Pular para o conteúdo

O que é perfil de desempenho leve na bateria dos Galaxy e como utilizar

Galaxy S23

O perfil de desempenho é uma novidade para os Galaxy S23 e outros telefones poderosos da Samsung, claro que iremos explicar como ele funciona e os benefícios e desvantagens que possui.

Disponível inicialmente nos Galaxy Z Flip 4, Galaxy Z Fold 4 e Galaxy S23, ele é um modo extra que os usuários podem utilizar.

Sua principal função é aumentar a duração da bateria, ao mesmo tempo que deixa o telefone mais frio, já que o aquecimento é um problema que afeta esse setor.

O que é e como ele funciona?

Novo modo é uma alternativa excelente para quem possui um aparelho top de linha mais recente da Samsung, e quer que a sua bateria dure mais tempo com uma única carga.

Galaxy S23 Ultra

Ele também é uma nova forma de evitar que os aparelhos fiquem quente, para quem não sabe, o aquecimento acaba prejudicando a bateria e o desempenho em geral.

Samsung consegue descrever o novo modo:

“Prioriza a duração da bateria e a eficiência de resfriamento sobre a velocidade de processamento”.

Então com a função ativada, temos uma velocidade menor para o processador, mas é uma troca justa, já que esse movimento faz diminuir o consumo de energia e temos menos calor sendo gerado.

Nos tops de linha de 2022, a fabricante trouxe o modo de processamento aprimorado, mas nos modelos 2023, ele não está disponível e apenas o perfil de desempenho leve está disponível.

Vantagens que os usuários recebem

Galaxy S23 Plus

O recurso ativado irá aumentar a duração da bateria, já que sua CPU funcionará com velocidade menor, então nunca será utilizada no máximo.

Com menor velocidade, menor a chance de criar calor, com o telefone mais frio, a bateria irá durar mais tempo.

Processador irá rodar em uma velocidade menor, o que na prática, não deve afetar o desempenho, já que os telefones atuais são muito poderosos.

Desvantagem da ativação

Galaxy Z Flip 5

Basicamente, podemos dizer que não existem grandes desvantagens do novo modo de desempenho para a bateria.

Mas algumas pessoas mais exigentes podem reparar em um pequeno aumento no tempo de abertura de aplicativos, para esses, a desativação pode ser necessária.

A maioria não irá notar nenhuma mudança ou alterações em sua experiência de uso diária, já que os chips são extremamente poderosos e continuam assim mesmo com velocidade menor.

Aparelhos que possuem o modo

Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5

Perfil de desempenho leve na bateria está disponível nos tops de linha mais recentes da Samsung, a sua estreia foi nos Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4, ou seja, no segundo semestre de 2022.

Logo depois, a novidade ficou disponível para as linhas Galaxy S23, Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5 e não é encontrado em modelos anteriores ao Galaxy S22.

Mas a Samsung fala que a função chegará em seus próximos tops de linha, então o usuário poderá escolher o melhor perfil para o seu uso.

Perfil irá afetar os jogos?

Samsung Galaxy S23 Ultra

Os jogadores não precisam ficar preocupados, ativando o recurso não teremos mudanças no funcionamento dos games.

Sempre que um jogo é iniciado, a função é desativada automaticamente, isso significa que os games irão funcionar com o máximo desempenho do seu aparelho.

Isso acontece pela maneira que a Samsung divide o software, esse recurso é para aplicativos, já os jogos são afetados pelas configurações do Game Booster, que está integrado ao novo Samsung Gaming Hub.

Ativando o perfil em seu aparelho

A ativação em seu dispositivo será muito simples, uma vez ativado, ele ficará no painel rápido (baixando o painel de notificações), então ficando mais fácil ativar ou desativar quando for preciso.

Confira como ativar:

  • Entre em “Configurações”
Configurar perfil de desempenho leve da bateria dos Galaxy Samsung
  • Agora selecione “Assistência do aparelho e bateria”
Configurar perfil de desempenho leve da bateria dos Galaxy Samsung
  • Na próxima tela, toque em “Bateria”
Configurar perfil de desempenho leve da bateria dos Galaxy Samsung
  • Na parte inferior da tela, entre em “Mais configurações de bateria”
Configurar perfil de desempenho leve da bateria dos Galaxy Samsung
  • Agora toque em “Perfil de desempenho”
Configurar perfil de desempenho leve da bateria dos Galaxy Samsung
  • Por fim, selecione “Leve” para fazer a bateria durar mais tempo ou “Padrão” para o aparelho funcionar normalmente.

Perfil de desempenho leve na bateria dos Galaxy ajuda aumentar a duração da bateria

Bateria adaptável no sistema Android

Perfil de desempenho leve na bateria é um novo modo que ajuda a aumentar a duração da bateria dos Galaxy da Samsung.

A troca é bastante justa, você perde um pouco de velocidade de processamento, mas ganha na duração da bateria e diminui a chance de problemas de aquecimento.

Se possui um dos tops de linha com compatibilidade, nossa recomendação é ativar e fazer seus testes, se não tiver problemas, mantenha ativo, já que te ajudará de diversas formas, mas se não estiver satisfeito, basta desativar voltando ao perfil normal.

O novo modo ajuda o seu aparelho ter mais energia por longos períodos, mas também temos algumas dicas para aumentar a duração da bateria, mas se o problema for o calor, temos alguns passos para descobrir e corrigir problemas com aquecimentos em seus dispositivos.

Todo o tutorial foi feito com o Galaxy S23+, ele está equipado com a One UI 5.1.1, então as opções podem mudar dependendo da versão do sistema e do seu aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *