sexta-feira, julho 10, 2020

Nexus 4 faça root, instale recuperação, desbloqueie e bloqueie o bootloader e instale o Android com o Nexus Tool Kit

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje ensinaremos como conectar o Nexus 4 no Nexus Tool Kit e falaremos um pouco das suas funções principais que permitem os usuários avançados realizarem o desbloqueio do bootloader e muito mais.

Na verdade o Nexus Tool Kit serve para toda a linha Nexus e não somente para o Nexus 4, mas como o tutorial foi feito com um Nexus 4 resolvi deixar o mesmo só para esse aparelho, mas se você tem outro aparelho Nexus pode fazer o mesmo tutorial sem qualquer problema.

Com o esse tutorial do Nexus Tool Kit, você ira fazer root, instalar recuperação, desbloquear e bloquear o bootloader e instale o Android no Nexus 4 ou qualquer outro aparelho da linha Nexus.

Nexus 4 Root, Recuperação, bootloader e instalação Android

  • Instalando o Nexus Tool Kit e os drives

Instale o aplicativo para isso baixe o programa Nexus Tool Kit do site oficial

Nexus Tool Kit instalação

Depois de instalado escolha o aparelho e logo depois a versão Android que está usando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nexus Tool Kit selecionando modelo Nexus

Agora nessa parte devemos ativar a opção depuração USB para isso devemos ir em configurações, sobre o telefone e logo depois apertar 7 vezes sobre o número da versão assim a opção desenvolvedor irá ser liberada.

Nexus Tool Kit ativar depuração USB

Agora volte uma tela e entre em opções do desenvolvedor e ative opção depuração USB, agora conecte o Nexus 4 no PC, certifique que o aparelho esteja em conexão como MTP e aperte em ok no PC.

Ativando depuração USB Ativando depuração USB Ativando depuração USB

Importando a versão do programa instalada pode aparecer uma tela parecida com essa:

Nexus Tool Kit atualização

Basta apertar em ok nessa e em outras opções que aparecerem elas são atualizações do próprio programa.

Logo depois dessas atualizações chegaremos a tela principal do programa.

Nexus Tool Kit tela inicial

A primeira coisa que precisamos fazer é apertar em Full Driver Installation Guide para instalar os drive necessários para usar o programa.

Na nova aba que abriu vá para a aba escrita Step 2 e aperte em Universal Drives e depois em ok.

Nexus Tool Kit drives

Agora na aba Step 3 aperte em Full Drive Test para testar se os drives estão instalados corretamente retire e conecte novamente o Nexus 4 no PC.

No Nexus 4 irá aparecer uma mensagem na tela do Nexus 4 com alguns números basta apertar em ok e logo depois ok no PC.

Automaticamente o telefone irá reiniciar e quando ligar novamente aperte outra vez ok no Nexus 4.

Pronto agora o aparelho está pronto para ser usado com o programa.

Opções do Nexus Tool Kit

Nexus Tool Kit tela inicialAgora podemos fazer um backup completo do sistema, restaurar o backup quando precisar, podemos desbloquear ou bloquear o bootloader do Nexus 4 além de fazer root e instalar uma recuperação modificada “ Custom recovery”.

  • Root e Custom Recovery

Nexus Tool Kit root e recuperação "recovery"

É possível fazer root e instalar um custom recovery ao mesmo tempo para isso você precisa selecionar a caixa “Custom Recovery” na opção “Root” se não ativar essa caixa só o root é feito.

*Dica você pode escolher qual recuperação você quer instalar em seu aparelho indo em “Options” escolhendo a aba “Custom Recovery” e para escolher o root basta selecionar a aba “Superuser”.

Nexus Tool Kit custom recovery

  • Desbloqueando ou bloqueando o Bootloader

Nexus Tool Kit bloqueio e desbloqueio bootloader

Podemos desbloquear o bootloader apertando em “Unlock” para bloquear novamente o bootloader basta apertar em “OEM Lock”.

  • Instalando o Android ou recuperar o aparelho

Nexus Tool Kit Recuperando ou instalando o Android na linha Nexus

Se precisar voltar ao Android puro ou seu aparelho estiver com algum problema podemos usar a opção Flash Stock+ unroot escolhendo a opção “Device is on/Normal” se o aparelho está funcionado normalmente ou “soft-bricked/bootloop” quando o aparelho não funciona ou está reiniciando sem parar.

Escolhendo a opção “soft-bricked/bootloop” é necessário ligar o Nexus 4 em modo bootloader para isso você precisa ligar o telefone com o botão de volume pra baixo apertado, agora escolha a opção “bootloader” usando os botões de volume para localizar a opção e apertando o botão de ligar o aparelho para selecionar essa opção.

O Nexus Tool Kit ainda pode instalar o Android puro no aparelho inclusive o Android 4.4 KitKat mais recente, para isso devemos usar a opção Flash Stock+ unroot escolhendo a opção “Device is on/Normal” e selecionar qual versão queremos, o próprio programa baixa o Android escolhido e instala, mas para usar essa função o bootloader precisa estar desbloqueado.

Essas são as opções e facilidade que podem ser feitas com somente um programa que pode ajudar muitas pessoas que tem medo de fazer algo errado.

*Aviso muitos procedimentos feitos através da ferramenta Nexus Tool Kit é necessário apagar todos os dados do aparelho por isso antes de fazer qualquer procedimento é recomendado fazer um backup de tudo que é importante para você, também não somos responsáveis por nada que esse tutorial venha causar em seu aparelho.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Android 11 deve chegar em 8 de setembro, versão Beta 2 é lançada agora

O sistema Android 11 deve ser lançado oficialmente em 08 de setembro, nesse momento o Beta 2 já está disponível para os...

Galaxy A51 e Galaxy A71 ganham câmera e recursos do Galaxy S20

Samsung revelou que os Galaxy A51 e Galaxy A71 vão ganhar a mesma câmera e outros recursos disponíveis no Galaxy S20.

Nokia 1 é atualizado para o Android 10 Go Edition oficialmente

A Nokia começou a atualizar oficialmente o Nokia 1 para o Android Go Edition, a mais recente versão do sistema disponível para...

Galaxy Tab A 10.1 2019 está recebendo atualização para o Android 10

Samsung começou a atualizar o Galaxy Tab A 10.1 2019 para o Android 10, novidade está disponível inicialmente na Itália.

MIUI 12 chegou aos Redmi K30, K20, Mi 10 e Mi 9 na China

Xiaomi atualizou de uma só vez 13 telefones para a MIUI 12 na China, são aparelhos da linha Redmi K30, K20, Mi...

Interessantes para você

Android Flash Tool agora permite instalar versões antigas do Android

Google liberou uma nova versão do Android Flash Tool para os dispositivos da linha Pixel 2 ou superior, essa novidade permite voltar...

ROM Paranoid foca no Android 10 e traz muitas novidades

A equipe da ROM Paranoid está novamente na ativa, está focando no Android 10 e trazendo muitas novidades para os usuários.

LineageOS 17.1 é oficial e está trazendo o Android 10 para mais de 50 dispositivos

ROM LineageOS 17.1 é lançada de forma oficial, mais de 50 dispositivos estão recebendo o Android 10 de uma só vez.

TWRP para aparelhos com Android 10 de fábrica irá demorar para chegar

Responsável pelo TWRP revela que recuperação irá demorar para chegar no Android 10, problema está nos aparelhos que chegam com o sistema de forma...

33 COMENTÁRIOS

  1. meu celular caiu uma vez no chão,ficou travando a mil,looping infinito,daí parou de funcionar mano,to tentando entrar no modo recovery mode,não entra,nenhuma das opções não vai,é um nexus,não sai da logo da Google…

  2. Fui tentar liberar o bootloader e n deu certo.Agora ele deu loop infinito e zerou o cel. Agora n tem como eu liberar o modo depuração e passar a rom p memória.o q faço?

  3. Cara comprei meu nexus usado e ele veio roteado, fui tentar tirar o cmw acho que é esse o nome e acabei apagando o SO delke. como faco pra recuperar ele?

  4. Bom dia a todos. Acabei de fazer root para o Android 4.4.4 com a versão mais atualizada do Nexus Root Toolkit (1.8.4 ou superior) usando o tutorial aqui explicado e deu certinho.
    Abraço!

  5. cara, ja tinha tentado de tudo pra rootear meu nexus 4 e nao consegui, e com esse tutorial e o toolkit foi muito facil, muito mesmo, basta seguir tudo a risca que da certo, a agradeço muito a vcs do site, vlw mesmo!!!!!

  6. Amigo, meu celular já tem bootloader desbloqueado desde que Instalei manualmente a ROM do 4.4 assim que lançou. Eu gostaria agora era de fazer somente ROOT, a minha dúvida é se só o procedimento de rootear fará wipe data (como aconteceu no procedimento para desbloqueio do bootloader). Perderei tudo só fazendo root?

  7. Cara, esse foi o melhor tutorial sobre o nexus tool kit que eu encontrei parabéns e obrigado. Eu fiz root no meu nexus 4, e ele ficou dando lag na rolagem de paginas e transição entre aplicativos, sem contar que não ta dando para mudar para o modo ART, o aparelho reinicia e continua com o DALVIK.
    Vou fazer a instalação da ROM stock amanhã pra ver se corrige o problema e posto o resultado aqui.

      • Marcos tentei flashear a rom stock e logo que desbloqueei o bootloader ele já não passou daquelas bolinhas da inicialização, você pode me dar uma luz aqui? Por favor…

        • Tobias depois de desbloquear o bootloader ele demora uns 5 minutos para ligar novamente, fica somente nas partes das bolinhas coloridas, se passar de 5 minutos e não iniciar desligue o aparelho, ligue novamente segurando o o botão de diminuir o volume(-), se fizer corretamente irá aparecer um Android e escrito “Start” no topo da tela, agora use os botões de volume para selecionar a opção “recovery mode” e aperte o power “botão de ligar”, logo irá aparecer o logo do Google e um Android deitado escrito “nenhum comando” agora fique apertando os botões de volume e o do power, irá aparecer algumas opções com os botões de volume selecione a opção “wipe data/factory reset” selecionando essa opção com o botão power, não esquece de apertar em “yes” para confirmar a operação, se mesmo assim não conseguir basta instalar novamente a ROM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui