Google fez alguns testes que revela que tema escuro economiza bateria em tela OLED, algo que muitos já sabiam, mas que agora fica mais evidente.

Para realmente comprovar o fato, a equipe de desenvolvimento resolveu fazer medições se os temas claros e escuros realmente fazem diferença no consumo de energia das telas OLED e suas variações como as AMOLED da Samsung.

Se você não conhece, as telas OLED são na maioria das vezes compostas por vários pequenos LEDs RGB, cada um deles tem um LED vermelho, verde e um azul, assim basta variar o nível de iluminação de cada um para conseguir alcançar qualquer cor.

O Google verificou qual cor gasta mais, nas suas analise o LED que mais gasta energia é o azul, o vermelho é o que gasta menos, o verde gasta um pouco mais do que o vermelho, mas bem menos que o azul.

OLED gasto de energia das cores

Para deixar essa analise mais interessante para os usuários comum, a equipe de desenvolvimento do Android resolveu fazer uns testes mais práticos e que mostram um uso mais real.

Para o teste a equipe utilizou o YouTube que conta com o tema noturno, com um vídeo pausado e com o brilho em 50% o modo noturno conseguiu economizar 14% em relação ao tema tradicional branco, mas a surpresa é quando o brilho está em 100%, a economia subiu para 60%, ou seja, o tema noturno conseguiu economizar mais da metade da bateria.

OLED gasto de bateria em modo normal e modo noturno YouTube

Mas nesse testes fica claro que o tema noturno é bem eficiente quando o brilho está muito alto, já quando está mediano, ainda existe uma economia de energia, mas ela é pequena.

Essa economia de energia é exclusiva para telas OLED e sua variações, como as telas LCD se acedem por inteira, o modo normal ou noturno não faz diferença no gasto de bateria, somente a cor que irá mudar e o consumo será basicamente o mesmo.

No teste da tela OLED contra LCD a equipe de desenvolvimento do Android utilizou o Google Maps, no Google Pixel (AMOLED) o aplicativo com o tema normal consumiu 250mA, já no iPhone 7 (LCD) o gasto foi de 230mA, com o tema escuro temos o consumo de 92mA para o Google Pixel e o mesmo 230mA para o iPhone 7.

OLED vs LCD em gasto de bateria

No tema escuro o Google Maps no Google Pixel conseguiu uma economia de 63%, mas no iPhone 7 por utilizar uma tela LCD, o consumo de energia continuou o mesmo, apenas mudou a cor do app.

Com esses dados o Google assume que no passado foi um erro apostar no branco como cor principal para o Android, o que indica que isso pode mudar no futuro, quem sabe não teremos o Android Q assim como o Android 4.0 Ice Cream Sandwich que o tema era preto e que muitos sentem saudades até hoje, mas não existe nenhuma confirmação que algo desse tipo irá acontecer, mas ter uma tema padrão e um tema noturno para o Android é algo que começa a fazer muito sentido, principalmente para quem quer economizar bateria ao realizar as mesmas tarefas.

Via: Slashgear

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here