O Android Q Beta 5, que nem foi lançado, irá trazer melhorias nos gestos nos aplicativos, assim facilitando a vida dos usuários.

Atualmente temos o Android Q Beta 4, a versão do sistema já está trazendo a API oficial do sistema, assim os desenvolvedores podem começar a trabalhar e otimizar seus aplicativos funcionarem corretamente na nova versão.

Gestos no Android Q Beta 5 serão melhorados nos aplicativos, essa é a confirmação de Chris Banes, Android Developer Relations, a mudança é para otimizar e melhorar a usabilidade dos usuários do sistema.

Confira celulares em oferta na Amazon

A mudança é diretamente ligada ao melhor gerenciamento entre a navegação lateral e o menu de aplicativos.

Android Q Logo

No Android Q Beta 4, para voltar, é só preciso deslizar da borda do telefone para o centro, assim em alguns aplicativos esse gesto ás vezes pode sobrepor o gesto de abertura do menu.

Para evitar essa possível sobreposição nos aplicativos, o gesto de abrir o menu agora sofre um pequeno atraso no Android Q Beta 5, essa pequena modificação, agora exige que o usuário tenha que puxar o menu para acessar os itens que precisa, algo que pode ser visto no pequeno vídeo abaixo:

Essa mudança já é vista em algumas fabricantes, os usuários da Huawei são os que mais visualizam essa novidade, já que o sistema EMUI traz algo bem parecido há muito tempo.

O Android Q Beta 5 também irá trazer outra importante modificação, o bloqueio do gesto lateral agora é limitado para 200dp, anteriormente os desenvolvedores poderiam bloquear todos os lados, mas agora o sistema irá garantir apenas 200dp.

Outra novidade interessante, mas focada nos desenvolvedores, é que o emulador para Android, que está incluído no SDK, agora é mais versátil, ele permite instalar APK de forma bem simples, basta arrastar e soltar o APK para o emulador, pronto, a instalação começará e será concluída rapidamente.

Compre smartphones e celulares na Amazon

Por fim, o Android Q Beta 5 ainda não tem data de lançamento, mas não deve demorar muito para ser lançado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here