Android 11 não terá API que permite apps de terceiros terem gestos de navegação únicos

Marcos Gonçalves da Silva
Navegação por gestos no Android

API Overscan é removida do Android 11, assim o sistema não permitirá que apps de terceiros tenham gestos de navegação exclusivos.

Quando o Android 10 foi lançado, um dos seus grandes destaques foi a nova navegação por gestos, que permite utilizar o sistema com alguns gestos na tela e sem precisar dos botões virtuais.

Agora o Google quer ir ainda mais longe, retirando o recurso que permite criar gestos em aplicativos.

API Overscan não está no Android 11, então apps de terceiros não podem ter gestos de navegação exclusivos

O Google confirmou que a API Overscan estará sendo removida no Android 11, a empresa revela que a retirada foi feita porque não era mais usado por nenhum produto.

Android Q Beta 5 restrição gestos

Para quem não conhece, a API Overscan é muito bem utilizada em TVs, já que ela permite que o aplicativo consiga adaptar o tamanho da imagem para o tamanho da tela da televisão.

Ela também é utilizada nos smartphones, nesse caso a API permite que aplicativos tenham gestos e que possam até mesmo esconder a barra de navegação do sistema, algo que anteriormente era bem interessante e que muitos aplicativos de gestos utilizaram para melhorar a vida dos usuários do Android.

Agora com o Android 11 e seus gestos, a API deixará de existir e irá afetar alguns aplicativos que utilizam a mesma para realizar os gestos de navegação nos aplicativos.

Android 10 tem gestos de navegação obrigatórios

Android 10 Logo

Logo depois de ser anunciado, o Android 10 trouxe a regra para que os gestos de navegação fossem obrigatórios nos aparelhos das fabricantes, assim seria uma escolha do usuário selecionar qual o tipo de navegação que queria utilizar no sistema.

Isso significa que com a remoção da API, o Google quer fortalecer ainda mais os gestos do sistema, que inclusive podem ser utilizados por todos os aplicativos atuais.

Resumo

Android 11

O Android 11 está trazendo algumas mudanças importantes, a remoção da API Overscan é uma forma de focar ainda mais na navegação de gestos do próprio sistema, recurso que também pode ser integrado aos aplicativos de terceiros.

Lembrando que o Android 11 também irá utilizar apenas a câmera do sistema como padrão para apps que não possuam software para tirar fotos e fazer filmagem, a mudança tem como foco a privacidade dos usuários.

Ainda sem data de lançamento oficial, o Android 11 ainda em teste, deve ser lançado em algum momento de setembro.

Via: XDA

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.