terça-feira, outubro 27, 2020

Aplicativos do Google para melhorar acessibilidade no Android são atualizados com melhorias

COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Android está recebendo atualizações nos aplicativos de acessibilidade do Google, eles em novas versões estão recebendo melhorias importantes.

O Google vem trabalhando para deixar o Android mais acessível para quem tem alguma deficiência, até o Google Maps ganhou instruções por voz para ajudar deficientes e mostra lugares acessíveis para cadeirantes.

Agora a empresa está atualizando seus aplicativos para melhorar a acessibilidade dos usuários do sistema Android.

Transcrição instantânea

O aplicativo Transcrição instantânea recebeu uma nova versão com muitas melhorias importantes para ajudar quem utiliza seus recursos.

Amplificador de som e Transcrição Instantânea

Agora temos como novidade a vibração do telefone quando escuta o nome do usuário, assim avisando que alguém está te chamando.

A barra de pesquisa permite encontrar as transcrições anteriores, nas configurações é possível ativar o recurso de salvar, mas elas ficarão salvas por até três dias, depois serão apagadas automaticamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recurso para adicionar nomes ou termos personalizados, assim a transcrição ao vivo consegue ser mais precisa no reconhecido da fala das pessoas.

Baixe agora na loja Google Play:

Transcrição instantânea

Amplificador de som

Para o Amplificador de som a novidade é o suporte para fones de ouvido Bluetooth (sem fio), isso permite deixar o seu telefone, por exemplo, perto do rádio, mas ainda se afastar um pouco do aparelho e escutar claramente.

Baixe agora na loja Google Play:

Amplificador de som

Action Blocks

Action Blocks

Action Blocks chegou em maio desse ano, explicamos como ele funciona, ele é interessante para quem tem restrição de movimentos na mão ou é idoso e não consegue se lembrar do que precisa para acessar recursos ou funções, ou simplesmente para deixar um atalho para realizar qualquer tipo de função.

O aplicativo ganhou um novo visual, algo que poderá ser visto nos widgets e na criação de novos blocos.

No momento o português não faz parte dos idiomas do aplicativo.

Baixe agora na loja Google Play:

Action Blocks

Lookout

Google Lookout

Aplicativo Lookout foi lançado em 2018 para ajudar pessoas com alguma deficiência visual, com o telefone na mão, o aparelho avisa quando existe algum obstáculo em seu caminho, mas também para ler texto e ter uma descrição dos itens no ambiente ou a sua frente.

Com a sua nova versão, o Lookout agora consegue reconhecer alimentos embalados por seus rótulos, além do código de barras.

O modo Quick Read permite ler cartões e textos rapidamente, lendo o conteúdo em voz alta.

Páginas inteira de textos agora podem ser digitalizadas e o texto será lido em voz alta ou poderá ser ampliado para você ler na tela do telefone.

O modo Explorador permite obter informações sobre os objetos ao seu redor e o modo moeda reconhece e fala as notas e moedas dos EUA.

Infelizmente o Lookout ainda não conta com português nesse momento.

Baixe agora na loja Google Play:

Lookout

Resumo

Android Accessibility Suite Logo (logo de acessibilidade do Android)

A acessibilidade tem melhorias importantes com a atualização desses aplicativos para o Android, os usuários estão ganhando recursos interessante e que trazem novas possibilidades.

Mas o Google também tem que começar a focar no português, para que os brasileiros possam aproveitar ainda mais os recursos de acessibilidade que cada um desses aplicativos possuem, já que o idioma não está disponível em todas as aplicações, mas ainda assim podem ser utilizadas normalmente em nosso país.

Confira mais novidades interessantes em nossa seção Acessibilidade para Android e conheça recursos que podem te ajudar.

PUBLICIDADE
Confira mais em
Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais