WhatsApp começa a utilizar desbloqueio de digital e facial para acessar versão Web

Marcos Gonçalves da Silva

Pensando em aumentar a segurança, o WhatsApp está trazendo a utilização do desbloqueio de digital e facial para quem acessar a versão da Web e Desktop, algo bem simples, mas que torna tudo mais seguro.

A empresa WhatsApp revelou que a novidade já está sendo ativada por padrão para os dispositivos compatíveis com um dos recursos biométrico.

Os usuários estarão livres para decidirem se querem ou não utilizar a novidade, mas se desativar, terá que desistir do recurso no smartphone também.

Desbloqueio por digital e facial são ativados para acessar a versão WhatsApp Web

A novidade começou a ser distribuída a partir de hoje, como sempre acontece, poderá demorar algumas semanas para ficar disponível para todos os usuários.

WhatsApp, leitor de digital e facial para versão Web e Desktop

A intenção da mudança é bem simples, facilitar o acesso a versão Web, ao mesmo tempo que melhora a segurança das contas e do próprio usuário do WhatsApp.

Como falamos, o desbloqueio por digital ou facial será ativado por padrão, mas apenas em aparelhos Android que suportam um desses recursos.

Curiosamente, se o usuário não quiser utilizar o desbloqueio utilizando o leitor de digital ou utilizando a câmera para reconhecimento facial, terá que desabilitar a função diretamente no aplicativo do smartphone também, ou seja, você é forçado a utilizar no telefone e na versão Web ou é forçado a desligar o recurso em ambos.

Se o seu Android não possui leitor de digital e nem tem o reconhecimento facial, nenhuma mudança acontecerá ao acessar o WhatsApp Android, versão Web e para o desktop, já que o recurso não entrará em ação em aparelhos automaticamente nesses dispositivos.

Bloqueio de impressão digital no WhatsApp

Para garantir que nenhum desses dados de biometria serão guardados pela empresa, o WhatsApp utiliza a API padrão do sistema Android, que o próprio sistema é o responsável pela leitura e manutenção das digitais e do reconhecimento facial, não permitindo que apps possam acessar ou guardar essas informações em outros lugares.

Lembrando que o desbloqueio por digital ou desbloqueio facial será pedido quando você se conecta ao WhatsApp Web e Desktop, então será um passo extra para melhorar a sua segurança e evitar que outras pessoas possam acessar a sua conta sem sua autorização.

Via: Twitter

Compartilhe o artigo
2 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *