WhatsApp: para combater notícias falsas, limite de encaminhar mensagens é de cinco

0

A partir de agora só será possível encaminhar mensagens para até cinco pessoas, mudança foi feita para ajudar a diminuir as conhecidas Fake News (notícias falsas).

A restrição de encaminhar mensagens no WhatsApp começou na Índia, região que limitação ficou em teste por alguns meses, mas agora esse limite também será expandido para todos os países.

Essa limitação não foi criada à toa, ele chega para restringir ao máximo o tipo de conteúdo que os usuários podem encaminhar para seus conhecidos, a intenção em si, não é deixar que as pessoas compartilhem, mas que elas saibam o que estão enviando para outras pessoas.

Mas a principal causa que fez o limite de encaminhamento diminuir apenas para cinco pessoas foram as notícias falsas, conhecidas como Fake News, elas rapidamente são compartilhadas e encaminhadas por usuários para seus familiares e grupo de amizade, o principal ponto é que o próprio usuário nem sabe se é uma informação correta ou algo inventado, mas a notícia vai tomando grande precursão até conseguir enganar as pessoas.

WhatsApp

No Brasil, podemos tirar como exemplo as eleições de 2018, que muitas informações verdadeiras, mas mais que o dobro de falsas foram divulgadas, encaminhadas e compartilhadas através do WhatsApp, inclusive teve acusações que os candidatos à presidência estariam utilizando o aplicativo para prejudicar seus rivais com notícias e informações errada ou que nunca existiram.

Com a possiblidade de encaminhar mensagens para até cinco pessoas ou grupo, a intenção do WhatsApp é deixar as pessoas pensarem um pouco antes de compartilhar informações com todos os seus amigos, pensando e até pesquisando antes de encaminhar qualquer tipo de informação que receba no aplicativo.

WhatsApp logo

Esse novo limite de encaminhar mensagens para até cinco pessoas ou grupo começa a valer hoje, ele será aos poucos implementado no mundo todo em poucos dias.

A mais recente versão do aplicativo WhatsApp que estará sendo disponibilizado hoje já tem essa mudança, então não irá demorar muito para que todos os usuários tenham essa limitação em encaminhar as mensagens, o que no final irá diminuir o alcance de noticias falsas no mundo todo.

Via: Reuters

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here