Backup e restauração via ADB será removida no Android no futuro

Android 10 (Q) pode ser a última versão do sistema com backup e restauração via ADB, recurso será removido das futuras versões.

Podemos dizer que o Android 4.0 Ice Cream Sandwich trouxe muitas novidades para os usuários e desenvolvedores, o sistema realmente inovou em muitos sentidos, o mesmo foi o primeiro a trazer a funcionalidade de backup e recovery de aplicativos e seus dados para o sistema Android.

Esse recurso só funciona via ADB, que é a ferramenta que permite realizar comandos para interagir profundamente com o sistema Android, ela é muito utilizada hoje em dia para todos os tipos de tarefas, inclusive para liberar o bootloader dos aparelhos.

Agora a novidade é que o Google já está avisando que o backup e restauração do Android via ADB está com dias contados, ele será descontinuado em breve.

Backup e restauração via ADB será descontinuado

Isso indica que o recurso ainda está funcionando normalmente, mas que em uma nova versão do Android, a funcionalidade será removida completamente e não poderá ser mais utilizada nas futuras atualizações do Android.

Para os usuários comuns, a remoção desse recurso não irá te afetar em nada, já que dificilmente você irá utilizar o ADB para essa tarefa.

Os problemas podem surgir em aplicativos de backup de dados e restauração como os Titanium Backup ou o Helium, que foram criados para facilitar esse procedimento, se alguns dos dois utilizam esse método para realizar o processo, então terão que mudar algumas coisas e se adaptarem a remoção do recurso, para assim continuarem funcionando nas próximas versões do sistema.

No momento não está claro o motivo do recurso de backup e restauração ser removido do sistema Android no futuro, mas como o Android atualmente conta com muitas melhorias, integração com o Google Drive, Google Fotos e outros, tudo indica que esse método não era muito utilizado e que os procedimentos mais recentes estão mais em alta nos dias atuais.

Via: Androidpolice

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Mais recentes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

Notícias

Europa quer telefones com carregador único e bateria removível

Europa está planejando que telefones cheguem com carregador único e bateria removível, algo que poderá ajudar principalmente os consumidores. Já faz...

Site Sony Mobile não existe mais, mas fabricante anuncia Xperia L4

Xperia L4 acaba de ser anunciado, ao mesmo tempo que site Sony Mobile não existe mais, algo que já era até meio que...

Confira recursos importantes do Android 11 que não foram revelados pelo Google

Nesse ano o Android 11 em teste já está liberado, mas como sempre acontece, temos recursos que não foram revelados inicialmente pelo Google.

Quer receber as notícias mais recentes?

Basta cadastrar seu e-mail em nossa newsletter que enviaremos as novidades todos os dias que elas surgirem.