Notícias

Mesmo com Google Play Protect, loja do Android tinha malware ExpensiveWall

malware ExpensiveWall

Ter cuidado com a segurança nunca é demais, a loja do Android tinha malware ExpensiveWall que ultrapassou Google Play Protect.

Com a chegada do Android Oreo, o Google trouxe seu próprio antivírus, tudo para deixar os usuários ainda mais protegidos do que nunca.

Mas, mesmo com Google Play Protect, loja do Android tinha malware ExpensiveWall que afetou muitos usuários do sistema.

Google Play Protect é a mais recente proteção para o Android, ela chegou em muitos aparelhos atuais, a intenção é verificar os aplicativos e jogos instalados no sistema atrás de qualquer tipo de ameaça, a grande vantagem é que será mais fácil encontrar malware e outros itens mal-intencionados.

malware ExpensiveWall

Empresa de segurança Check Point revelou que a loja Google Play tinha um novo malware escondido nos aplicativos e jogos, seu nome é ExpensiveWall, os apps conseguiram cerca de 5 a 20 milhões de download no total, o que representa um grande número de usuários afetados.

Os aplicativos começaram a receber um grande destaque por apresentarem baixa pontuação, mas o que realmente chamou a atenção foi as permissões que eram muitas e facilmente indicava que algo estava errado.

Como os malwares tradicionais, ExpensiveWall chega com a função de enviar SMS para serviços premium que cobram, ele pode ter acesso a recursos como a câmera, o que permite o app tirar a foto e vídeo, mas o principal foco da ameaça é tomar o controle do sistema para conseguir espionar e ter acesso a seus dados pessoais.

malware ExpensiveWall

O malware ainda se conecta a um servidor para enviar os dados conseguidos, mas também utilizava o Android WebView para recolher mais facilmente os dados que precisavam do usuário.

No momento todos os aplicativos infectados foram removidos da loja, o Google Play Protect já está atualizado para encontrar a ameaça, o que irá evitar o mesmo malware ficar disponível em outros apps.

Tempos atrás ninguém achava que o Android precisava de um antivírus, mas aí o Google lançou o Play Protect, que conseguiu ser burlado, o pior é que tem muita gente ainda achando que o Android é seguro e que esse tipo de ameaça é apenas uma invenção, mas recomendamos seguir nossas dicas para se manter seguro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *