quinta-feira, agosto 13, 2020

13 aplicativos foram retirados da loja Google Play por serem ou usarem técnicas de malware

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o Android a loja é o lugar mais seguro, mas 13 aplicativos foram retirados da loja Google Play por serem ou usarem técnicas de malware.

Os malware fazem parte do sistema Android, muitos aplicativos e jogos estão disponíveis pela internet em forma de apk, mas raramente achamos um programa malicioso na loja Google Play.

Agora sabemos que 13 aplicativos foram retirados da loja Google Play por serem ou terem usados técnicas de malware para benefício próprio.

Segue a lista de aplicativos removidos:

  • Cake Blast
  • Jump Planet
  • Honey Comb
  • Crazy Block
  • Crazy Jelly
  • Tiny Puzzle
  • Ninja Hook
  • Piggy Jump
  • Just Fire
  • Eat Bubble
  • Hit Planet
  • Cake Tower
  • Drag Box

Malware loja Google Play 2016

O destaque vai para o jogo Brain Test e Cake Tower, jogos que pareciam normais, mas que foram programados para ter várias funções ocultadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cake Tower após uma atualização conseguiu de forma oculta permissão para se conectar a um servidor de comando e controle, o dono do servidor poderia até mesmo implementar novos códigos no aparelho alvo sem qualquer tipo de problema.

Brain Test por sua vez ao ser instalado em aparelhos com root, simplesmente se transformava em um aplicativo root e logo após isso formava uma nova pasta no sistema raiz do Android para que mesmo depois de uma restauração de fabrica o jogo não fosse desinstalado.

Para os usuários o mais eficiente em eliminar os aplicativos da lista é colocar uma nova imagem de fábrica em seu aparelho, uma simples restauração de software não é o suficiente para apagar totalmente os itens instalados.

Malware loja Google Play 2016

Muitos dos 13 aplicativos da lista também usavam truque de malware em benefício próprio, nos dispositivos infectados era possível entrar na loja Google Play e colocar pontuação e opiniões positivas, com mais popularidade em seus produtos os desenvolvedores conseguiam novas vítimas e mais dinheiro.

Felizmente os 13 aplicativos já foram removidos da loja Google Play e nenhum usuário poderá instalar por engano, a loja Google Play aos poucos vai aumentando a sua segurança e dos seus usuários.

Ainda são pouco os aparelhos com o novo sistema, mas o Android 6 Marshmallow chega com melhorias nas permissões que ajudam na hora de instalar algum app, você poderá selecionar e dar permissão somente para o que achar necessário.

Como medida de segurança recomendamos que só instale aplicativos e jogos da loja Google Play, mantenha o se Android atualizado e sempre confira se o desenvolvedor é conhecido.

Via: TalkAndroid

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Tela do Galaxy Note 20 Ultra tem taxa de atualização variável para economizar bateria

Galaxy Note 20 Ultra tem taxa de atualização variável que se ajusta ao conteúdo para economizar bateria. Atualmente os...

Google Meet e Google Classroom receberão melhorias importantes

Google revelou que os Meet e Classroom irão receber melhorias importantes, que irão otimizar o uso em cada aplicação.

CEO da Xaomi fala que Mi Mix Alpha não será lançado e sobre o processador Surge

Mi Mix Alpha e processador Surge foram os destaques do CEO da Xiaomi, que falou um pouco sobre esses itens.

Preenchimento automático no Android 11 é integrado no teclado

O novo Android 11 traz um preenchimento automático mais inteligente, sendo totalmente integrado ao teclado. Atualmente o Android 11...

Mi A4 não deve ser lançado, Xiaomi pode estar abandonando Android One

Novas informações indicam que Mi A4 não será lançado, se isso acontecer irá indicar que a Xiaomi pode estar abandonando o programa...

Interessantes para você

Files do Google tem pasta segura que é acessada apenas com PIN

Em sua versão de teste, o Files do Google ganhou uma pasta segura para seus arquivos, sendo acessada apenas por PIN.

Google Play Protect alerta que AnTuTu é perigoso para ser instalado no Android

Aplicativo do AnTuTu está sendo considerado perigoso pelo Google Play Protect, sistema de proteção do sistema Android. Conhecido como...

Google melhora a proteção de dados dos usuários no Android

Google revelou melhorias para aumentar a proteção de dados dos usuários no Android e nas contas da empresa em geral.

Antivírus Microsoft Defender chega ao sistema Android

Microsoft revelou que o Microsoft Defender, antivírus da empresa, está chegando ao sistema Android, inicialmente em fase de teste e apenas para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui