Ter um excelente desempenho é sonho de qualquer usuário Android, com nossas dicas você facilmente poderá manter seu dispositivo funcionando na velocidade máxima.

Hoje em dia os telefones estão mais rápidos e eficientes, mas isso não dignifica que você não tenha que fazer a manutenção no software para que o sistema Android continue rápido em todas as situações.

Assim como todos os sistemas, o Android também precisa de alguma manutenção para continuar a funcionar ao máximo, então iremos ensinar algumas dicas para deixar o desempenho do sistema excelente.

Confira celulares em oferta na Amazon

Dicas de manutenção para o Android

Como toda memória flash, a memória interna do seu Android também ficará lerda quando estiver ficando cheia.

Isso significa que ter um espaço livre é essencial para manter o sistema funcionando de forma rápida e sem qualquer tipo de problemas.

  • Desinstalar aplicativos
Barra de armazenamento na loja Google Play

Então o primeiro passo é desinstalar todos os aplicativos que você não utiliza, a própria loja Google Play pode te ajudar nessa tarefa, ela mostra os apps pela ordem que foram utilizados pela última vez, assim você tem ideia dos itens que estão instalados e você não está utilizando.

Barra de armazenamento na loja Google Play

Para isso, entre na loja Google Play, em seguida em “Meus Apps e jogos”, na aba “Instalados” localize o item neste dispositivo e ao lado dele existe uma forma de alterar a classificação, escolha “Usados por últimos”, agora teremos os apps na ordem que são utilizados, aplicativos que não são usados a mais de 5 semanas (cerca de 1 mês) muitas vezes podem ser desinstalados, já que a maioria estará ocupando espaço sem qualquer uso por você.

  • Deletar arquivos que não utiliza

Arquivos são os itens que os usuários mais esquecem de apagar em seus telefones, normalmente fazemos o download de muitos itens, mas depois eles ficam lá ocupando espaço e sem nenhum tipo de uso.

Como muitos aparelhos não possuem um gerenciador de arquivos, indicamos o Google Files, ele irá vasculhar seus arquivos, dando dicas do que pode ser ou não apagados, ele também indica que você envie as suas fotos para o Google Fotos, assim podendo ter elas na nuvem e liberando ainda mais espaço no armazenamento interno.

Compre smartphones e celulares na Amazon
Files do Google

Com o Google Files você pode utilizar a opção “arquivos duplicados” e assim apagar os itens que possui duas ou mais vezes, mas são a mesma coisa, para apagar arquivos em outros lugares basta utilizar a opção “Procurar” e conferir as principais pastas dos dispositivos, que ficam armazenadas imagens, vídeos, áudio, documentos, dê uma grande atenção a pasta download que normalmente sempre tem itens que você nem lembrava que estavam lá, deixe apenas o que acha importante e apague o resto.

  • Apagar cache do sistema e aplicativos

Ainda falando da parte de espaço livre, nessa tarefa também precisamos apagar o cache, item que acumula e “rouba” um bom espaço interno do Android.

Para quem não sabe, o cache é benéfico, eles são os dados, por exemplo, de um site ou aplicativo que você utiliza, podemos destacar o Facebook, o app cria um cache para manter salva as fotos e outros itens, então se você ver a mesma foto novamente, não estará gastando dados e internet e ainda terá uma visualização mais rápida.

Files do Google

O ponto ruim do cache é que ele vai acumulando muito rápido e para itens que muitas vezes você não verá novamente, no caso do próprio Facebook, você viu uma foto hoje, normalmente não verá ela novamente daqui há alguns dias, mas ela ainda está no cache ocupando espaço ao lado de muitas outras imagens e dados sem uso.

Então fazer uma limpeza no mínimo mensal no cache é algo essencial para o bom funcionamento do sistema Android.

Dependendo da sua versão do Android, a opção para limpar o cache está disponível em “Configurações”, “Armazenamento”, mas se não achar, você pode utilizar o aplicativo Files do Google, depois do app avaliar o aparelho, ele mostrará os “Arquivos desnecessários” esses itens são de cache e podem ser apagados sem qualquer problema.

  • Fechar os apps que não utiliza a todo momento

Você já fez uma grande limpeza no espaço interno do Android, se ainda deixou alguns aplicativos que não utiliza muitas vezes, mas que ainda são importantes para uso esporadicamente.

Para esses aplicativos que poucas vezes são utilizados, a ideia é fechar eles depois que usar e saber que não utilizará o mesmo por um bom tempo, assim evitando que ele fique funcionando em segundo plano, o que permite o mesmo utilizar dados e até mesmo processamento, o que no final gasta mais bateria e pode deixar o aparelho lento em alguns momentos.

Desabilitar ou habilitar aplicativos no Android

Fechar aplicativos nas versões mais do Android é bem simples, visualize os aplicativos abertos, e feche o que não irá utilizar mais, em versões mais antigas ou se quer ter certeza que o app está fechado, vá em “Configurações”, “Aplicativos”, selecione o aplicativo e depois aperte em “Forçar parada”.

Mas lembre-se, faço isso apenas com os aplicativos que não usa muitas vezes, fazer isso com apps que usa diariamente irá aumentar o gasto de processamento, o que no final também aumenta o gasto da bateria.

  • Reiniciar o Android

Sim, reiniciar o Android irá renovar o desempenho do sistema, assim como um sistema tradicional, quando é utilizado por muitos dias, ele começa a apresentar problemas estranhos, muitos deles podem ser coisas inofensivas, mas uma hora ou outra algo que afetará a performance pode surgir.

Além disso, muitos aplicativos também podem apresentar problemas, então reiniciar é um jeito para que eles funcionem novamente e normalmente.

Para reiniciar o Android é bem simples, segure o botão de desligar o aparelho e selecione a opção “Reiniciar”, se ela não existe, basta desligar e ligar novamente o dispositivo.

Lembrando que essa ação é recomendada pelo menos uma vez por semana, no máximo uma vez por mês, como é algo simples e que é feita rapidamente, a ação é algo necessário para o funcionamento correto do seu Android.

  • Atualizar o sistema
Android atualização

Se manter na versão mais recente do sistema disponível para seu Android também traz grandes benefícios no desempenho, já que a cada nova versão o próprio sistema é incrementados com novas opções e recursos que otimizam a velocidade em todos os sentidos.

  • Restauração de fabrica

Como último recurso, algumas vezes será necessário fazer uma restauração de fábrica, ainda mais se seu aparelho atualizou para uma nova versão do sistema, por exemplo, do Android 8 para o Android 9, isso também vale se você instala e desinstala muitos apps.

Nesses dois casos citados, alguns arquivos ficam ocupando espaço sem uso, mas no caso da atualização, pode aparecer alguma incompatibilidade, então a restauração pode fazer o Android ficar mais rápido.

Restauração de fábrica

Mas lembre-se, fazer a restauração de fabrica irá apagar todos os seus dados e configurações, então faça backup dos seus itens importantes antes de realizar o procedimento.

Para fazer a restauração é simples, entre em “Configurações”, “Sistema”, “Redefinir” e depois “Limpar todos os dados (redefinição para a configuração original), dependendo da fabricante essa opção pode estar em um lugar alternativo ou com nome diferente, normalmente ela é conhecida como restauração de fábrica.

Resumo

São dicas bem básicas, mas também bem simples e que sim, vão ajudar o seu Android a ter um excelente desempenho em todas as tarefas, já que o sistema terá que se preocupar apenas com os itens que o usuário está utilizando e gerenciar o telefone com maior espaço livre permite aproveitar toda a velocidade da memória interna do aparelho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here