segunda-feira, junho 1, 2020

WhatsApp: para combater notícias falsas, limite de encaminhar mensagens é de cinco

A partir de agora só será possível encaminhar mensagens para até cinco pessoas, mudança foi feita para ajudar a diminuir as conhecidas Fake News (notícias falsas).

A restrição de encaminhar mensagens no WhatsApp começou na Índia, região que limitação ficou em teste por alguns meses, mas agora esse limite também será expandido para todos os países.

Essa limitação não foi criada à toa, ele chega para restringir ao máximo o tipo de conteúdo que os usuários podem encaminhar para seus conhecidos, a intenção em si, não é deixar que as pessoas compartilhem, mas que elas saibam o que estão enviando para outras pessoas.

Mas a principal causa que fez o limite de encaminhamento diminuir apenas para cinco pessoas foram as notícias falsas, conhecidas como Fake News, elas rapidamente são compartilhadas e encaminhadas por usuários para seus familiares e grupo de amizade, o principal ponto é que o próprio usuário nem sabe se é uma informação correta ou algo inventado, mas a notícia vai tomando grande precursão até conseguir enganar as pessoas.

WhatsApp

No Brasil, podemos tirar como exemplo as eleições de 2018, que muitas informações verdadeiras, mas mais que o dobro de falsas foram divulgadas, encaminhadas e compartilhadas através do WhatsApp, inclusive teve acusações que os candidatos à presidência estariam utilizando o aplicativo para prejudicar seus rivais com notícias e informações errada ou que nunca existiram.

Com a possiblidade de encaminhar mensagens para até cinco pessoas ou grupo, a intenção do WhatsApp é deixar as pessoas pensarem um pouco antes de compartilhar informações com todos os seus amigos, pensando e até pesquisando antes de encaminhar qualquer tipo de informação que receba no aplicativo.

WhatsApp logo

Esse novo limite de encaminhar mensagens para até cinco pessoas ou grupo começa a valer hoje, ele será aos poucos implementado no mundo todo em poucos dias.

A mais recente versão do aplicativo WhatsApp que estará sendo disponibilizado hoje já tem essa mudança, então não irá demorar muito para que todos os usuários tenham essa limitação em encaminhar as mensagens, o que no final irá diminuir o alcance de noticias falsas no mundo todo.

Via: Reuters

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

Imagem de papel de parede consegue fazer o Android reiniciar sem parar

O Android tem um problema com uma imagem de papel de parede, que faz o sistema reiniciar sem parar.

Google Sodar é a ferramenta RA para ajudar no distanciamento social na rua

Para ajudar no distanciamento social, o Google revela a ferramenta Sodar, que utiliza a tecnologia de realidade aumentada para essa tarefa.

Android 11 Beta tem lançamento adiado, ainda não tem nova data para acontecer

Google resolveu adiar o lançamento do Android 11 Beta, evento ainda não tem nova data para ser realizado. Planejado...

Xperia 1 II tem recurso que em jogos utiliza o carregador sem danificar a bateria

Novo Xperia 1 II conta com recurso que utilizar o carregador para rodar jogos e deixar a bateria sem danos ou perda...

Xiaomi irá lançar apenas telefones com 5G a partir de 2021

Fabricante revelou que todos os seus telefones Xiaomi terão a tecnologia 5G, deixando para trás o lançamento de modelos com 4G, isso...

Interessantes para você

WhatsApp Beta conta com QR Code para compartilhar seu contato

A mais recente versão Beta de WhatsApp está recebendo o recurso de QR Code que permite compartilhar mais facilmente seu contato.

Facebook ganha chamadas de vídeo com até 50 pessoas com ou sem conta

Empresa revelou que o Facebook está recebendo o Messenger Rooms, que permite fazer chamadas de vídeos com 50 pessoas, não importa se...

Google Duo terá mais participantes, melhor codec para internet lenta e mais

Google Duo começa a receber melhorias importantes, como melhor codec para chamadas em internet lenta, maior número de participantes e outros.

WhatsApp Beta recebe chamadas de vídeos com até 8 participantes

Os usuários do WhatsApp Beta estão recebendo vídeo chamadas com até 8 participantes, recurso muito esperado por todos. As...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui