Exynos 2100 é anunciado, traz mais desempenho e 5G para enfrentar concorrentes

Novo chip top de linha da Samsung, Exynos 2100, é anunciado, processador traz mais desempenho, rede 5G e outras melhorias para conseguir enfrentar os concorrentes atuais.

A intenção é finalmente trazer um desempenho comparável com os processadores da Qualcomm, o que não acontecia nas versões anteriores.

Samsung está adicionando mais performance e apostando em muitas melhorias para trazer um chip melhor do que os lançados até hoje.

Exynos 2100: processador top de linha em 2021 é anunciado

Núcleos

A Samsung destaca que apenas utilizando o processo de fabricação de 5nm EUV, o chip está até 20% mais econômico e até 10% mais rápido, isso acontece por ele ser menor, exigir menos energia e gerar pouco calor.

Exynos 2100

Outra mudança é nos núcleos, assim como o Snapdragon 888, o Exynos 2100 tem 8 núcleos que são divididos em três partes, são 1 núcleo Cortex-X1 extremamente potente, 3 núcleos Cortex-A78 para alto desempenho e 4 núcleos Cortex-A55 para economia de energia, a velocidade máxima dos núcleos é de 2.9GHz, esse conjunto conseguiu aumentar 19% de desempenho em um único núcleo e 30% a performance de uso com vários núcleos em comparação com o Exynos 990.

GPU

Em comparação com o Exynos 990, o novo Exynos 2100 é 40% mais rápido em jogos e outros apps que utilizam gráficos, isso é possível graças a ARM Mali G78, que conta com 14 núcleos.

Exynos 2100

Para aumentar e deixar o desempenho sempre em alta, a Samsung revelou o AMIGO, uma tecnologia que otimiza CPU, GPU e outros processos para aumentar a eficiência do software e hardware na questão de energia.

5G

A rede 5G também faz parte do SoC, ele traz suporte para todos os tipos de rede, inclusive para 2G, 3G, 4G e 5G SA e NSA.

Exynos 2100

Para a rede 5G, a velocidade é de até 5.1Gbps em sub-6-gigahertz, em mmWave a velocidade é de até 7.35Gbps e em 4G a velocidade pode alcançar até 3.0Gbps em QAM.

Tela

Os dispositivos equipados com o novo chip terão a capacidade de possuir telas de até 4K rodando a 120Hz.

Câmera

As câmeras suportadas podem ter até 200MP, possui suporte para até seis câmeras e permite o uso de até quatro câmeras ao mesmo tempo, a gravação de vídeo é de 8K a 60fps.

Exynos 2100

O ISP foi otimizado para conseguir combinas várias câmeras para melhorar o desempenho quando é preciso dar zoom, aumentar a qualidade em fotos de grande ângulo e mais.

IA

A rede neural também foi turbinada, agora são três núcleos NPU para ser utilizada pela inteligência artificial, a capacidade chega em 26 TOPS (trilhões de operações por segundos) e com o dobro de eficiência energética.

Para a câmera em especial, o chip traz um recurso de reconhecimento de conteúdo, que consegue reconhecer rostos, cenas e objetos, tudo de forma mais rápida, então a IA é utilizada para ajustar as configurações da câmera de forma otimizada para ter imagens mais detalhadas.

Memória

Como esperado de um processador top de linha, ele conta com suporte para RAM LPDDR5, armazenamento UFS 3.1 e UFS 2.1.

Lançamento

Exynos 2100

O Exynos 2100 já está sendo produzido em massa, a expectativa é que ele irá equipar a linha Galaxy S21, que será apresentada em 14 de janeiro de 2021, ou seja, nessa quinta-feira.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui