quinta-feira, julho 9, 2020

ARM anuncia os núcleos Cortex-X1, Cortex-A78 e GPUs Mali-G78 e Mali-68

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ARM está revelando os núcleos Cortex-X1, Cortex-A78, mas também temos as GPUs Mali-G78 e Mali-68 e o novo NPU Ethos-N78 para a inteligência artificial.

A intenção é deixar claro que esses itens irão trazer um maior desempenho para os dispositivos móveis do futuro, que contarão com muitas tecnologias e menor consumo de energia.

Curiosamente a ARM não fabrica e nem produz processadores, mas a empresa faz os projetos e depois vende para as fabricantes interessadas em seus produtos.

Cortex-X1

É o núcleo mais rápido da fabricante, o Cortex-X1 é um único núcleo que consegue trazer 30% de desempenho a mais que o Cortex-A77.

ARM Cortex-X1

O X1 inclusive é o primeiro do Programa Personalizado Cortex-X, que permite empresas fazerem personalizações para ter mais flexibilidade e estabilidade para aumentar o desempenho da maneira que precisarem.

Cortex-A78

ARM Cortex-A78

O novo núcleo consegue 20% melhor que o Cortex-A77, mas com consumo de energia menor, algo que pode chegar até 50%, ainda temos melhorias na inteligência artificial, gerenciamento mais eficiente de carga de trabalho e menor espaço ocupado, ele é 15% menor do que o modelo anterior.

Mali-G78

ARM Mali-78
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova GPU promete 25% de melhorias em relação a Mali-G77, mas a nova placa de vídeo suporta até 24 núcleos, o que aumenta o poder em tarefas que exigem maior poder gráfico.

Mali-G78 é uma GPU Premium que irá trazer baixo consumo de energia, melhor otimização da duração da bateria e muitas ferramentas para os desenvolvedores aprimorarem os aplicativos e jogos para rodar perfeitamente nos telefones.

Curiosamente a ARM fala que tem uma parceria com a Crytek, a desenvolvedora promete trazer a CRYENGINE para o sistema Android, o que permitirá que gráficos de computadores sejam reproduzidos nos telefones da mesma forma e qualidade.

Mali-G68

ARM Mali-68

A nova Mali-G68 é descrita pela ARM como uma GPU sub-premium, ela conta com todos os recursos mais recentes da Mali-G78, mas possui suporte para até 6 núcleos, que funcionam com menor consumo de bateria e alto desempenho.

Ethos-N78

A NPU de inteligência artificial foi melhorada, chega com até o dobro de desempenho do Ethos-N77, ao mesmo tempo que consome menos energia.

ARM Ethos-N78

Ethos-N78 é totalmente otimizada, inclusive terá muitas configurações para que funcione otimizada para as tarefas que cada fabricante mais precisa.

Resumo

Os novos Cortex-X1, Cortex-A78, Mali-G78, Mali-68 e Ethos-N78 trazem maior desempenho, menor consumo de energia e mais inteligência para os dispositivos móveis.

Ainda não existe data especifica para os novos núcleos, GPUs e NPU chegarem ao mercado equipando os mais variados dispositivos, mas tudo indica que eles estarão chegando apenas em 2021.

PUBLICIDADE
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Snapdragon 865+ é anunciado: tem performance 10% superior ao 865 tradicional

Qualcomm revelou seu novo processador, Snapdragon 865+ é uma versão melhorada do atual 865, que é um top de linha em muitos...

MediaTek Helio G35 e G25 são anunciados, chegam para melhorar telefones de entrada

MediaTek anunciou os processadores Helio G35 e G25, novos chips chegam para melhorar os telefones de entrada, que normalmente são os mais...

Snapdragon Wear 4100 é anunciado e tem arquitetura hibrida na versão Plus

Os dispositivos vestíveis serão ainda melhores, os Snapdragon Wear 4100 e Wear 4100+ são revelados, versão Plus tem arquitetura hibrida e ambos...

Huangshan 2 é o novo processador da Xiaomi para pulseiras inteligentes

Huami e Xiaomi revelaram o Huangshan 2, novo processador especialmente projetado para pulseiras inteligentes. A intenção do novo chip...

Snapdragon 690 é oficial, suporta tela de 120Hz, 5G e mais

Novo chip Snapdragon 690 é anunciado pela Qualcomm, chega com suporte para tecnologias mais recentes como 5G e telas com taxa de...

Interessantes para você

ARM revela que GPUs Mali também terão drives atualizado na loja Google Play

As GPU Mali terão drives atualizados via loja Google Play, novidade foi revelada pela própria ARM, que desenvolve os projetos dos chips...

ARM anuncia GPU Mali-G57 e novas NPU para inteligência artificial

Nova GPU Mali-G57 é anunciada pela ARM, mas também revela duas NPU para trazer inteligência artificial para todos os bolsos.

Google e ARM se unem para usar MTE e deixar Android mais seguro

Google ao lado da ARM irão usar MTE, recurso que está sendo criado para deixar o Android mais seguro. Como...

Cortex-A77, Mali-G77 e Mali-D77 são anunciados pela ARM

A ARM anunciou os Cortex-A77, Mali-G77 e Mali-D77, eles são a nova geração e devem trazer mais poder, desempenho e melhorias para os aparelhos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui