Exynos 980 primeiro processador móvel com modem 5G integrado

Primeiro processador com modem 5G integrado para dispositivos móveis é o Exynos 980, o mais moderno da Samsung.

Já temos uma grande corrida pela tecnologia 5G, mas infelizmente os Snapdragon 855 e 855+ trazem esse recurso como um extra, então a fabricante pode escolher utilizar um modem 5G extra ou apenas o modem do processador que é apenas 4G.

Mas agora a Samsung saiu na frente e anuncia o primeiro processador móvel com modem 5G integrado, o Exynos 980 chega com a nova tecnologia e aproveita para trazer mais novidades e desempenho superior.

Exynos 980

  • Rede 5G integrada

O grande destaque do Exynos 980 é seu modem 5G integrado, isso significa que tudo está em apenas um chip ao lado da GPU, NPU, CPU e mais.

Exynos 980

O modem integrado do Exynos 980 é 5G NR Sub-6GHz que consegue alcançar até 2,55Gbps em download e 1,28Gbps no upload, já em 4G a velocidade máxima é de 1Gbps no download e 200Mbps no upload.

Mas também é possível utilizar o suporte para conectividade dupla E-UTRA-NR (EM-DC) para unir a rede 4G e 5G, assim conseguindo atingir velocidade máxima de 3,55Gbps no download.

Ainda falando em redes e conectividade em geral, o processador ainda chega com suporte para Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6, e os mais conhecidos GPS do mundo todo.

  • CPU
Exynos 980

O novo Exynos 980 é produzido no processo de 8nm, conta com 8 núcleos, sendo 2 Cortex-A77 com velocidade de 2.2GHz e outros 6 Cortex-A55 com velocidade de 1.8GHz.

  • GPU

Na GPU encontramos a Mali-G76 do ano passado, o que é estranho, já que temos a nova Mali-G77 que é mais poderosa e foi revelada nesse ano.

  • Tela e câmera
Exynos 980

Temos suporte para os formatos mais recentes de tela, a resolução máxima é de 3360×1440, ou seja, 2K+.

Já na reprodução temos HDR10+, decodificação e codificação em 4K com até 120fps, no codec encontramos o VP9, H.264 e H.265.

Na parte da câmera temos suporte para até 108MP, lembrando que a Samsung em parceria com Xiaomi já revelou o sensor que possui 108MP, além disso, o Exynos 980 suporta até cinco câmeras, sendo que até três podem ser utilizadas ao mesmo tempo.

  • Inteligência artificial
Exynos 980

A nova NPU consegue ser 2.7x mais potente e rápida que o Exynos anterior, o que no final traz uma usabilidade bem melhor para a inteligência artificial em todos os setores.

A inteligência artificial também será utilizada para melhorar muitos itens, teremos uma melhor segurança na autenticação do usuário, na realidade mista e claro, no setor da câmera.

Lançamento

A Samsung revela que o novo Exynos 980 começará a ser fabricado até dezembro desse ano, sendo que os primeiros aparelhos podem chegar ao mercado no começo de 2020, mas não sabemos se é ele que irá equipar o Galaxy S11.

Lembrando que nesse mês de setembro o Exynos 980 já deve receber um concorrente, o Kirin 990 que também deverá ter modem 5G integrado.

Novidades

Motorola RAZR flexível tem nova data de lançamento e pode ter 5G na China

A fabricante vem a público para revelar a nova data de lançamento para o Motorola RAZR flexível, modelo que seria lançando no fim...

LG revela data para atualização do Android 10 chegar em seus telefones

A fabricante LG começou a revelar quando a atualização do Android 10 estará chegando em seus aparelhos, o que é excelente para os consumidores.

LG V50 é atualizado para Android 10 e conta com modo desktop

A LG começou a atualizar o LG V50 para o Android 10, a grande novidade é o modo desktop, que a fabricante nem...

Promoção Galaxy S9 R$1.614 ou R$1.899 em 10x

Com desconto Galaxy S9 se torna ainda mais imperdível para quem quer está de olho no top de linha da Samsung.

Tema escuro chega ao WhatsApp, saiba como ativar a novidade

Finalmente todos podem utilizar o WhatsApp com seu tema escuro, novidade está liberada para o sistema Android e ensinamos como utilizar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Receba as novidades em seu E-mail!