Descubra nossas dicas para reduzir o consumo de energia no Android e assim conseguir economizar bateria para um dia completo longe da tomada.

Atualmente poucos aparelhos suportam ficar longe da tomada por um dia inteiro, infelizmente isso deve demorar a mudar, a tecnologia de bateria evolui muito lentamente, então teremos que esperar alguns anos para que elas durem o suficiente.

Algo que gasta muita energia é o próprio sistema Android, ele consome a bateria sem parar, ainda mais agora que a cada ano temos uma versão mais inteligente e com recursos que não pensam duas vezes na hora de utilizar energia.

Confira celulares em oferta na Amazon

Para ajudar as pessoas que não conseguem chegar ao final do dia sem precisar carregar, reunimos algumas dicas para economizar bateria que podem ser feitas facilmente, mas que irão fazer uma grande diferença, reduzindo o consumo de energia e fazendo a bateria durar até o final do dia, ou pelo menos até você chegar em casa.

Reduzir consumo de energia no Android

Siga nossas dicas e aumente a duração da bateria, ao colocar em pratica o que indicamos, você irá economizar bateria e pode ter energia no telefone para não precisar ficar desconectado durante o dia.

bateria fraca

  • Tela

É um dos principais itens que mais gastam energia no Android, ao lado do processador, os dois utilizam boa parte da bateria do seu aparelho.

A tela pode ter seu consumo de energia reduzido ao ativar o brilho automático, esse recurso irá deixar o brilho de acordo com o ambiente, se estiver escuro, ela fica mais escura, se estiver claro, a tela fica no brilho máximo para você enxergar, se quiser economizar bateria ao máximo, deixe o brilho mais baixo possível.

Compre smartphones e celulares na Amazon

Ainda na questão da tela, quando ela está ligada, ela está consumindo energia da bateria, então uma boa ideia é diminuir o tempo que ela fica ligada depois que você para de usar o telefone, para isso, vá em “Configurações”, “Tela”, e selecione “Tempo limite da tela”, a melhor escolha depende do seu uso, o conselho é deixar apenas 15 segundos, se te atrapalhar, suba para 30 segundos, vá subindo até achar uma boa configuração, mas a recomendação é que não fique mais que um minuto.

  • Papéis de paredes animados

Eles são bonitos e diferentes, inclusive temos algumas dicas de papéis animados para o Android, mas infelizmente eles consomem muita energia para funcionarem, então se a intenção é economizar bateria, a recomendação é não utilizar esse recurso.

  • Widgets

Na guerra contra o desperdício de energia no Android, os widgets são uma grande ajuda, deixe na tela inicial o widget de conexões, com ele rapidamente você pode ligar e desligar as conexões com um só toque.

  • Wi-Fi e internet (3G)

Como toda economia de energia, no Android não é diferente, a ideia é desligar o que não está utilizando para que a bateria não seja desperdiçada com o que não está sendo usado.

Se estiver utilizando somente o Wi-Fi, a melhor escolha é economizar bateria diminuindo a energia gasta na rede da operadora, para isso é necessário ir em “Configurações”, “Redes sem fio e outras”, “Redes móveis”, “Selecionar rede” e escolha a opção “2G”, ao deixar apenas em 2G o consumo de bateria irá diminuir da mesma forma que a velocidade da internet da operada, quando precisar da internet do chip, basta ativar o 3G novamente para tudo voltar ao normal.

Agora se você utiliza o Wi-Fi e o 3G, não tem muito que fazer, mas para otimizar o uso da bateria é recomendado utilizar a rede da operadora apenas quando realmente precisar e em lugares com um bom sinal

  • GPS e Bluetooth

Assim como as redes, o GPS e o Bluetooth também gastam muita energia, a dica segue a mesma, se não está utilizando, desative os recursos, mas lembre-se que o Google utiliza o GPS para localizar seu aparelho perdido, então você pode querer deixar esse recurso ativado quando sair de casa, mas quando estiver em casa o GPS pode manter ele desligado o que vai economizar bateria.

