Material You deixa de ser exigência no Android 12

Marcos Gonçalves da Silva
Android 12 Material You aparelhos de fabricantes

Android 12 não tem mais como exigência o uso do Material You para as fabricantes, o que pode ser interessante para algumas empresas.

Em fevereiro, o Material You se tornou obrigado no sistema Android 12, a intenção era a sua utilização em todos os aparelhos de fabricantes.

Mas agora isso foi deixado de lado, e passou de obrigatório, para algo opcional, não sendo mais necessário para a utilização dos apps do Google.

Android 12 não traz mais exigência do Material You

Esse retrocesso do Google para o Material You no Android 12 não acontece sem um grande motivo, já que o recurso é um grande destaque nessa versão do sistema.

Android 12 Material You

A obrigatoriedade foi vista como um passo importante para os usuários, já que todo mundo quer utilizar o recurso, e quem não gostou muito, tem a opção de apenas não ativar.

Mas o maior problema é a maneira com que o Google fez, o que não foi de uma forma boa para as fabricantes, principalmente para as menores, que são as mais prejudicadas.

Anteriormente o Google estava verificando a implementação do Material You no Android 12 nos aparelhos da fabricante de forma manual, aparelho por aparelho, para descobrir se tudo está funcionando como deveria e se as modificações poderiam atrapalhar o uso do recurso.

Claro que o processo é bem demorado, e as grandes fabricantes possuem a vantagem de serem as primeiras a terem os aparelhos avaliados, o que é péssimo para a pequenas.

A intenção dos testes no Material You do Android 12 é para verificar se a função foi implementada da maneira certa, com foco em visibilidade, legibilidade e acessibilidade, itens importantes para que todos os usuários, e que são necessário até mesmo para os que possuem alguns problemas na visão, para que eles consigam utilizar os aparelhos sem maiores dificuldades.

No Android 13 o Material You será obrigatório

Android 13

Mas no Android 13 o Material You será um item obrigatório, o Google irá mudar o processo de testes, tudo para melhorar a vida das fabricantes, deixando tudo mais fácil.

Para a próxima versão do sistema, Android 13, o Google estará planejando testes automáticos, então todo o procedimento de teste não terá mais avaliações humanas, que demorar muito tempo.

Isso significa que as fabricantes, até mesmo as pequenas, poderão ter seus aparelhos e sistemas aprovados mais rapidamente e utilizarem o Material You de forma mais simples.

Claro que essa mudança também irá trazer mais aplicativos compatíveis com o Material You, já que permitirá que ROMs e fabricantes utilizem o recurso e que as aplicações funcionem corretamente em qualquer sistema, até mesmo nos modificados.

Fonte: Android Police

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.