Snapdragon 8 Gen 2 é anunciado: novo chip está mais eficiente, rápido e possui Wi-Fi 7

Marcos Gonçalves da Silva

Snapdragon 8 Gen 2 finalmente foi anunciado, novo chip da Qualcomm para o Android e dispositivos móveis em geral, chega com mais eficiência, com mais desempenho e aposta em tecnologias mais recentes, como Wi-Fi 7.

Com o MediaTek Dimensity 9200 anunciado, agora é a vez da Qualcomm anunciar seu chip top de linha para 2023.

Como esperado, a empresa não está para brincadeira, e quer se destacar em todos os setores, o que é perfeito para a próxima geração de dispositivos móveis.

Snapdragon 8 Gen 2 tem mais desempenho e eficiência

Agora finalmente temos todos os detalhes do novo chip da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2, foram anunciados oficialmente.

Snapdragon 8 Gen 2

Snapdragon 8 Gen 2 chega com o processo de fabricação de 4nm, o mesmo da versão anterior, o Snapdragon 8 Gen 1.

Mas agora temos uma CPU e GPU mais eficientes e mais rápidas, a CPU é composta por 1 núcleo Kryo Prime (Cortex-X3) de 3.2GHz, 2 núcleos Cortex-A715 e 2 núcleos Cortex-A710, ambos de 2.8GHz e 3 núcleos Cortex-A510 de 2GHz.

A fabricante fala que a nova CPU é 35% mais rápida e 40% mais eficiente que o chip do ano passado, o Snapdragon 8 Gen 1.

Já na GPU, temos a nova Adreno 740, ela traz suporte para Ray Tracing em tempo real, que é acelerado via hardware, Vulkan 1.3, Unreal Engine 5 (Meta Humans) para personagens mais reais), e no desempenho, temos aumento de 25% e a eficiência energética em 40%.

Para melhorar ainda mais a velocidade em geral, o chip traz suporte para memória RAM LPDDR5X e para o armazenamento interno UFS 4.0, que são os mais velozes no momento.

Câmera e tela ganham melhorias importantes no Snapdragon 8 Gen 2

Snapdragon 8 Gen 2

Em câmera, o Snapdragon 8 Gen 2 traz muitas otimizações, inclusive para os sensores da Samsung e da Sony, traz suporte para câmeras de até 200MP, temos lag zero para câmeras de 108MP e graças ao ISP triplo de 18bits, permite utilizar até 3 câmeras de 36MP ao mesmo tempo.

A gravação de vídeos suporta até 8K a 30fps e ao mesmo tempo, ainda permite tirar fotos de até 64MP, para quem quer 4K, temos gravação a até 120fps, o suporte para HDR, HDR10+, Dolby Vision e HLG estão garantidos e podem ser utilizados a qualquer momento.

Para a tela, a novidade é a decodificação para vídeo AV1, o que permite aproveitar conteúdos a 8K a 60fps com HDR.

O suporte para telas é para 4K a 60Hz, QHD+ em 144Hz e suporte para HDR, HDR10+ e Dolby Vision, algo que muitos streamings utilizam atualmente.

Snapdragon 8 Gen 2 chega com conectividade mais atual

Snapdragon 8 Gen 2

A primeira novidade fica para o suporte para o Wi-Fi 7, o Snapdragon 8 Gen 2 já permite utilizar a nova rede, algo que é necessário ter um roteador compatível para aproveitar o recurso, a velocidade é de até 5,8 Gbps para download.

Já na rede 5G, o Snapdragon X70 traz suporte para mmWave e sub-6GHz, são até 10Gbps em download e 3,5Gbps de upload.

O Bluetooth 5.3 traz maior velocidade e estabilidade para conexão, além de trazer latência de 48ms e streaming de música em 48Hz.

Ainda falando em áudio, outra novidade que precisa ser citada é Dynamic Spatial Audio, que é o áudio espacial, que graças ao chip é aprimorado.

Inteligente artificial do Snapdragon 8 Gen 2 está melhor

Snapdragon 8 Gen 2

Graças ao novo Hexagon, que traz suporte para o formato INT4, a inteligência artificial está mais rápida e gastando menos energia.

A empresa fala que o Snapdragon 8 Gen 2 chega com 4,35x a mais de desempenho que a geração anterior, o que também significa desempenho melhoria de 60% por watt.

Claro que a inteligência artificial estará pronta para ser utilizada para diversas tarefas, o que inclui aprimoramento para câmeras, reconhecimento e muito mais.

Lançamento

Snapdragon 8 Gen 2

O Snapdragon 8 Gen 2 chegará em breve, a Qualcomm fala que o chip irá equipar novos telefones e dispositivos de diversas fabricantes antes do final do ano.

Compartilhe o artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *