quarta-feira, outubro 28, 2020

Atualizações do sistema estão mais rápida do que nunca, Android 10 supera anteriores

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Google revelou que as atualizações do sistema estão mais rápido do que nunca, o Android 10 conseguiu superar e muito as versões anteriores.

Em um novo relatório a empresa revela que finalmente as atualizações estão chegando mais rapidamente aos aparelhos dos usuários.

Isso significa que mais pessoas estão utilizando o Android 10 atualmente, em comparação com o Android 9 Pie no mesmo período do ano passado.

Atualização do Android está chegando mais rapidamente aos smartphones

O Android 10 é um grande sucesso na questão de atualizações, o sistema simplesmente está chegando mais rápido as smartphones e dispositivos em geral.

Atualização Android em julho de 2020

Para mostrar como realmente está mais rápida as atualizações, o Google fala que o Android 10 já estava em 100 milhões de dispositivos depois de 5 meses do seu lançamento, isso significa um aumento de 28% em comparação com o Android 9 Pie no mesmo período.

Atualmente o Android 10 equipa mais de 400 milhões de aparelhos, em comparação, no mesmo período, o Android 9 Pie está disponível em menos de 300 milhões de dispositivos.

Google revela as mudanças para acelerar as atualizações do Android

Android O Proejto Treble
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Android 8 Oreo, o sistema chegou com o Projeto Treble (Project Treble), que separou os drives, itens da fabricante e o sistema, assim permitido que as empresas atualizem o sistema sem precisar mexer nas outras partes.

Com o Android 9 Pie o destaque foi a GSI (Generic System Images) que são imagens do Android em sua forma pura, o que melhorou a velocidade de atualização e a de construção de ROM de terceiros.

Projeto Treble (Project Treble) GSI

No Android 10 o foco passou para os componentes do sistema, que agora são atualizados diretamente na loja Google Play, isso graças ao Project Mainline, que permite trazer rapidamente atualizações de segurança, privacidade, drives da GPU e muito mais, o interessante é que as atualizações são feitas como os aplicativos tradicionais.

Para o Android 11 ainda em teste, o Google revela que mais componentes serão atualizados pela loja Google Play, que com o sistema, uma imagem genérica do kernel do Android foi criada para funcionar em todos os dispositivos, o que garante suporte por 6 anos e atualizações mais rápidas na parte da segurança.

MI A1 Seamless

Mas o grande destaque do Android 11 é ele possuir um novo mecanismo OTA para atualizações do sistema.

No Android 7 Nougat foi implementado o recurso de partição A e B (atualizações sem costura), o que permite instalar a atualização em segundo plano e que o usuário só precisa reiniciar o telefone para aproveitar a nova versão instalada.

No Android 11 temos a evolução desse recurso, chamado de OTA Virtual A/B, as atualizações irão exigir menos espaço de armazenamento para conseguir completar a atualização dos aparelhos.

As atualizações OTA (no próprio aparelho) no Android 11 terão que utilizar por padrão o recurso OTA Virtual A/B, assim trazendo as atualizações da forma mais rápida e eficiente para os usuários, esse mecanismo OTA será o único permitido no sistema e nas próximas versões do Android.

Resumo

Android 10 Logo

Como podemos ver, depois de anos trabalhando em melhorar e otimizar o sistema de atualização, as novas versões do Android estão chegando mais rapidamente aos usuários.

Mesmo com essa melhoria de quase 30% do Android 10 em relação ao Android 9 Pie, o Google continua a melhorar o Android 11 para trazer ainda mais segurança e atualizações mais rápidas para os consumidores do sistema.

Via: Androiddevelopers

PUBLICIDADE
Confira mais em
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais