Conheça o Material You e como ele personaliza a interface do seu Android 12

Marcos Gonçalves da Silva
Android 12 Material You

O Google trouxe o Material You no Android 12, recurso é algo essencial do sistema e traz grandes personalizações de forma simples.

Nos últimos anos o Material design, que estrou no Android 5.0 Lollipop e que era utilizado até o Android 11, era a pratica mais comum, principalmente para aplicativos do sistema.

Agora o Material You chega como uma evolução enorme em comparação com o atual Material design que conhecemos.

Conheça o Material You do Android 12

O Material You é uma completa restruturação do design do sistema Android como conhecemos, a novidade estreia no Android 12 e será um padrão para futuras versões.

Google revela que essa é uma das mudanças mais importantes para a interface do sistema Android em anos, trazendo novos efeitos, transições, formas e focando em cores.

A intenção é que os usuários recebem muitas cores, um design mais moderno e compatível com o papel de parede em uso.

Como o Material You personaliza a interface do seu Android 12

Toda a personalização do Material You do Android 12 é afetado pelo papel de parede em uso, conforme as cores do papel, todas as cores do sistema muda, confira a imagem para entender melhor:

As cores são selecionadas com base em seu papel de parede, assim as cores do sistema operacional por completo serão alteradas, o que inclui botões, widgets, notificações e muito mais.

Design aprimorado do Material You

Temos muitos aprimoramentos importante que chegam com o Material You, o Google fala que as mudanças foram feitas para facilitar o uso e a identificação do que está ativo no momento.

Os botões são visivelmente maiores, botões de volume, brilho da tela e outros, estão em tamanho grande, isso é para que eles fiquem no tamanho do dedo, facilitando o uso.

Tudo está mais bonito, temos cantos arredondados, os botões no atalho rápido das notificações quando ativos ficam na cor do sistema, desligados, ficam em preto ou branco, dependendo da cor do tema escolhido.

Material You traz animações mais suaves

Para animações mais suaves, o Material You conta com múltiplas otimizações, o que permite um gerenciamento melhor sobre os processos da CPU.

Todas as animações são mais suaves, a interface é mais rápida, mais responsiva, o que no final, também traz menor consumo de bateria para os aparelhos.

Interface Material You também traz itens para melhor privacidade

Além das mudanças na própria interface, o que permite uma melhor personalização do sistema por completo, o Material You também traz algumas mudanças bem-vindas na parte da privacidade.

Agora sempre que você acessar um aplicativo, o Material You irá indicar se ele tem acesso a câmera ou microfone, o que permite ter uma maior privacidade cancelando a permissão para determinado aplicativo.

Para melhorar ainda mais a privacidade, o novo design traz ao menu de acesso rápido, a opção para bloquear o acesso a câmera e microfone em todos os aplicativos de uma vez.

Outras novidades do Android 12

Android 12 logo

O Google já revelou novidades que iremos encontrar no Android 12, mas o Android 12 Beta 1 apresentou ainda mais recursos inéditos.

Sem contar que o Android se tornará um controle remoto para Android TV (Google TV) e terá melhor conectividade com carros e até com Chromebook.

O futuro do sistema promete trazer muitas mudanças excelentes para os usuários, algo que começará a acontecer com o Android 12 e que mudará completamente a forma que olhamos para a interface do Android nesse momento.

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.