Android 10 (Q) pode ser a última versão do sistema com backup e restauração via ADB, recurso será removido das futuras versões.

Podemos dizer que o Android 4.0 Ice Cream Sandwich trouxe muitas novidades para os usuários e desenvolvedores, o sistema realmente inovou em muitos sentidos, o mesmo foi o primeiro a trazer a funcionalidade de backup e recovery de aplicativos e seus dados para o sistema Android.

Esse recurso só funciona via ADB, que é a ferramenta que permite realizar comandos para interagir profundamente com o sistema Android, ela é muito utilizada hoje em dia para todos os tipos de tarefas, inclusive para liberar o bootloader dos aparelhos.

Confira celulares em oferta na Amazon

Agora a novidade é que o Google já está avisando que o backup e restauração do Android via ADB está com dias contados, ele será descontinuado em breve.

Backup e restauração via ADB será descontinuado

Isso indica que o recurso ainda está funcionando normalmente, mas que em uma nova versão do Android, a funcionalidade será removida completamente e não poderá ser mais utilizada nas futuras atualizações do Android.

Para os usuários comuns, a remoção desse recurso não irá te afetar em nada, já que dificilmente você irá utilizar o ADB para essa tarefa.

Os problemas podem surgir em aplicativos de backup de dados e restauração como os Titanium Backup ou o Helium, que foram criados para facilitar esse procedimento, se alguns dos dois utilizam esse método para realizar o processo, então terão que mudar algumas coisas e se adaptarem a remoção do recurso, para assim continuarem funcionando nas próximas versões do sistema.

No momento não está claro o motivo do recurso de backup e restauração ser removido do sistema Android no futuro, mas como o Android atualmente conta com muitas melhorias, integração com o Google Drive, Google Fotos e outros, tudo indica que esse método não era muito utilizado e que os procedimentos mais recentes estão mais em alta nos dias atuais.

Via: Androidpolice

Compre smartphones e celulares na Amazon

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here