  • Aplicativos

Os aplicativos também fazem um bom uso da energia do seu Android, eles ficam abertos em segundo plano e consumindo muita bateria, como a intenção é economizar bateria, então mantenha aberto apenas aquilo que irá utilizar, já que os apps em segundo plano irão gastar bateria sem você notar.

Outro recurso importante é a sincronização de apps de e-mail e de redes sociais, tente deixar uma tempo maior ou a sincronização de forma manual, assim eles não ficam utilizando a rede e nem bateria para saber se tem alguma novidade.

  • App de economia de energia para Android

Mesmo com nossas dicas nem sempre é possível diminuir o consumo de energia no Android, para esses casos a melhor opção é utilizar um aplicativo para economizar bateria.

O JuicerDefender é muito eficiente  e conta com muitos recursos para te ajudar a economizar bateria no Android.

Primeiro faça a instalação do JuicerDefender, entre no aplicativo e depois aperte em “Enable” para ativar, na parte “Profile”, você pode escolher entre alguns modos, eu uso o “Balanced” que faz um balanceamento no gasto e desativação e recursos, mas você pode testar o modo “Agressive”, que é muito mais efetivo e o modo “Extreme”, que faz de tudo para economizar a bateria do Android.

Descobrir aplicativos que estão consumindo energia

Às vezes o alto consumo de energia do Android está relacionado diretamente com algum aplicativo especifico, o Android possui um recurso que mostra o que está consumindo bateria do seu aparelho.

Para conferir o que está utilizando a sua bateria no Android é preciso que você entre em “Configurações”, “Sobre o telefone” e “Uso da bateria”, em algumas versões do Android o caminho pode ser “Configurações” e “Gerenciador de bateria”, nessa tela você irá ver o que está gastando a energia do telefone, se precisar, recomendamos que instale o Watch Dog para monitor em tempo real os aplicativos que estão consumindo muita bateria.

Resumo

Nem sempre é fácil reduzir o consumo de energia do Android, mas com nossas dicas para economizar bateria ela irá durar mais, o que pode fazer o telefone ficar até o fim do dia longe da tomada com apenas uma única carga.

Tem alguma dica para economizar bateria que não foi citada? Escreva nos comentários.

3 COMENTÁRIOS

  1. POSSUO UM SONY lIVE WALKMAN WT19A, A PRIMEIRA VISTA PARECIA SER BOM, BOM PROCESSADOR, BOA MEMORIA RAM, CAMERA DE 5 MP, FILMA EM HD, SOM POTENDE COM DUAS SAÍDAS, ENFIM, ME ARREPENDI MUITO POR TE-LO COMPRADO, NAO INDICO A NINGUEM, O SOM ESTOURA QDO SE POE NO PROXIMO MAXIMO, A CAMERA É EMBASSADA, NAO SAI FOTOS NITIDAS, A LENTE QUE PROTEGE A CAMERA RISCA COM FACILIDADE, OS FILMES EM HD SÃO SÓ NO TAMANHO POIS NA QUALIDADE NAO, A MEMORIA RAM FICA CHEIA, TODA HORA TEM QUE USAR PROGRAMAS PRA
    ESVASIA-LA, A BATERIA NAO DURA NADA, QSE NEM UM DIA ELA DURA, SE USAR O CELULAR COM INTERNET, CAMERA, JOGO, NAO DURA NEM 3 HORAS, ENFIM, MIL VEZES O NOKIA ANTIGO QUE EU TINHA, OTIMO SOM, OTIMA CAMERA, OTIMA BATERIA, OTIMO ACABAMENTO.

    sony ericsson live walkman wt19a “NAO INDICO!!!” QUEM QUISER SE ARRISCAR E COMPRAR DEPOIS POSTA AQUI O QUE ACHOU.
    ESTOU VENDENDO O MEU.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here