Qualcomm anuncia modems Snapdragon X35, X32, X75 e X72 com 5G

Marcos Gonçalves da Silva

Snapdragon X35, X32, X75 e X72 com 5G são os novos modems da Qualcomm que irão equipar smartphones, tablets, dispositivos internet das coisas e mais.

Os modems Snapdragon X35 e X32 são destinados para aparelhos vestíveis, laptops, dispositivos internet das coisas e mais, que finalmente poderão utilizar a rede 5G quando for preciso.

Já os novos Snapdragon X75 e X72 podem ser utilizados em computadores, dispositivos internet das coisas na indústria, em veículos conectados, em telefones, tablets e mais.

Snapdragon X35 e X32 são anunciados, modems com 5G para dispositivos pequenos e inteligentes

Os novos modems Snapdragon X35 e X32 foram anunciados pela Qualcomm para equiparem dispositivos IoT industriais de baixo custo, aparelhos de realidade mista, wearables, câmeras conectadas e mais.

Snapdragon X35

Fabricante fala que os produtos que estiverem utilizando as novidades, terão acesso a rede 5G que trará mais velocidade de conexão, aumentando as possibilidades de uso e deixando os aparelhos mais eficientes e menores.

Qualcomm fala que o Snapdragon X35 é o primeiro modem 5G NR-Light do mundo, que significa que ele é traz conexão mais rápida que a largura disponíveis em dispositivos atuais inteligentes.

O Snapdragon X35 traz download de até 220Mbps e 100Mbps de upload, tem GPS duplo, suporte para até 2 antenas de transmissão e 1 antena receptora, conectividade 5G NR Multi-Mode Sub-6 GHz SA, LTE cat 4, chamadas em Vo5G e VoLTE e recursos para economia de energia.

Snapdragon X35

Os Snapdragon X35 e X32 estarão disponíveis no primeiro semestre de 2024.

Modems Snapdragon X75 e X72 são para dispositivos móveis e mais

Evolução do Snapdragon X70, o novo Snapdragon X75 chega com muitas melhorias em relação ao modelo anterior, sem contar que o X72 é uma versão mais barato do X75.

Snapdragon X75

No Snapdragon X75 encontramos uma nova arquitetura, que traz suporte para Snapdragon Satellite, além disso temos um transceptor de mmWave-Sub6 que é 20% mais eficiente energeticamente e ocupa 25% menos espaço.

Em termos de velocidade, o Snapdragon X75 traz velocidade de até 10Gbps de download e 3.5Gbps de upload, o que vale para a rede 5G e para a rede Wi-Fi 7.

Snapdragon X75 também está trazendo o Qualcomm 5G AI Processor Gen 2, que é um processador de inteligência artificial, com 2,5 vezes mais desempenho que a versão anterior.

Snapdragon X75

E modem também conta com Qualcomm 5G AI Suite Gen 2, recurso de otimização que utiliza a inteligência artificial para conseguir melhorar o desempenho, cobertura e velocidade.

Como uma versão mais simples, o Snapdragon X72 chega com a capacidade de fazer download em até 4.4Gbps e upload em até 3.5Gbps, mas chega com muitas das otimizações do modelo mais caro, inclusive os recursos de economia de energia.

Os Snapdragon X75 e Snapdragon X72 chegarão em algum momento do segundo semestre de 2023.

Compartilhe o artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *