WhatsApp: como fazer backup, restaurar e apagar

WhatsApp

Fazer backup do WhatsApp é essencial para quem quer manter as conversas fotos e até vídeo, hoje iremos ensinar como fazer, restaurar e até apagar quando não quiser mais.

Quando trocamos de telefone ou quando é preciso fazer uma restauração, o backup é a melhor solução para manter seus principais itens, felizmente alguns aplicativos possuem suas próprias formas de fazer a copia dos dados.

Fazer backup no WhatsApp é algo muito simples que é essencial para quem quer manter todas as conversas sempre salvas.

WhatsApp backup, restauração e como apagar

Esses são os requisitos necessários para conseguir seguir os procedimentos:

  • Uma conta do Google válida (Gmail)
  • Google Play Services instalado (Android 2.3.4 ou superior)
  • Espaço livre no telefone para acomodar o arquivo antes que ele seja enviado para a nuvem.

Como criar Backup no WhatsApp

Entre no WhatsApp, aperte nos três pontinhos no topo direito superior, depois selecione “Configurações”, “Conversas”, “Backup de conversas”, na próxima tela iremos encontrar algumas opções:

  • Fazer Backup

Como o próprio nome diz, quando você aperta nesse botão o WhatsApp começa a reunir os arquivos para fazer seu backup e enviar para o seu Google Drive, esse procedimento pode ser mais demorado na primeira vez, mas nas outras vezes o aplicativo irá fazer apenas um arquivo complementar menor que contem apenas as mudanças mais recentes, mas lembrando que esse backup não é criptografado, por isso, as mensagens e arquivos não possuem essa proteção.

Configurações do Google Drive

  • Fazer backup no Google Drive

WhatsApp ganha backup de conversas para o Google Drive

Aqui você seleciona quando o aplicativo irá fazer o backup automático, basta escolher entre diário, semanal, mensal, apenas quando eu tocar em fazer backup ou nunca.

  • Conta

Essa opção é para você escolher para qual conta o backup será enviado, basta que seja um e-mail do Gmail ou você pode adicionar uma nova conta agora mesmo.

  • Fazer Backup em

Essa é uma configuração muito necessária, ela permite que você escolha qual rede é possível enviar o backup, temos duas opções, a primeira é somente Wi-Fi e a segunda é Wi-Fi e Celular (rede da operadora).

  • Incluir vídeos

O Backup do WhatsApp por padrão não adiciona seus vídeos, já que eles ocupam muito espaço e o Google oferece 15GB de espaço na nuvem para cada conta, mas se quiser, ao ativar essa opção, os vídeos também irão fazer parte do seu backup e serão enviados juntos com as conversas, fotos e arquivos.

Restaurar backup WhatsApp

Com seu backup feito, você pode restaurar o WhatsApp em qualquer outro aparelho Android, você pode trocar de telefone ou fazer uma restauração de fabrica e continuar com todas as suas conversas, fotos, arquivos e se selecionou, seus vídeos também.

Para começar uma restauração é simples, instale o WhatsApp no telefone, coloque seu número e espere a mensagem de confirmação, logo após isso irá surgir uma tela como esta:

Basta selecionar continuar e depois aceitar as permissões, quando o backup é localizado, basta apertar em “Restaurar”, em um primeiro momento somente as mensagens de texto são restauradas, assim você já pode ir utilizando o aplicativo, mas não se preocupe, em segundo plano as suas imagens e vídeos (se você ativou essa opção) estarão sendo baixados.

Apagar backup WhatsApp

É possível apagar seu backup do WhatsApp, para isso, além dos requisitos citados no começo, é necessário instalar o Google Drive.

Entre no aplicativo Google Drive, aperte nas três barrinhas do lado superior esquerdo e selecione a opção “Backups”, nessa pasta você irá encontrar o “Backup do WhatsApp para (número do seu telefone)”, agora basta apertar nos três pontinhos do lado direito e selecionar a opção “Excluir”.

Extra: trocar de número no WhatsApp

O backup e restauração funcionam quando você está utilizando o mesmo número, caso queira trocar de número, é necessário que você entre no WhatsApp, vá para “Configurações”, “Conta” e depois “Mudar o número”, basta seguir os passos na tela para conseguir concluir o procedimento.

WhatsApp verificação de segurança em duas etapas

Pronto, agora você já aprendeu como fazer, apagar e restaurar backup no WhatsApp e até como trocar de número, como podemos ver é tudo muito simples.

Você só precisa ficar ciente que tem 15GB na sua conta Google para manter seus arquivos, mas a partir de novembro, o backup do WhatsApp não irá mais consumir espaço no Google Drive, então você não precisara mais se preocupar com espaço na nuvem para manter seu backup.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =

Send this to a friend