segunda-feira, maio 25, 2020

Como ativar rotação de tela e remover do menu rápido novos ícones no Android 5 Lollipop

O Android 5 Lollipop trouxe mudanças e novidades, hoje iremos mostrar como ativar a rotação da tela e remover novos ícones do menu rápido.

Já faz um tempo que estamos recebendo duas dúvidas, a primeira é como ativar a rotação da tela de forma automática e a segunda é sobre remover do menu rápido alguns novos ícones.

Então resolvemos criar esse tutorial para ensinar a resolver esses dois problemas que estão afetando uma grande quantidade de usuários do sistema Android.

Esses novos problemas surgiram com o lançamento do Android 5.0 Lollipop, sistema que fez algumas modificações e até trocou de lugar algumas opções, mas vamos ensinar como resolver esses “defeitos”, confira:

Ativar a rotação de tela no Android

Entre as opções que trocaram de lugar, a rotação de tela foi uma delas, anteriormente a opção ficava em “Configurações”, “Tela”, mas está em um novo lugar no Android 5.0 Lollipop.

rotação de tela no Android 5.0 Lollipop

Agora para desativar ou ativar o recurso é necessário ir em “Configurações”, “Acessibilidade” e em “Girar tela automaticamente” você pode selecionar o que quer fazer.

Removendo novos ícones do menu rápido

Outra novidade do Android 5.0 Lollipop é o novo menu rápido, nele temos as tradicionais opções Wi-Fi, Bluetooth, rede da operadora, modo avião, lanterna, localização e transmitir tela.

Mas se você utilizar outras opções, elas irão aparecer automaticamente nesse menu, esses outros itens são a rotação de tela, inverter cores, ponto acesso e muito mais.

Remover novos ícones do menu rápido do Android 5.0 Lollipop

Todas essas novas opções que surgem no menu rápido desaparecem depois de 30 dias sem qualquer tipo de uso, mas sabendo disso, podemos fazer um procedimento para enganar o sistema e deixar apenas os itens que queremos nessa tela.

Android 5.0 Lollipop data

O procedimento exige que você altere a data do Android, para isso, vá em “configurações”, “data e hora” aperte em “data e hora automáticas”, selecione a opção para desativar a hora via internet, depois altere a data atual para pelo menos 30 dias para trás, vá para o menu rápido e ative e desative o item que quer remover, logo depois basta voltar e colocar a data e hora correta novamente, o que irá remover o ícone do menu.

Remover novos ícones do menu rápido do Android 5.0 Lollipop

Como podemos ver, os dois tutoriais são bem simples e podem ser feitos em poucos minutos, assim resolvendo rapidamente os problemas com a rotação de tela e do menu rápido.

Para quem está utilizando o Android 6 Marshmallow ou superior, temos uma dica excelente, o Sintonizador Sytem UI recurso que tem muitas novidades e permite personalizar alguns itens do sistema, inclusive colocar a porcentagem da bateria na barra de notificação.

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

App Action Blocks do Google facilita o uso do Android por idosos e outros

Novo aplicativo do Google, Action Blocks, é indicado para melhorar o uso do Android entre os idosos, pessoas com aprendizado diferenciado e...

YouTube em sua versão Android recebe lembrete da hora de ir dormir

O YouTube para o sistema Android acaba de receber um novo lembrete para o usuário não ir dormir muito tarde.

Google Play Music irá acabar nesse ano, migre conteúdo para o YouTube Music

Google revelou que o Google Play Music irá acabar nesse ano, mas que usuários podem migrar para o YouTube Music a maioria...

Taxa de 96Hz está escondido na tela da linha Galaxy S20, saiba como ativar

Samsung escondeu taxa de atualização de 96Hz nos Galaxy S20, mas recurso foi descoberto e pode ser facilmente ativado pelos usuários.

Como higienizar seu telefone e se manter protegido do Coronavírus

O Coronavírus é um grande problema na maior parte do mundo, então saber higienizar seu telefone é uma maneira de se manter protegido.

Interessantes para você

Dicas básicas de manutenção para Android manter excelente desempenho

Ter um excelente desempenho é sonho de qualquer usuário Android, com nossas dicas você facilmente poderá manter seu dispositivo funcionando na velocidade máxima.

10 anos de Android: Google destaca alguns aspectos das versões

O Google esperou até o dia 22 de outubro para começar os 10 anos do Android, empresa aproveitou e destacou alguns aspectos importantes das...

Com proximidade do lançamento do Android P, Android 8 Oreo equipa 12.1% dos dispositivos

Android Oreo ultrapassa grande marca, agora equipa 12.1% dos dispositivos com o sistema, mas Android P já está perto de ser lançando. O sistema Android...

Relatório mostra Android Oreo em 5% dos smartphones, primeiro lugar fica para a versão 7 Nougat

No mais recente relatório do Google, descobrimos que o Android Oreo está em quase 5% dos aparelhos, mas primeiro lugar aparece com 30,8%, Android...

4 COMENTÁRIOS

  1. Vlw quem passo as informações, tava boiando no lollipop algumas coisa q estavam aparecendo na barra de acesso rápido.como inverter cores ,nem mecho com isso. Vlw

  2. Putz, tava pagando mó pau aqui tentando descobrir pq o Android da minha mina tinha o ícone de girar no menu rápido e o meu constava o ícone de inversão de cores no lugar. Fiz a gambiarra da data e funcionou, sumiu o ícone da inversão de cores, e ficou um espaço vazio no lugar. Assim q ativei a inversão de tela, ela apareceu no menu rápido. Obrigado pela dica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui