça o sistema de pagamento móvel por aproximação e como usar

O sistema de pagamento móvel por aproximação Google Pay é bem conhecido, mas muitos não sabem como utilizar e seu funcionamento.

Curiosidades sobre o Motorola RAZR flexível: modo retro, eSim e mais

O Motorola RAZR foi anunciado oficialmente, telefone conta com tela flexível e muitas curiosidades, como o modo retro, apenas eSIM e muito...

Rede 5G chegará em duas formas, conheça os padrões 5G NSA e 5G SA

A nova rede 5G já está sendo disponibilizada em algumas regiões, mas chegará de duas formas, os padrões 5G NSA e 5S AS...

Descubra como entrar no jogo oculto do Android 10

O Android 10 já é uma realidade, está disponível para alguns aparelhos, mas ele tem um jogo oculto, saiba como ativar.

DC Dimming: recurso para acabar com a cintilação da tela

DC Dimming não é muito conhecido, mas recurso que promete acabar com a cintilação da tela estará chegando em muitos aparelhos.

Interessantes para você

Atualizações do sistema estão mais rápida do que nunca, Android 10 supera anteriores

Google revelou que as atualizações do sistema estão mais rápido do que nunca, o Android 10 conseguiu superar e muito as versões...

Android 10 tem 8.2% do mercado, versões antigas ainda são as mais utilizadas

Aos poucos o Android 10 vai aumentando sua participação no mercado, mas as versões anteriores do sistema ainda são as mais utilizadas...

10 anos de Android: Google destaca alguns aspectos das versões

O Google esperou até o dia 22 de outubro para começar os 10 anos do Android, empresa aproveitou e destacou alguns aspectos importantes das...

Com proximidade do lançamento do Android P, Android 8 Oreo equipa 12.1% dos dispositivos

Android Oreo ultrapassa grande marca, agora equipa 12.1% dos dispositivos com o sistema, mas Android P já está perto de ser lançando. O sistema Android...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui