O Android pega vírus? Preciso usar Antivírus?

Com a chegada de milhares de ameaças, será que o sistema Android precisa utilizar Antivírus? Ou ele é protegido contra esse tipo de praga? Agora iremos descobrir a verdade.

Hoje em dia é comum a gente ver notícias sobre malware, veja muitas em nossa seção de segurança, assim como todos os sistemas, o Android também corre sério perigo e também é atacado diariamente por diferentes pragas virtuais.

Algo que chama a atenção de todos são os vírus, muitas pessoas possuem muitas dúvidas se o Android pega vírus? E se precisam de antivírus?.

O Android pega vírus?

Malware Android

Sim, vírus, malware, trojans e muitos outros tipos de pragas virtuais estão disponíveis especialmente para afetar o Android, vamos conhecer as principais:

Que pragas virtuais são mais conhecidas?

  • Malware

São todos os programas feitos com proposito malicioso, eles invadem, podem modificar, roubar e até mesmo apagar os dados dos usuários, malware são divido por muitas categorias, as que precisam se citadas são:

  • Vírus

Esse é o mais conhecido, ele é capaz de deixar totalmente vulnerável o sistema operacional, mas além disso o vírus sempre irá se modificar e tentar se espalhar para outros equipamentos parecidos com o infectado, ele mesmo pode se enviar por e-mail, redes sociais e até mesmo por mensagens de textos.

  • Trojan

O conhecido cavalo de Tróia é o mais usado para o sistema Android, muitas vezes o usuário nem sabe, mas está infectado e o trojan consegue de forma simples baixar e executar outros programas que servirão para o hacker ter controle absoluto sobre o aparelho.

  • Spyware

Inicialmente eles ajudavam em mostrar propagandas direcionada aos usuários, hoje em dia ele serve para roubar informações importantes das pessoas como senhas de banco, de rede sociais, mas a função dele é fazer modificações como alterar a página inicial do seu navegador, a troca do mecanismo de busca, entre outros.

  • Phishing

Em resumo são sites falsos que querem enganar os usuários para que o mesmo faça ações pré-determinadas, como digitar a senha do banco e até mesmo faça download de softwares contaminados pensando que estão baixando software legítimos.

Como eles infectam o Android?

malware-android.

Existem muitas formas de infecção, a mais comum é quando o usuário baixa a guarda e instala aplicativos e jogos da internet, muitos deles são modificados ou possuem algum tipo de vírus, malware, trojans e outras pragas virtuais. Ao instalar um app o sistema é facilmente infectado.

Ao navegar na internet podemos se deparar com muitos sites especialmente desenvolvidos para infectar o Android, ao entrar em um site desses normalmente se inicia um download de um aplicativo, em outros ele irá pedir permissão para instalar algo, como sempre o usuário terá que baixar a guarda e por engano instalar ou permitir a instalação do arquivo infectado.

O meu Android precisa de Antivírus?

android-malware-aplicativo-malicioso

Sim ou não? Tudo depende da forma que se comporta na internet e com o seu Android, se costuma baixar aplicativos e jogos da internet, ter um antivírus é o mínimo se quer manter seu Android seguro.

Se você se mantém sem qualquer comportamento de risco não será necessária nenhuma medida de proteção extra nesse momento, mas você precisa manter vigilância, estranhe e até mesmo saia de sites que pedem qualquer tipo de permissão, muitos querem te enganar.

A segurança deverá ser alta até mesmo ao baixar os aplicativos e jogos da loja Google Play, muitos aplicativos infelizmente ainda podem aparece na loja com algum malware, como podemos, nos últimos dias, 13 aplicativos foram retirados da loja por serem malware.

Inclusive agora a loja Google Play possui o Google Play Protect, que verifica os aplicativos atrás de malwares e ameaças, o que tenta melhorar um pouco mais a segurança do Android.

Depois de ler essas informações, você terá que decidir se precisa de alguma proteção extra ou é um usuário comportado que pensa sempre em segurança e segue as principais regras para se manter protegido.

Novidades

Confira os vídeos que destacam os recursos do Motorola RAZR flexível

O Motorola RAZR está ganhando novos vídeos para mostrar os destaques do primeiro telefone flexível da própria Motorola. Com um...

Google Stadia aparece em Android TV, deve chegar nesse ano

Aos poucos o Google Stadia vem evoluindo, serviço chegou a aparecer em uma Android TV, agora foi removido, mas ainda deve chegar oficialmente nesse...

Motorola RAZR tem vídeo para mostrar cuidados e “problemas” tradicionais da tela

A Motorola acaba de libera um vídeo mostrando os cuidados e “problemas” tradicionais que podem acontecem com a tela flexível.

Sem muitos detalhes, jogo Kingdom Hearts: Project Xehanort no Android em 2020

Kingdom Hearts: Project Xehanort foi anunciado para Android, mas no momento a desenvolvedora não revelou muitos detalhes do jogo. A...

Galaxy S9, S9+ e A50 terão atraso na atualização para o Android 10

Consumidores dos Galaxy S9, S9+ e A50 receberão atualização para o Android 10 com atraso, algo que não era esperado por muitos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Receba as novidades em seu E-mail!