Como saber a versão do Android que está em seu telefone e tablet

Marcos Gonçalves da Silva
Android qual versão do Android

Saber a versão do Android é algo importante, hoje iremos ensinar como você pode descobrir no seu telefone e tablet o sistema que está equipando o mesmo.

Com tantas versões do Android disponível para os dispositivos, muitas pessoas não sabem a que está sem seu aparelho.

Mas agora iremos ensinar como descobrir e finalmente saber qual sistema Android você está utilizando no seu dispositivo, mas não apenas isso, também iremos falar do patch de segurança, sistema Google Play e da personalização da fabricante.

Como saber a versão do Android que seu telefone e tablet possuem

O sistema Android possuem muitas versões diferentes, a cada nova versão, além de novos recursos, recebemos diversas melhorias e mudanças importantes.

Android 10 Logo

Claro que para saber quais melhorias e recursos que você poderá aproveitar em seu telefone ou tablet, é preciso primeiro descobrir a versão do Android que está equipando o seu aparelho, algo que iremos ensinar agora:

Como descobrir a versão do Android no seu telefone ou tablet

  • O primeiro passo é entrar em configurações
  • Agora baixe a tela até encontrar a opção Sobre o telefone
  • Na próxima tela, selecione Informações do software
Como descobrir versão do Android
Como descobrir versão do Android
Como descobrir versão do Android

Pronto, agora você irá visualizar todas as informações do sistema Android, da personalização, do Sistema Google Play e do patch de segurança.

As vantagens de saber a versão do Android que está utilizando

Claro que existem muitas vantagens em descobrir as versões do Android, a maior delas, é conferir a maioria dos recursos nativos do sistema, que estão prontos para o seu uso.

Android 12 Material You

Mas saber a versão do Android é excelente quando você tem um problema, já que fica mais fácil pesquisar e consequentemente, achar a solução para deixar tudo funcionando novamente.

Ou seja, ao saber a versão do Android do seu aparelho, fica mais fácil pesquisar por problemas, descobrir os aplicativos compatíveis e claro, descobrir os recursos que estão prontos para serem utilizados.

Descobrindo os recursos que cada nova versão do Android possui

Android 10 Logo

Como falamos, o Android possui muitas versões diferentes, cada uma delas conta com melhorias, mais recursos e muitos aprimoramentos em geral.

Atualmente, é preciso ter um aparelho com o Android 4.1 no mínimo, já que o WhatsApp e outros apps ainda funcionam nele, mas a recomendação é ter um dispositivo com a  versão mais atual do sistema.

Como as versão mais antigas não são importantes, iremos destacar os links para que você conheça as principais novidades de cada versão, mas a partir do Android 4.0, confira:

Android 4.0 Ice Cream Sandwich

Android 4.1 Jelly Bean

Android 4.4 KitKat

Android 5.0 Lollipop

Android 6.0 Marshmallow

Android 7.0 Nougat

Android 7.1 Nougat

Android 8.0 Oreo

Android 8.1 Oreo

Android 9 Pie

Android 10

Android 11

Android 12

Android 12L

Android 13

Descobrindo o patch de segurança do seu Android

Como descobrir versão patch segurança do Android

Como a versão do Android, descobrir o patch de segurança é outro detalhe importante, já que a segurança precisa e deve ser levada a sério.

A informação do patch de segurança fica na mesma tela da versão do Android, você terá o mês e o ano do patch de segurança, mas algumas fabricante também podem indicar o dia.

Para quem não sabe, o patch de segurança é uma atualização liberada pelo Google a cada mês, claro que todos os meses temos melhorias importantes de segurança, então ter o mais recente é muito importante para se manter protegido das ameaças mais recentes.

Conferindo a versão do Sistema Google Play

Como descobrir versão Sistema Google Play

Na mesma página que revela a versão do Android, é possível conferir também a versão do Sistema Google Play, que chega basicamente como um Google Play Services, mas ainda mais integrado ao sistema.

A cada mês o Google também está liberando uma nova versão do Sistema Google Play, essas liberações são bem recentes e muitas pessoas não conhecem.

Cada atualização traz muitas novidades e melhorias para os usuários Android, mas também traz aprimoramentos e muitas correções de problemas, então ter a versão mais recente sempre é interessante.

Como visualizar a versão da personalização da fabricante para o seu aparelho Android

Como descobrir versão da personalização da fabricante no Android

Além de conferir o sistema Android, o patch de segurança e o Sistema Google Play, outro item importante, que é preciso descobrir, é a versão da personalização que está em seu telefone ou tablet.

Descobrir a versão da personalização da fabricante em seu aparelho Android é bem simples, já que essa informação é mostrada na mesma tela que descobrimos a versão do Android.

Assim como o próprio sistema Android, a personalização da fabricante traz suas próprias melhorias, recursos e aprimoramentos aos usuários.

Então ter a mais recente versão da personalização do Android da fabricante, significa que você está recebendo acesso aos novos recursos, aprimoramentos que a empresa tem para oferecer, além de maior segurança e privacidade.

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.