Dolby Vision: promete maior qualidade de imagem no Android

Marcos Gonçalves da Silva

Dolby Vision é um tecnologia que promete trazer ainda mais qualidade de imagem para conteúdo, o que pode ser muito aproveitado no Android.

Celulares e tablets Android estão chegando com telas de alta qualidade, mas para aproveitar essas especificações, é preciso de tecnologias mais recentes.

Assim como o Dolby Atmos, o Vision quer trazer melhorias importantes para mídia, mas agora o foco é na tela e visualização em geral.

O que é o Dolby Vision?

É o primeiro formato HDR, ele chegou em 2014, desde então, recebeu um versão chamada Dolby Vision IQ, que otimiza o conteúdo conforme a luz do ambiente.

Dolby Vision

O Dolby Vision é um concorrente direto do HDR10+, ele traz suporte para resolução 8K, até 12bits de profundidade de cor e até 10.000 nits.

A intenção é trazer imagens de alta qualidade, conseguindo destacar ainda mais cores, brilho e nitidez.

Como funciona o Dolby Vision nos celulares, tablets, Android e outros dispositivos?

Dolby Vision

Para conseguir melhorar a imagem, a tecnologia utiliza metadados dinâmicos, que servem para fazer ajustes no brilho, cor e nitidez.

Diferente do esperado, os metadados dinâmicos são únicos para cada quadro, ou seja, sempre um novo quadro conta com um novo metadado dinâmico.

Para vídeos, isso significa que o visual projetado para filmes, games e outros, irão sempre mostrar a mesma qualidade, aparência e nível de detalhes nos aparelhos que suportam a tecnologia.

O melhor, é que o recurso entra em ação de forma automática e o usuário não precisa fazer nada, apenas aproveitar o conteúdo como o criador queria e sem qualquer tipo de calibração.

Dolby Vision está disponível em celulares, tablets, Android, TVs e mais

Dolby Vision

Como uma tecnologia bem atual, Dolby Vision possui suporte para dispositivos como celulares, tablets, Android, TVs e outros dispositivos com diferentes sistema e que possuam tela.

Assim como o HDR10 e HDR10+, é preciso que a tela tenha suporte para a tecnologia e ela não irá funcionar em aparelhos sem apoio.

Melhor a qualidade da tela, melhor será o uso da tecnologia, permitindo conferir ainda mais de perto a nitidez, contraste, brilho e na qualidade em geral.

Onde encontramos conteúdos compatíveis com Dolby Vision?

Dolby Vision

Como uma tecnologia em alta expansão, o Dolby Vision está ficando disponível para diversos tipos de conteúdos e plataformas diferentes, o que é excelente para todos, já que teremos mais facilidade em encontrar mídia compatível.

Os consumidores podem encontrar a tecnologia em muitas plataformas de vídeos, algo facilmente disponível na Amazon Prime Video, Netflix, Vimeo e outros.

Além disso, a tecnologia também está disponível para Blu-Ray, consoles e jogos, os Xbox Series X/S são os primeiros com suporte para Dolby Vision, então os jogadores podem aproveitar Halo Infinite, game que também possui suporte para a tecnologia.

Assim como o HDR10 e HDR10+, o Dolby Vision exige conteúdo compatível com a tecnologia para funcionar em sua capacidade máxima e trazer uma grande fidelidade para todos os tipos de aparelhos com suporte.

Tag
Compartilhe o artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *