Nexus 4 faça root, instale recuperação, desbloqueie e bloqueie o bootloader e instale o Android com o Nexus Tool Kit

- Publicidade -

Hoje ensinaremos como conectar o Nexus 4 no Nexus Tool Kit e falaremos um pouco das suas funções principais que permitem os usuários avançados realizarem o desbloqueio do bootloader e muito mais.

Na verdade o Nexus Tool Kit serve para toda a linha Nexus e não somente para o Nexus 4, mas como o tutorial foi feito com um Nexus 4 resolvi deixar o mesmo só para esse aparelho, mas se você tem outro aparelho Nexus pode fazer o mesmo tutorial sem qualquer problema.

Com o esse tutorial do Nexus Tool Kit, você ira fazer root, instalar recuperação, desbloquear e bloquear o bootloader e instale o Android no Nexus 4 ou qualquer outro aparelho da linha Nexus.

Nexus 4 Root, Recuperação, bootloader e instalação Android

  • Instalando o Nexus Tool Kit e os drives

Instale o aplicativo para isso baixe o programa Nexus Tool Kit do site oficial

Nexus Tool Kit instalação

Depois de instalado escolha o aparelho e logo depois a versão Android que está usando.

- Publicidade -

Nexus Tool Kit selecionando modelo Nexus

Agora nessa parte devemos ativar a opção depuração USB para isso devemos ir em configurações, sobre o telefone e logo depois apertar 7 vezes sobre o número da versão assim a opção desenvolvedor irá ser liberada.

Nexus Tool Kit ativar depuração USB

Agora volte uma tela e entre em opções do desenvolvedor e ative opção depuração USB, agora conecte o Nexus 4 no PC, certifique que o aparelho esteja em conexão como MTP e aperte em ok no PC.

Ativando depuração USB Ativando depuração USB Ativando depuração USB

Importando a versão do programa instalada pode aparecer uma tela parecida com essa:

Nexus Tool Kit atualização

Basta apertar em ok nessa e em outras opções que aparecerem elas são atualizações do próprio programa.

Logo depois dessas atualizações chegaremos a tela principal do programa.

Nexus Tool Kit tela inicial

A primeira coisa que precisamos fazer é apertar em Full Driver Installation Guide para instalar os drive necessários para usar o programa.

Na nova aba que abriu vá para a aba escrita Step 2 e aperte em Universal Drives e depois em ok.

Nexus Tool Kit drives

Agora na aba Step 3 aperte em Full Drive Test para testar se os drives estão instalados corretamente retire e conecte novamente o Nexus 4 no PC.

No Nexus 4 irá aparecer uma mensagem na tela do Nexus 4 com alguns números basta apertar em ok e logo depois ok no PC.

Automaticamente o telefone irá reiniciar e quando ligar novamente aperte outra vez ok no Nexus 4.

Pronto agora o aparelho está pronto para ser usado com o programa.

Opções do Nexus Tool Kit

Nexus Tool Kit tela inicialAgora podemos fazer um backup completo do sistema, restaurar o backup quando precisar, podemos desbloquear ou bloquear o bootloader do Nexus 4 além de fazer root e instalar uma recuperação modificada “ Custom recovery”.

  • Root e Custom Recovery

Nexus Tool Kit root e recuperação "recovery"

É possível fazer root e instalar um custom recovery ao mesmo tempo para isso você precisa selecionar a caixa “Custom Recovery” na opção “Root” se não ativar essa caixa só o root é feito.

*Dica você pode escolher qual recuperação você quer instalar em seu aparelho indo em “Options” escolhendo a aba “Custom Recovery” e para escolher o root basta selecionar a aba “Superuser”.

Nexus Tool Kit custom recovery

  • Desbloqueando ou bloqueando o Bootloader

Nexus Tool Kit bloqueio e desbloqueio bootloader

Podemos desbloquear o bootloader apertando em “Unlock” para bloquear novamente o bootloader basta apertar em “OEM Lock”.

  • Instalando o Android ou recuperar o aparelho

Nexus Tool Kit Recuperando ou instalando o Android na linha Nexus

Se precisar voltar ao Android puro ou seu aparelho estiver com algum problema podemos usar a opção Flash Stock+ unroot escolhendo a opção “Device is on/Normal” se o aparelho está funcionado normalmente ou “soft-bricked/bootloop” quando o aparelho não funciona ou está reiniciando sem parar.

Escolhendo a opção “soft-bricked/bootloop” é necessário ligar o Nexus 4 em modo bootloader para isso você precisa ligar o telefone com o botão de volume pra baixo apertado, agora escolha a opção “bootloader” usando os botões de volume para localizar a opção e apertando o botão de ligar o aparelho para selecionar essa opção.

O Nexus Tool Kit ainda pode instalar o Android puro no aparelho inclusive o Android 4.4 KitKat mais recente, para isso devemos usar a opção Flash Stock+ unroot escolhendo a opção “Device is on/Normal” e selecionar qual versão queremos, o próprio programa baixa o Android escolhido e instala, mas para usar essa função o bootloader precisa estar desbloqueado.

Essas são as opções e facilidade que podem ser feitas com somente um programa que pode ajudar muitas pessoas que tem medo de fazer algo errado.

*Aviso muitos procedimentos feitos através da ferramenta Nexus Tool Kit é necessário apagar todos os dados do aparelho por isso antes de fazer qualquer procedimento é recomendado fazer um backup de tudo que é importante para você, também não somos responsáveis por nada que esse tutorial venha causar em seu aparelho.

- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Tropico chega ao Android em 05 de setembro, pré-registro iniciado

Android irá receber o game Tropico, seu lançamento será em 05 de setembro, mas jogo já tem pré-registro iniciado na loja Google Play.

Huawei Mate X é adiado novamente, deve ser lançado em novembro

Telefone dobrável Huawei Mate X foi adiado novamente, agora só deverá ser lançado no mês de novembro. Os novos telefones...

Promoção Motorola One Action R$1.519 ou R$1.699 em 10x sem juros

Novo Motorola One Action já está em promoção, telefone acaba de ser lançado e tem preço mais baixo. O destaque...

Câmera de ação ou telefone? Motorola One Action chega com um pouco dos dois

Motorola One Action é lançado no Brasil, dispositivo é um misto de telefone e câmera de ação em um só aparelho.

Jogo Zombieland: Double Tapper entra em pré-registro no Android

Inspirado no novo filme, jogo Zombieland: Double Tapper já está em pré-registro na loja do Android. Zombieland em 2019 terá...

ARTIGOS RELACIONADOS

33 COMENTÁRIOS

  1. meu celular caiu uma vez no chão,ficou travando a mil,looping infinito,daí parou de funcionar mano,to tentando entrar no modo recovery mode,não entra,nenhuma das opções não vai,é um nexus,não sai da logo da Google…

  2. Fui tentar liberar o bootloader e n deu certo.Agora ele deu loop infinito e zerou o cel. Agora n tem como eu liberar o modo depuração e passar a rom p memória.o q faço?

  3. Cara comprei meu nexus usado e ele veio roteado, fui tentar tirar o cmw acho que é esse o nome e acabei apagando o SO delke. como faco pra recuperar ele?

  4. Bom dia a todos. Acabei de fazer root para o Android 4.4.4 com a versão mais atualizada do Nexus Root Toolkit (1.8.4 ou superior) usando o tutorial aqui explicado e deu certinho.
    Abraço!

  5. cara, ja tinha tentado de tudo pra rootear meu nexus 4 e nao consegui, e com esse tutorial e o toolkit foi muito facil, muito mesmo, basta seguir tudo a risca que da certo, a agradeço muito a vcs do site, vlw mesmo!!!!!

  6. Amigo, meu celular já tem bootloader desbloqueado desde que Instalei manualmente a ROM do 4.4 assim que lançou. Eu gostaria agora era de fazer somente ROOT, a minha dúvida é se só o procedimento de rootear fará wipe data (como aconteceu no procedimento para desbloqueio do bootloader). Perderei tudo só fazendo root?

  7. Cara, esse foi o melhor tutorial sobre o nexus tool kit que eu encontrei parabéns e obrigado. Eu fiz root no meu nexus 4, e ele ficou dando lag na rolagem de paginas e transição entre aplicativos, sem contar que não ta dando para mudar para o modo ART, o aparelho reinicia e continua com o DALVIK.
    Vou fazer a instalação da ROM stock amanhã pra ver se corrige o problema e posto o resultado aqui.

      • Marcos tentei flashear a rom stock e logo que desbloqueei o bootloader ele já não passou daquelas bolinhas da inicialização, você pode me dar uma luz aqui? Por favor…

        • Tobias depois de desbloquear o bootloader ele demora uns 5 minutos para ligar novamente, fica somente nas partes das bolinhas coloridas, se passar de 5 minutos e não iniciar desligue o aparelho, ligue novamente segurando o o botão de diminuir o volume(-), se fizer corretamente irá aparecer um Android e escrito “Start” no topo da tela, agora use os botões de volume para selecionar a opção “recovery mode” e aperte o power “botão de ligar”, logo irá aparecer o logo do Google e um Android deitado escrito “nenhum comando” agora fique apertando os botões de volume e o do power, irá aparecer algumas opções com os botões de volume selecione a opção “wipe data/factory reset” selecionando essa opção com o botão power, não esquece de apertar em “yes” para confirmar a operação, se mesmo assim não conseguir basta instalar novamente a ROM.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Receba as novidades em seu E-mail!