Android 12 ganha primeiro preview de desenvolver, confira as novidades

O sistema Android 12 finalmente surge, ele está chegando em preview 1 de desenvolvedor, mas já tem suas principais novidades reveladas.

A intenção da nova versão é continuar o que o Android 11 trouxe, ou seja, maior segurança e privacidade, maior compatibilidade e uma melhor experiência de usuário.

O sistema quer melhorar em todos os setores, trazendo ainda mais recursos e aprimoramento para os usuários e desenvolvedores.

Android 12 Preview 1 principais novidades

Serviços em primeiro plano serão mais otimizados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Android 12 está trazendo melhorias importantes para os serviços em primeiro plano, eles representam os apps e games que realmente os usuários estão utilizando ou precisam ficar ativos.

Android 10 Logo

Para trazer maior desempenho e uso correto do hardware, o Android 12 tem bloqueio para serviços em primeiro plano a partir do plano de fundo.

Para melhorar os serviços em primeiro plano, o sistema traz prioridade elevada que permite rápido e eficiente uso do hardware, mesmo se os recursos como economia de bateria ou Doze estiverem ativos.

Melhor desempenho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desempenho está aprimorado a latência e carga e trabalho foi otimizada e traz uma melhor experiência, o Google revela performance maior a partir de 2x para até 47x em alguns casos.

Android com mais partes atualizáveis na loja Google Play

O Projeto Mainline (Project MainLine) está ainda melhor no Android 12, o sistema traz mais componentes que podem ser atualizados na loja Google Play.

A grande novidade é que o ART, que é o tempo de execução do Android, ele pode ser atualizado e se tornar mais rápido ou mais seguro, tudo sem depender de uma grande atualização do sistema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do ART, outro modulo que pode ser atualizado é o Transcodificação de mídia, que iremos conhecer logo mais.

Navegação por gestos melhorada

Melhorias na navegação por gestos traz maior imersão, principalmente para a tela cheia e traz novos mecanismo para evitar gestos acidentais nos aplicativos, principalmente em jogos.

Notificações

As notificações irão ganhar uma nova interface, mas esse não é o caso do Android 12 Peview 1, mas a versão de teste já traz animações e transições mais suaves.

A notificações estão mais responsivas, agora você irá apertar em uma das notificações e deverá ir sem demorar para o aplicativo, mas infelizmente essa novidade estará disponível apenas para os apps desenvolvidos para o Android 12, os atuais irão funcionar normalmente, o que significa uma certa demorar para acessar a aplicação diretamente da notificação.

Para evitar distrair os usuários a todo momento, as notificações podem sofrer um atraso de até 10 segundos, o que permite que ações como atualizações e outros não apareçam, assim não incomodando de forma desnecessária.

Áudio

Android 10 Logo

Os usuários terão aprimoramento no áudio, que inclusive pode ser com informações espaciais, temos suporte para MPEG-H, misturadores de áudio, resamplers e efeitos otimizados que traz suporte para 24 canais, lembrando que o Android 11 traz suporte para apenas 8 canais.

A vibração do telefone pode acompanhar o áudio, inclusive com diferente frequência e vibração, algo bem interessante para músicas, mas que se destaca ainda mais em jogos que podem ficar mais realistas ou em toques, já que cada contato pode ter um tipo de vibração personalizado.

Transcodificação de mídia

Muitos aplicativos estão utilizando o codec HEVC, que é mais eficiente, traz maior qualidade e compactação, inclusive para gravação na câmera.

Para os aplicativos que não utilizam HEVC, o Android 12 está trazendo um transcodificador de mídia para maior compatibilidade, ele conseguirá criar arquivos em AVC, que é extremamente compatível com muitos dispositivos ao redor do mundo.

Claro que esse processo de transcodificar exige tempo dependendo do hardware, por exemplo, o Pixel 4 demora 9 segundos para processar um vídeo de um minuto na qualidade 1080p a 30fps, algo que pode ser maior ou menor, tudo depende da potência do seu dispositivo.

Android 10 Logo

Suporte para imagens em AVIF

AVIF (AV1 Imagem File Format) é conhecido por ser muito eficiente na qualidade e em compressão, isso significa que normalmente as imagens nesse formato são mais leves do que JPEG e com maior qualidade.

API para conteúdo rico

O sistema chega com uma novidade bem interessante, a nova API unificada permite que você copie conteúdo rico e envie para outros aplicativos sem maiores problemas.

Para quem não sabe, conteúdo rico engloba áudio, vídeo, imagens, texto, marcações e muito mais.

Android TV e suporte otimizado para tela maiores

Com o mundo passando por uma pandemia, as telas grandes estão em uso mais do que nunca, pensando nisso, o Android 12 TV já está disponível também, o que permite os desenvolvedores trabalharem para trazer suporte para telas como tablets, dispositivos dobráveis e TVs.

Segurança e privacidade

O WebView conta com comportamento moderno de cookies do SameSite, o que ajuda a fornecer segurança, privacidade e controle sobre os cookies que os sites podem usar.

Outras alterações são para os desenvolvedores, que precisam deixar claro as intenções do aplicativo, o que aumenta a segurança do usuário, da aplicação e do próprio sistema.

Aparelhos compatíveis

Pixel 3a e 3a XL

Como o Android 12 Preview faz parte de um teste destinado para os desenvolvedores, apenas os aparelhos da linha Pixel são compatíveis nesse momento. Para testar o Android 12 Preview 1 é preciso ter um aparelho da linha Pixel 3(a), Pixel 4(a) e Pixel 5.

Quando o Android 12 será lançado?

O Google revela que os três primeiros Preview serão lançados até final de abril, a fase beta do sistema começa em maio e terá seu fim em agosto, depois será apresentada a versão candidata para ser a oficial e logo na sequencia o Android 12 oficial.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui