Samsung anuncia UFS 4.0: menor, mais rápido e eficiente

Marcos Gonçalves da Silva

Samsung anunciou UFS 4.0, tecnologia de armazenamento que está menor, mais rápida e eficiente.

Com o UFS 3.1 sendo um padrão para os telefones mais poderosos, e também chegando em aparelhos mais baratos.

Agora a novidade é que a mais recente versão da tecnologia traz muitas otimizações esperadas, deixando tudo melhor que a geração anterior.

Samsung anuncia UFS 4.0, tecnologia ficou menor, mais rápida e eficiente

Como uma grande atualização da UFS 3.1, a nova tecnologia UFS 4.0 de armazenamento interno é bem interessante em todos os sentidos.

Samsung UFS 4.0

JEDEC (Conselho Conjunto de Engenharia de Dispositivos Eletrônicos) que é a responsável pelo padrão UFS, já revelou tudo o que a nova versão precisa ter e a Samsung está apostando exatamente nisso, no padrão.

As novidades já começam no tamanho do chip, ele é menor que a versão anterior, o UFS 4.0 conta com 11mmx13mmx1mm, o que deixa mais espaço livre para outros itens e permite ter um design mais conveniente conforme for preciso.

Samsung revela que UFS 4.0 tem o dobro de velocidade em comparação com o padrão UFS 3.1, isso significa que são até 23,2Gbps por pista.

Samsung UFS 4.0

Ainda em desempenho, o UFS 4.0 da Samsung conta com a sétima geração de controlador proprietário da empresa, a velocidade de leitura sequencial chega a até 4.200MB/s e a velocidade de gravação é de até 2.800MB/s.

Como toda nova versão, temos otimizações no consumo de energia, agora a eficiência energética traz melhorias de até 46% em comparação com a versão anterior, são 6,0MB/s de velocidade de leitura sequencial por miliampere, isso significa menor consumo de bateria e maior tempo para que os telefones e outros dispositivos sejam utilizados.

Para a quantidade de memória, a Samsung fala que o UFS 4.0 chegará em diversos tamanhos, mas que o maior será o que traz 1TB, claro que ele estará disponível apenas nos aparelhos top de linha mais recentes do mercado.

Samsung UFS 4.0

UFS 4.0 chega com foco em maior velocidade, menor consumo de energia, além de trazer um tamanho menor, então ele conta com os principais itens que os telefones mais recentes que utilizam a tecnologia 5G precisam, deixando tudo mais rápido e acompanhado a alta velocidade da rede.

A Samsung revela que a produção em massa da memória estará começando no terceiro trimestre de 2022, mas não sabemos quando os telefones estarão chegando ao mercado com a nova tecnologia UFS 4.0.

Via: Twitter

Compartilhe o artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *