Relatório revela que o Android 15 é o mais utilizando em 2025


Android 15 Logo

Um novo relatório do próprio Google revela que o Android 15 foi o sistema mais utilizado em 2025 entre todas as versões.

Isso é algo esperado, já que a versão mais recente estava há poucos meses disponível para as fabricantes.

Esses dados são liberados como uma forma dos desenvolvedores descobrirem se vale a pena investir tempo nos sistemas mais antigos.

Android 16 tem um longo caminho pela frente

Para os desenvolvedores, o Google revelou as versões do Android mais utilizadas em 2025.

Android relatório de dezembro de 2025

Em primeiro lugar ficou o Android 15, que está equipando 19.3% dos aparelhos que visitaram a loja Google Play Store nos últimos 7 dias de 1 de dezembro de 2025.

Em segundo lugar vem o Android 14, que está sendo utilizado por 17.2% dispositivos, o que mostra que ainda está em alta.

O terceiro lugar é ocupado pelo Android 13, sistema foi lançado em 2022 e conta com 13,9%, já que muitos aparelhos foram abandonados e estarão para sempre nele.

Logo depois vem o Android 11 com 13.7% e o Android 12 com 11,4%, números que juntos são enormes, ainda mais por serem versões mais antigas.

Android 16 Logo

Já o Android 16 aparece com 7.5% do total de aparelho que entraram na loja durante o mesmo período, o que faz ficar atrás do Android 10 que ainda possui 7.8%.

Esses números mostram o que já sabemos, cada nova versão do sistema demora pelo menos um ano para que ela consiga ficar em primeiro lugar, isso acontece por causa das fabricantes, que atualizam primeiro os seus tops de linha e muitos meses mais tarde fazem o mesmo com seus aparelhos mais simples, que normalmente são os mais comprados.

Como muitas empresas ainda vão levar muitos meses para atualizar seus smartphones e tablets para as novas versões do sistema, isso deve mudar no final do ano, e será interessante conferir as mudanças.

Anteriormente esses dados eram liberados para todos, hoje em dia apenas os desenvolvedores possuem acesso, já que a informação é interessante para o planejamento dos aplicativos e jogos, assim conseguindo saber na onde investir os recursos e dedicando para os sistemas mais utilizados.

Fonte: 9to5google


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *